Estações do ano na Europa

Recebemos sempre perguntas sobre que estação do ano é melhor para visitar a Europa. E respondemos sempre que varia do que você deseja e pode gastar.


Para melhor entendimento, vamos falar de cada estação:


Primavera

Segundo pesquisas é a melhor época para viajar para Europa. Geralmente não faz frio de abril a junho, os preços ficam mais baixos, as cidades são mais verdes e o humor das pessoas também fica muito melhor. É o melhor período também para quem deseja economizar, pois há ótimas promoções de passagens aéreas para Europa e EUA. Detalhe: não esqueça levar roupa de frio, pois o mês de abril ainda é época de instabilidade.

Primavera.jpg

Verão

A alta temporada da Europa é no verão que começa em junho e vai até agosto. Nessa época, tudo fica mais caro e muito cheio por causa das férias escolares de alguns lugares que tem início em meados de julho e se prolongam até 15 de setembro. Como as temperaturas não são tão altas no verão, os brasileiros podem se sentir bem mais à vontade, salvo em algumas cidades como por exemplo Sevilla onde as temperaturas podem chegar fácil aos 40°C.

Verão.jpg

Outono

Acontece a partir da segunda quinzena de setembro. Nesse período, é muito mais fácil conseguir hospedagem a preços promocionais e tudo mais barato. Em contrapartida, o tempo muda muito e fica bastante instável. Em outubro os destinos ficam praticamente vazios.

Outono 2.jpg

Inverno

Dezembro, quando inicia o inverno, o clima é muito instável e quando neva o dia todo em várias cidades europeias. Dezembro também é mês de férias coletivas de muitos hotéis e estabelecimentos ligados ao turismo. Tem cidades que chegam a fechar 80% dos estabelecimentos.

Inverno.jpg

Entendido como funcionam as estações do ano na Europa, vamos começar a falar das estações na Europa pelo outono.

Confesso que a última vez que estive na Europa durante o outono faz muito tempo (Amsterdam em 2002). Mas a Flávia esteve em Londres e Paris no outono de 2013 e adorou!

Todas as nossas outras viagens ao velho continente foram no inverno ou no verão.


No Verão os dias são muito mais longos e a gente tem uma sensação de que o dia é muito maior do que ele realmente é, o que conforta a maioria dos viajantes. As praias europeias se enchem na sua grande maioria, as noites são bem “badaladas” e tudo fica em “ritmo de festa”. Mas somos suspeitos, porque, apesar do frio intenso, adoramos viajar no inverno sem filas, sem stress com a sensação que tudo é nosso!


Mesmo sem grande permanência no outono, podemos afirmar que é uma das melhores estações para os visitantes oriundos de países tropicais e que buscam mais tranquilidade e clima ameno.

Também é certo que a primavera na Itália é bastante fria, dependendo da região que você se encontre, e um pouco chuvosa. Também sabemos que o outono costuma ter muita chuva em Portugal e faz bastante frio na Espanha, por exemplo.


A maior vantagem dessas estações intermediárias, como qualquer guia de viagem vai dizer, é não ter os inconvenientes das outras, como neve a ponto de atrapalhar seu passeio ou um calor tão intenso que faz sua pressão arterial despencar ao longo do dia e você passa mais tempo se recompondo que curtindo a viagem. Outra vantagem formidável é que os preços caem muito no outono e no inverno chegando em alguns destinos, baixar os preços mais de 60%.


Na primavera europeia, assim como nos Estados Unidos, o inconveniente para quem busca um pouco de tranquilidade na viagem é o spring break (semana em que europeus e americanos tiram de férias e quase todos os destinos ficam bem mais caros e cheios). A Páscoa pode ter o custo bem elevado em alguns lugares, como a Itália, por exemplo.


Já no outono europeu, o tempo pode ser bem frio e bem chuvoso em muitos países. Mas os dias de sol são lindíssimos, com uma luz espetacular para fotografar; os museus têm bem menos filas; os hotéis fazem promoções; os restaurantes têm menu degustação especial de baixa temporada; alguns países têm liquidações tardias para queima de estoque; as novidades tecnológicas estão sendo lançadas para o Natal...


Mas a estação do ano mais charmosa da Europa é o outono! O outono deixa as árvores com aquele tom amarelado que tanto vemos em filmes e em fotos. Apesar da primavera europeia, principalmente em países como Holanda e Bélgica pelos seus campos de tulipas e outras flores, ganhar um ar todo especial, o outono torna a Europa com mais cara de Europa cinematográfica!

É raro nevar no outono e primavera, quase impossível no verão e uma delícia no inverno!


O outono dá uma impressão de clima ameno, porém a temperatura vai diminuindo dia após dia, pois a Europa está se preparando para receber o inverno. Por isso, a melhor dica que podemos dar seria, mesmo que pela manhã esteja aquele céu azul e um lindo sol, isso não é sinônimo de que o verão voltou, então leve um casaco (e um guarda-chuva) e você verá que no final do dia eles irão ser úteis!


Experiências da vida real

No mês de setembro é comum ter uns dias mais fresquinhos e até mesmo um ou outro dia de calor, pois o outono só está começando. Nesse período, você ainda consegue ver os jardins floridos, as floreiras coloridas, árvores cheias de frutas e na maior parte da Europa, um casaco leve é suficiente (claro que se for um impermeável é melhor).

Em outubro o outono começa de verdade. As folhas amareladas começam a cair no chão e frentes frias são cada vez mais constantes. Sem contar que, como já dissemos, o tempo fica muito instável e com isso você terá mais dias de chuva. Sim, nessa época chove mais, mas não são chuvas torrenciais. É aquela coisa, se você quiser dias de sol programe-se para ir no verão.


Já em novembro o frio começa a se intensificar. Mesmo estando muito mais frio, a paisagem fica ainda mais linda. O céu azul só faz aumentar o frio gostoso de sentir, isso para quem gosta é claro.


Outras dicas importantes

Outono na Europa é mais econômico

O Outono é o início da baixa temporada do turismo. Por isso, você poderá conseguir boas oportunidades para comprar passagens aéreas e passes de trem, economizar com hospedagens e até mesmo encontrar preços mais camaradas em alguns passeios.


Outono na Europa é sinônimo de dias frios, mas não congelantes

É verdade, o Outono na Europa costuma ter dias bem frios para os nossos parâmetros brasileiros, mas veja pelo lado bom: eles são muito mais suportáveis que os dias do rigoroso Inverno que está por vir e bem mais agradáveis do que os dias de calor escaldante do Verão. Nada que um bom agasalho não resolva!


Outono na Europa proporciona atrações mais vazias

Sabe aquelas filas quilométricas que fazem a gente perder um tempão durante a alta temporada? No Outono, as atrações estarão mais vazias e você poderá aproveitá-las melhor, sem ter que disputar muito espaço com outros turistas e com os próprios locais, que não estarão mais em período de férias. Além de que no Outono as cidades europeias começam a se enfeitar para o final do ano. E você poderá entrar nesse clima gostoso, visitando os espetaculares mercados de natal espalhados por toda Europa, conhecendo os lançamentos para o final de ano, e apreciando as lindas vitrines.


Outono na Europa tem tom dourado nas paisagens

O que mais atrai os visitantes no outono na Europa é a vegetação em tons vermelho-amarelo-alaranjados, além das folhas douradas cobrindo o chão, formando um tapete nas ruas pela manhã. Esse tipo de paisagem fascina, e é um dos principais motivos que fazem as pessoas elegerem o outono como a melhor estação para visitar a Europa.


Bem, essas impressões são pessoais, não é uma regra nem uma elaborada estatística. Todos nós podemos gostar mais de uma estação do que de outra.

Expresse sua opinião, nos conte qual a estação do ano na Europa você tem preferência e se tiver fotos... Envie para nós que publicaremos.


  • Wix Facebook page
  • Facebook-Icon.png
  • Google+ Preto Redonda
  • Wix Twitter page
  • Facebook Orange Gumdrop
  • YouTube App Icon
  • Instagram App Icon
  • Pinterest App Icon
  • Google+ App Icon
  • Vimeo App Icon
  • Flickr App Icon
  • Tumblr App Ícone
  • Catraca Livre.png
  • WhatsApp.jpg