Jogos Olímpicos de 2016 – Rio de Janeiro

Você está preparado?

A cidade do Rio de Janeiro é mundialmente famosa pelas suas belas praias, povo acolhedor, pelo samba, futebol e agora... pelos Olympic Games (jogos olímpicos).


Mas você carioca e você turista/visitante estão preparados para encarar a cidade e conhecer o que ela tem de melhor?


Muitos cariocas não conhecem a própria cidade, imagine quem vem pela primeira vez. A cidade do Rio passa por uma reformulação urbana, seja na área urbanista ou cultural. Todo o evento está orçado em R$ 38,6 bilhões, com cada parte sendo responsável por um pedaço desse grande bolo, Poder Executivo (federal, estadual e municipal) e da iniciativa privada. Caberá ao governo federal o investimento total de R$ 1,9 bilhão.


Os valores dizem respeito às ações previstas na Matriz de Responsabilidade (última atualização em janeiro de 2015) e no Plano de Políticas Públicas (última atualização em abril deste ano), além dos investimentos realizados pelo Comitê Rio 2016 (todos privados).


Toda cidade está se preparando para os jogos e com isso transtornos estão acontecendo todos os dias, mas esperamos que até o início tudo esteja resolvido.


Mas o que a cidade tem de especial para mostrar neste período de jogos e no seu dia-a-dia?


Separamos 13 opções de lazer para você que ainda não conhece conhecer ou você que já conhece visitar novamente e 11 dicas sobre cuidados e segurança para sua visita.


1. Caminhadas no Parque Nacional da Tijuca

Parque Nacional da Tijuca é a maior floresta urbana do mundo. Com várias trilhas totalizando centenas de quilômetros, este é o lugar perfeito para os caminhantes que gostam de visitar a variedade da cidade de flora e fauna. Esta enorme área de conservação também é o lar de atrações turísticas de renome mundial com algumas das melhores vistas da cidade, como o Corcovado, Cristo Redentor, Mirante Dona Marta e Pedra da Gávea.


2. Uma noite na Lapa

A Lapa, um dos bairros mais boêmios do Rio de Janeiro, conhecido por sua animada vida social e eventos culturais. Este bairro popular tem muitos restaurantes, bares e clubes, com um clima de festa ao ar livre que trazem as ruas à vida nos fins de semana e o agito dos “happy hours”. Aproveite para testar seu “samba no pé” com ótimas casas noturnas destinadas a este fim.

3. Desfrutar um agradável piquenique no Jardim Botânico

Criado por D. João VI de Portugal, em 1808, o Jardim Botânico do Rio de Janeiro, reconhecido pela UNESCO como reserva da biosfera, é o lar de espécies raras de flores e plantas. Uma ótima opção para famílias com crianças, este jardim tem mesas de piquenique, um parque infantil e muito espaço para as crianças correr e brincar. E não se esqueça de olhar para cima; periquitos coloridos e macacos brincalhões estão normalmente pendurados na copa das árvores.

4. O “grande Maraca”

Fã de futebol ou não, você não pode perder a oportunidade de assistir a um jogo em um dos estádios mais famosos do mundo. A paixão dos fãs brasileiros, as batucadas, os fogos de artifício e as bandeiras que acenam ao som de hinos das equipes tornam esta uma experiência única. Reformado em 2014, o Maracanã foi palco da partida final da Copa do Mundo de 2014 e vai sediar abertura dos Jogos Olímpicos e o encerramento.

Dica: Se for assistir a um jogo no Maracanã, escolha um grande clássico para sentir toda a vibração das cadeiras.

5. Artes

O Rio de Janeiro é o possui muitas instituições culturais e museus que mostram coleções de renomados artistas brasileiros e internacionais. O Museu de Arte do Rio, o Museu Nacional de Belas Artes, o Museu de Arte Moderna e o Museu de Arte Contemporânea de Niterói (projetado pelo arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer), são atrações imperdíveis.

6. Surf

As ondas do Rio de Janeiro são bem conhecidas no mundo. A cidade abriga o WCT dentre outros eventos voltado para modalidade e praias como a Prainha e Grumari, que ficam a 45 minutos de carro do centro da cidade são conhecidas como um dos melhores spots de surf's do mundo. Localizado entre Ipanema e Copacabana, a praia do Arpoador é conhecida como um dos lugares onde "surfistas da velha guarda, e “executivos” praticam o esporte à noite. A praia é iluminada exclusivamente para permitir que os surfistas possam ver ondas no escuro.

7. Se misturar com os habitantes locais e jogar o voleibol

Além de surfar, praticar esportes e curtir a praia, é comum ver banhistas, ciclistas, corredores o tempo todo na orla. Mas também é possível ver adeptos de futevôlei e voleibol o tempo todo. E por que não participar? Cariocas amam interagir! Você facilmente poderá participar de um “joguinho” nas areias.

Saia com os moradores locais e experimente o lifestyle carioca sem medo.

8. Sobrevoe a cidade

Vá até o topo da Pedra Bonita e faça um passeio de Asa Delta ou siga para um dos vários heliportos e faça um passeio de helicóptero e veja a beleza da cidade lá de cima.

9. Saborear o gosto real do Rio

Experimente o verdadeiro espírito Carioca em um botequim ou boteco, geralmente pequenos restaurantes ou bares onde os moradores podem se atualizar sobre as últimas fofocas, notícias e futebol jogo com os amigos enquanto bebe uma cerveja e come deliciosos aperitivos brasileiros. Aipim frito, bolinhos de bacalhau, pasteis ou coxinhas, são saborosos petiscos que misturam as origens portuguesas e africanas da cidade. E você não pode sair do Rio experimentar a famosa feijoada, um prato tradicional brasileiro, enquanto lentamente bebe uma Caipirinha.

10. caminhar ao longo da Escadaria de azulejos artística em Santa Teresa

Caminhar ao longo das charmosas ruas de paralelepípedos de Santa Teresa, bairro da zona sul carioca, que possui vários cafés, restaurantes e lojas de arte e cercado pela arquitetura do século XIX é um dos programas preferidos de quem visita o Rio. Em Santa Teresa está localizada a Escadaria Selaron, criada pelo artista chileno Jorge Selaron, que cobriu a escadaria com espelhos coloridos e telhas de todo o mundo. Outras paradas obrigatórias incluem o Centro Cultural Municipal Parque das Ruinas, que tem belas vistas sobre a Baía de Guanabara, e o Museu Chácara do Céu, que abriga trabalhos de arte de renomados artistas brasileiros como Candido Portinari, Di Cavalcanti, Volpi, Iberê Camargo e Manabu Mabe.



11. Pelas ciclovias

Andar de bicicleta é uma ótima maneira de explorar Rio de Janeiro, e os caminhos ao longo das praias e lagos oferecem vistas espetaculares sobre a cidade. A Bike Rio fornece aos moradores e turistas fácil acesso as bicicletas de aluguel de laranja e o custo médio gira em torno de $ 1,50. Empresas de turismo também alugam bicicletas e oferecem passeios ao longo rotas alternativas através da cidade e da floresta da Tijuca.



12. Os bares

Conheça os mais diversos bares carioca que geralmente estão sempre cheios e com gente feliz e descontraída. Bairros como Lapa (já mencionada), Centro, Copacabana, Ipanema, Leblon, Gávea, Jardim Botânico, Barra da Tijuca, Tijuca, Campo Grande e Bangu, possuem excelentes opções.



13. Pão de Açúcar

O passeio tem como cenário 360º de paisagens deslumbrantes, tais como: as praias do Leme, Copacabana, Ipanema, Flamengo, Leblon; Pedra da Gávea, o imponente maciço da Tijuca e o Corcovado, com a imagem do Cristo Redentor; Baía da Guanabara, com a enseada de Botafogo; centro da Cidade; Aeroporto Santos Dumont; Ilha do Governador; Niterói; Ponte Rio- Niterói; e, ao fundo a Serra do Mar, com o pico “Dedo de Deus”, tornando este passeio indispensável em qualquer visita ao Rio de Janeiro.



Questões de segurança para visitantes e turistas


É de conhecimento geral que a cidade do Rio de Janeiro é uma cidade violenta, mas ela não configura na listagem das 50 mais violentas da ONU. Os moradores do Rio sabem o quão violento é a cidade e que medidas de segurança e cuidados devem ser tomados.


Como qualquer grande metrópole prudência e cuidados nunca são demais. Estando no Rio algumas simples medidas tomadas por você podem deixa-lo mais tranquilo.


1. Batedores de Carteira e “arrastões”

Evite andar em aglomerações de pessoas. Batedores de carteira e “arrastões” nas praias cariocas são bem comuns.


2. Documentos em segurança

Se for estrangeiro, evite andar com toda a sua documentação (passaporte principalmente) num único lugar. Nunca coloque-os no bolso de trás. Guarde-os de preferência no bolso da frente.


3. Dinheiro

Leve o mínimo de dinheiro “vivo” nos seus passeios e se for o caso, separe-os em vários locais (vários bolsos por exemplo). Nunca puxe um “maço” de dinheiro em locais públicos.


4. Ostentação

Não ostente no dia-a-dia! Isso serve para dinheiro, joias, relógios, vestuário e todo o mais. O Rio é uma cidade tropical com clima na maioria das vezes quente e úmido, seus habitantes usam poucos acessórios e vestem-se com roupas leves, por que você fará diferente?


5. Nunca esqueça

Nunca deixe seus pertences em cima de mesas, bancos, areia da praia ou qualquer outro lugar que não esteja sob seu olhar.


6. Celulares, filmadoras e eletrônicos

Celulares, filmadoras e eletrônicos devem ser utilizados com cuidado. Há vários casos de crimes cometidos ao turista desenformado e que fica ostentando seu objeto. É muito costumeiro os chamados “pivetes” passarem correndo e levar um celular ou filmadora por exemplo.


7. Lei Seca

Se for beber não dirija! Existe Lei de tolerância zero no Rio. Qualquer quantidade de álcool no sangue custará uma multa superior a mil Reais, 7 pontos na CHN e apreensão do veículo.


8. Policia

Nunca tente subornar policiais. Sabemos que em grande parte do mundo existem policiais corruptos e no Rio não é exceção, mas também existem muitos policiais honestos.


9. Zonas de Risco

Só visite zonas perigosas com guias especializados e com garantias. Não faça “tour” em áreas de risco desnecessárias simplesmente pela aventura.


10. Taxis

Se for pegar taxi... Pego o taxi registrado. Pode ser Amarelo, Verde, Branco, Azul, Vermelho, Prata etc... mas tem que ser registrado. Se for os amarelos, solicite o uso do taxímetro e se for os coloridos verifique o valor antes de embarcar.


11. Transporte Público

Os transportes públicos no Rio são deficitário na sua grande maioria. Se puder evite-os! Além da carência de veículos confortáveis e seguros, eles ainda são alvo de constantes assaltos e vandalismos.


“Às vezes o que falta para alguém viajar é uma boa dica e uma boa história”

www.malaparadois.com – Dicas de Viagens & Lifestyle em um único site!

#riodejaneirorio2016olympicgamesolimpiadas #rio2016 #riodejaneiro #olympicgames #olimpiadas

  • Wix Facebook page
  • Facebook-Icon.png
  • Google+ Preto Redonda
  • Wix Twitter page
  • Facebook Orange Gumdrop
  • YouTube App Icon
  • Instagram App Icon
  • Pinterest App Icon
  • Google+ App Icon
  • Vimeo App Icon
  • Flickr App Icon
  • Tumblr App Ícone
  • Catraca Livre.png
  • WhatsApp.jpg