Tranquilidade é o ponto forte desta cidade
Tavira é um dos destinos preferidos no Algarve para quem busca tranquilidade. É uma antiga cidade costeira construída em ambas as margens do rio Gilão que tem prosperado com o turismo e com a sua indústria pesqueira. Possui uma ponte moderna e outra da época romana, e uma ilha (a Ilha de Tavira), próximo da costa. Perto existem boas praias como por exemplo a praia do Barril e diversos resorts dedicados ao turismo como as Pedras d’el Rei.
Tavira é um bom lugar para saborear um belo peixe, os restaurantes locais são muito bons ou então pode deslocar-se à pequena localidade de pescadores de Santa Luzia, onde lhe será servido um excelente peixe fresco.
Os edifícios históricos de Tavira foram construídos seguindo o padrão do século XVIII, após a cidade ter sido devastada pelo terremoto de 1755. Antes disso, Tavira era um importante porto que fazia trocas comerciais com o norte de África.
Se partirmos do centro, a Praça da República, podemos ir pela margem do rio pela Rua da Galeria e iremos ver uma bela igreja, a Igreja da Misericórdia. No seu interior existem representações de cenas bíblicas em azulejos artísticos e elementos que vão do barroco ao neoclássico. Próximo fica o castelo de Tavira, onde repousam os restos mortais de D. Paio Peres Correia, que conquistou o Algarve na reconquista aos mouros, que expulsou de Tavira em 1242.
Um bom passeio por Tavira é seguindo o curso do rio para explorar as ruas na periferia do rio, os restaurantes, bares e lojas. Há um centro comercial e cultural, o antigo Mercado da Ribeira junto ao rio, com cafés, lojas e exposições de artesanato local.
A seguir ao mercado está a “lota” e os barcos de pesca. Nesta área há muitos restaurantes que oferecem na peixe fresco. Junto à ponte fica o mercado da cidade.
Um pouco de história | Castelo de Tavira
O castelo de Tavira foi conquistado dos muçulmanos por volta do ano de 1240, pelas forças de D. Paio Peres Correia, Mestre da Ordem de Santiago a quem D. Sancho II, doou a região de Tavira. Esta região, segundo as campanhas arqueológicas realizadas, tem ocupação humana desde a pré-história, existindo vestígios de várias épocas como, restos de uma muralha Fenícia, do século VIII a.C.. Em 1292, o rei D. Dinis, mandou fazer reparações e o reforço das defesas do castelo, assim como a construção da Torre de Menagem. Com a época dos descobrimentos Tavira viria a crescer em importância, que se manteve até à Guerra da Restauração, quando o castelo foi modernizado, por ordem de D. João VI. Em 1755, o terremoto provocou sérios danos na fortificação, dos quais nunca seria recuperado. Classificado como Monumento Nacional, o que resta do castelo medieval permite perceber as diversas etapas de construção desta estrutura militar.
"Às vezes o que falta para alguém viajar é uma boa dica e uma boa história"
malaparadois - Dicas de Viagens & Lifestyle em um único site!
Curtam a Fanpage do malaparadois no facebook!