Sinta-se em casa na cidade de Silves
Economia:
Atualmente Silves destaca-se no turismo, sendo o Castelo de Silves o monumento mais visitado em todo o Algarve, nas atividades agrícolas como a produção de Frutos Secos, Vinhos (Barranco Longo, Foral de Portimão, Joao Clara, Paxa, Quinta de Mata Mouros, Quinta do Frances, Quinta dos Vales, Vinhos Cabrita), Cortiça com uma grande unidade industrial e Citrinos onde se destacam a “laranja do Algarve”, famosa em todo o mundo.
Silves é uma cidade Algarvia sede de concelho, pequena mas com um ambiente agradável. É uma das mais antigas cidades do Algarve, do qual chegou a ser a capital. É certamente uma das mais belas cidades ao sul de Portugal.
É cortada pelo Rio Arade que nasce na Serra do Caldeirão, corre pelos lindos vales do Barrocal algarvio onde alimenta as Barragens do Funcho e do Arade e por fim desagua em Portimão. Em Silves, o Rio Arade sofre o efeito da maré fazendo com que o nível da água suba e desça diariamente criando, a certas horas um espelho de água em frente à cidade.
A cidade está localizada cerca de 60km de Faro (capital do Algarve). É sede de um concelho fundado no ano de 1266 e que é composto atualmente por 8 freguesias. Os naturais de Silves chamam-se Silvenses, o Feriado Municipal é no dia 3 de Setembro.
Historia:
Os vestígios arqueológicos recolhidos ao longo do tempo e expostos no Museu de Arqueologia demonstram que a região de Silves é povoada desde a pré-história. Fenícios, Gregos, Cartagineses chamavam-lhe então 'Clipes'.
Foi ocupada por Romanos, Visigodos e conquistada pelos Muçulmanos no século VIII, que lhe chamaram 'Xelb' e a tornaram num grande polo cultural e capital do reino do 'Al-Gharb Al-Andalus'.
Foi conquistada para os Portugueses no ano de 1189 por D. Sancho, filho de Afonso Henriques, que ajudado pelos cruzados e após um cerco de um mês e meio a tornou Silves, capital do Algarve e sede do Bispado até o ano de 1534, altura em que se transferiu para a cidade de Faro.
De Silves muitos partiram, ao serviço das caravelas do Infante D. Henrique, caso de Diogo de Silves, provável descobridor dos Açores.
O Castelo de Silves
O Algarve é conhecido mundialmente pelas suas praias, mas em Silves penas duas praias do Algarve pertencem fazem parte deste concelho: a Cosmopolita Praia de Armação de Pêra e a paradisíaca Praia Grande.
Nossas impressões:
Silves é daquelas cidades que devem ser visitadas por quem é apaixonado por história. A cidade oferece muita paz e tranquilidade e para quem busca "aquele" ar bucólico é ideal.
"Às vezes o que falta para alguém viajar é uma boa dica e uma boa história"
malaparadois - Dicas de Viagens & Lifestyle em um único site!
Curtam a Fanpage do malaparadois no facebook!