malaparadois - Dicas de Viagens & Lifestyle em um único Site!

Óbidos

Uma encantadora cidade amuralhada e fortificada que fica ao norte de Lisboa. A pequena cidade fica no topo de uma colina e está completamente cercada por uma muralha que durante muito tempo foi impenetrável, enquanto no interior é um labirinto de ruas estreitas e casas tradicionalmente pintadas. A cidade amuralhada de Óbidos pode ser totalmente explorado em um único dia, mas além da Vila, a cidade possui outros atrativos, por tanto reserve pelo menos dois dias no seu planejamento. 

Nesta Seção você é o vitante nº 

Nossa história por Óbidos

Era uma manhã ensolarada, mas fria, no começo inverno português, saímos do hotel às 6 da manhã em Lisboa. O perfume das castanhas assando na brasa já tomava conta do ar.  

Da janela do taxi, com minha esposa Flavia Ghelli e com meu amigo português, o taxista João, acompanhei a mudança da paisagem: deixamos Lisboa e o cenário urbano para trás e, de repente, dos dois lados da estrada, há vinhedos e mais vinhedos - com folhas que começam a ganhar tons avermelhados, uma beleza. Em pouco mais de uma hora de viagem, com algumas paradas pelo caminho, já estamos na entrada de Óbidos. O passeio é uma das melhores escapadas que podemos fazer a partir da capital portuguesa. 

A cidadela a 87 quilômetros ao norte de Lisboa é um brinco, uma joia medieval. Só não faça como muitos turistas que visitam Óbidos a partir da capital portuguesa em excursões cansativas combinadas a outras atrações da região, como os mosteiros de Alcobaça e de Batalha, e o Santuário de Fátima.

A Vila de Óbidos merece, no mínimo, um dia inteiro dedicado a ela. Porque é preciso muita calma para saborear a cidade, seu casario precioso, sua gastronomia, seus vinhos e suas histórias. A entrada principal de Óbidos, É imponente. Ao atravessar o arco de pedra parece que viajamos no tempo (com o perdão do lugar comum).

Muito pouco mudou nas ruas intramuros desde o século XIV, época em que foi finalizada a fortificação cuja origem é mourisca, anterior ao século XII, quando os árabes foram expulsos dali. Não só o cenário, mas também são antigos os ofícios de parte da população que ainda vive do artesanato. Para os que viajam por Portugal de carro, Óbidos também pode servir de base para visitas às principais cidades da Estremadura e do Ribatejo, como Tomar, Fátima, Alcobaça, Batalha e Peniche.

É também ponto estratégico para explorar as belezas naturais da região: está a poucos quilômetros da Lagoa d'Óbidos, do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, e também de Peniche, de onde zarpam os barcos para as Ilhas Berlenga, a 12 quilômetros da costa, santuário de aves e peixes. A muralha que virou mirante para turistas, avista-se toda a cidadela. 

malaparadois - Dicas de Viagens & Lifestyle em um único site!
malaparadois - Dicas de Viagens & Lifestyle em um único site!

O propósito original era permitir o rápido deslocamento dos soldados que tomavam conta da fortificação. Mas hoje são os turistas que usam o caminho que acompanha todo o trajeto da muralha de pedra que protege Óbidos, com 1,5 quilômetro de extensão. Pelo alto é a melhor maneira de se apreciar a cidadela de arquitetura caprichada. Logo depois de entrar pelo portão sul, o acesso principal, também chamado de Porta da Vila, basta subir a escada de pedras, à esquerda, para começar o passeio ao redor de Óbidos. Dali é possível avistar o movimento de turistas na Rua Direita, o principal corredor comercial, e muitas torres, tanto as do castelo, ao fundo, quanto as das 14 igrejas e capelas... 

malaparadois - Dicas de Viagens & Lifestyle em um único site!

Por que visitar Óbidos Portugal?

Óbidos é um lugar especial, uma cidade portuguesa clássica, com ruas de paralelepípedos, várias igrejas e com um castelo medieval dentro da Vila amuralhada. Lá dentro, visitantes podem caminhar, com vistas sobre as planícies circundantes que levam ao litoral ou sobre a cidade com o seu branco imaculado casas caiadas e a fortaleza imponente ao norte. 

 

Uma “pequena” história real

Óbidos sempre foi uma cidade fortificada desde a sua conquista pelos romanos. As defesas foram bastante reforçada após a conquista cristã do século XII com as paredes construídas para resistir a longos cercos e reforçar o controle da população. Os visitantes de Óbidos irão descobrir que a cidade é mais do que apenas uma cidade fortificada, é um lugar de beleza, que surgiu a partir do único maior evento na história de Óbidos. A cidade foi um presente de casamento de um rei para sua amada esposa. 

Em 1210 o rei Alfonso II apresentou Óbidos a sua nova noiva, D. Urraca. A partir deste momento os edifícios, modesto passaram a ter uma reforma real, mas as alterações foram em toda a cidade. Este evento mudou a vida em Óbidos, pois se transformou em uma cidade real. Anos se passaram e outro monarca presenteou Óbidos à sua amada. D.Dinis (1279-1325) presenteou quando se casou com Isabel de Aragão, a vila de Óbidos inteirinha. A tradição de ser dote real se estendeu até o século XIX. 

Óbidos

Óbidos

malaparadois - Dicas de Viagens & Lifestyle em um único site!

Óbidos

Óbidos

malaparadois - Dicas de Viagens & Lifestyle em um único site!

Óbidos

Óbidos

malaparadois - Dicas de Viagens & Lifestyle em um único site!

Óbidos

Óbidos

malaparadois - Dicas de Viagens & Lifestyle em um único site!

As principais atrações

Igreja de Santa Maria - É a igreja principal de Óbidos e seu interior é uma maravilha. A arte portuguesa impressionante do século XVII com seus tetos magistralmente pintados, enquanto as paredes são revestidas com azulejos azuis e brancos retratando cenas religiosas. A Igreja de Santa Maria foi de grande importância ao longo da história de Portugal, pois ali fora celebrado o casamento de D. Afonso V com sua prima Isabel prometida em 1444. O curioso deste casamento rela é que a noiva tinha apenas 8 anos e o noivo 10.

A igreja tem origem no século 12, quando o rei Afonso Henriques construiu a igreja no local da mesquita moura após a conquista cristã de Portugal. Pouco desta igreja original permanece, devido ao terremoto de 1535 e a reconstrução foi pessoalmente financiado pela rainha Catarina. 

O interior da Igreja de Santa Maria, que turistas e visitantes são capazes de ver hoje, foi desenhado e pintado por Josefa D'Óbidos em 1675.

 

Igreja da Misericórdia - A Igreja da Misericórdia destaca-se pelas característica mais simples,porém não menos interessante de ser visitada. Esculpida em pedra, em seu topo está uma pequena estátua, em cerâmica vidrada, de Maria segurando o bebê Jesus. Seu exterior é pintado no tradicional branco e tem vista para um pequeno quadrado que contém uma cruz de pedra. Ao lado da igreja está o velho hospital que foi construído com decoração barroca. O interior da pequena Igreja da Misericórdia tem uma única “nave” e as paredes são revestidas com azulejos azuis e brancos que datam do século XVII. A igreja foi fundada pela Rainha D. Leonor em 1498 como uma pequena capela dedicada ao Espírito Santo, mas a igreja principal, vista ainda hoje se originou a partir do século XVI.

 

Capela de São Martinho - É uma pequena e simples capela, mas é um dos edifícios religiosos mais antigos e únicos em Óbidos. A capela foi financiada privadamente por Pero Fernandes um homem do clero que tinha ligações importantes com a Sé de Lisboa. O estilo de design era gótica, mas a capela não segue as características típicas de design da época, possivelmente devido à distância do principal centro religioso da época. Desde a construção em 1330, muito pouco se alterou, graças a permanência como propriedade privada até o século XX. Para os turistas a capela é muito pequena e dois túmulos medievais ali se encontram.

 

Igreja de São Tiago – Construída por ordem de D. Sancho I, em 1186, possuía originalmente três “naves” com a entrada principal virada a oeste, comunicando assim diretamente com o interior do castelo. Era a igreja de uso da Família Real quando das suas estadas em Óbidos, sendo enriquecida ao longo dos séculos com numerosas obras de arte, em destaque para a Galeria da Rainha, obra de talha gótica. A igreja foi totalmente destruída pelo terramoto de 1755 e reconstruída em 1772, com a fachada alinhada com a Rua Direita e cabeceira voltada ao norte.

Óbidos

Óbidos

Igreja de Santa Maria malaparadois - Dicas de Viagens & Lifestyle em um único site!

Óbidos

Óbidos

Igreja de São Tiago malaparadois - Dicas de Viagens & Lifestyle em um único site!

Óbidos

Óbidos

Igreja de São Tiago malaparadois - Dicas de Viagens & Lifestyle em um único site!

Óbidos

Óbidos

Capela de São Martinho malaparadois - Dicas de Viagens & Lifestyle em um único site!

Óbidos

Óbidos

Igreja da Misericórdia malaparadois - Dicas de Viagens & Lifestyle em um único site!

A fortaleza de Óbidos - A fortaleza fica no ponto mais alto da cidade, mas não é aberta para visitantes e turistas, a menos que estejam hospedados no exclusivo hotel que foi transformado nos dias atuais. As muralhas da cidade cobrem todo o perímetro de Óbidos e fornece um lindo local romântico ao entardecer.

Mesmo sendo o castelo transformado em 1951 em um hotel de luxo, que oferece ambiente muito agradável e quartos do 5 estrelas, se hospedar ali para poder desfrutar de um “dia de realeza” é uma boa opção para quem pode gastar mais de 300 euros por dia. 

Para os menos afortunados em gastar tanto dinheiro por dia, as muralhas e as paredes do castelo são totalmente gratuitas e abertos para caminhadas e belíssimas fotos. 

 

Dica: Não há corrimãos nas escadas ou ao longo dos caminhos superiores e os caminhos esburacados estão longe de ser ideal e seguro, tanto para os mais jovens como para os mais idosos. As crianças não devem tentar a caminhada, mesmo com o auxílio dos pais. O ponto mais alto da muralha pode chegar a 70 metros de queda livre. Há muitos pontos de acesso para as muralhas ao redor da cidade e do lado ocidental oferece as melhores vistas da cidade e em direção ao litoral.

 

História do Castelo de Óbidos e Muralhas da Cidade - O castelo original foi construído pelos mouros árabes após a sua invasão da Península Ibérica no século VIII. A cidade prosperou e cresceu até a conquista cristã de Óbidos em 1148 (6 meses após a queda de Lisboa). O forte foi reforçada durante o reinado do rei D. Dinis I (1279-1325), que acrescentou blocos de calcário e mármore em sua decoração. Mas foi o rei D. Manuel I (1469 - 1521) que acrescentou a decoração final. A importância do castelo a partir desta época diminuiu e foi severamente danificado pelo terremoto de 1755, de modo que, no século XX era uma ruína completa até a iniciativa privada adquirir os direitos de utilização como hotel.

 

Lagoa de Óbidos - É uma lagoa de água salgada e baía perto da cidade amuralhada. É um destino turístico popular, pois oferece águas calmas e é a maior lagoa de água salgada em Portugal com os lagos e cursos de água que se estende para o interior por 6 km. No seu encontro com o mar, a Lagoa forma uma linda praia e um bom local para os amantes do surf.

 

A Porta da Vila - É a entrada principal de Óbidos, que fica ao extremo sul das muralhas. Este portal é a entrada mais deliciosa de toda a cidade e, entre os dois muros fortificados, existe uma varanda decorada com azulejos azuis tradicionais e pinturas requintadas. Os azulejos pintados delicadamente retratam a Paixão de Cristo e sua origem data do século XVIII, enquanto o teto representa a coroa de espinhos de Jesus.

Campos verdejantes – Com imensos campos de plantações de Ginja (bebida tradicional portuguesa feita a partir deste fruto) e pinheiros no entorno da lagoa, passear e caminhar pelos campos de Óbidos é uma excelente ideia para um final de tarde.

Óbidos

Óbidos

Castelo de Óbidos malaparadois - Dicas de Viagens & Lifestyle em um único site!

Óbidos

Óbidos

Lagoa de Óbidos malaparadois - Dicas de Viagens & Lifestyle em um único site!

Óbidos

Óbidos

Lagoa de Óbidos malaparadois - Dicas de Viagens & Lifestyle em um único site!

Óbidos

Óbidos

Lagoa de Óbidos malaparadois - Dicas de Viagens & Lifestyle em um único site!

Óbidos

Óbidos

Porta da Vila malaparadois - Dicas de Viagens & Lifestyle em um único site!

Óbidos

Óbidos

Porta da Vila malaparadois - Dicas de Viagens & Lifestyle em um único site!

Óbidos

Óbidos

Porta da Vila malaparadois - Dicas de Viagens & Lifestyle em um único site!

Óbidos

Óbidos

Porta da Vila malaparadois - Dicas de Viagens & Lifestyle em um único site!

Óbidos

Óbidos

Muralhas da Cidade malaparadois - Dicas de Viagens & Lifestyle em um único site!

Óbidos

Óbidos

Muralhas da Cidade malaparadois - Dicas de Viagens & Lifestyle em um único site!

Óbidos

Óbidos

Muralhas da Cidade malaparadois - Dicas de Viagens & Lifestyle em um único site!

Óbidos

Óbidos

Muralhas da Cidade malaparadois - Dicas de Viagens & Lifestyle em um único site!

Óbidos

Óbidos

Muralhas da Cidade malaparadois - Dicas de Viagens & Lifestyle em um único site!

Óbidos

Óbidos

Muralhas da Cidade malaparadois - Dicas de Viagens & Lifestyle em um único site!

Óbidos

Óbidos

Muralhas da Cidade malaparadois - Dicas de Viagens & Lifestyle em um único site!

Óbidos

Óbidos

Muralhas da Cidade malaparadois - Dicas de Viagens & Lifestyle em um único site!

Óbidos

Óbidos

Muralhas da Cidade malaparadois - Dicas de Viagens & Lifestyle em um único site!

Óbidos

Óbidos

Muralhas da Cidade malaparadois - Dicas de Viagens & Lifestyle em um único site!

Óbidos

Óbidos

Muralhas da Cidade malaparadois - Dicas de Viagens & Lifestyle em um único site!

Óbidos

Óbidos

Muralhas da Cidade malaparadois - Dicas de Viagens & Lifestyle em um único site!

Vila adentro

Como mencionamos no início desta matéria, um único dia em Óbidos não é suficiente para conhecer tudo que está maravilhosa Vila tem a oferecer aos visitantes. Vá à Óbidos sem pressa, desfrute da tranquilidade e das belas paisagens. 

Óbidos

Óbidos

Vila adentro malaparadois - Dicas de Viagens & Lifestyle em um único site!

Óbidos

Óbidos

Vila adentro malaparadois - Dicas de Viagens & Lifestyle em um único site!

Óbidos

Óbidos

Vila adentro malaparadois - Dicas de Viagens & Lifestyle em um único site!

Óbidos

Óbidos

Vila adentro malaparadois - Dicas de Viagens & Lifestyle em um único site!

Óbidos

Óbidos

Vila adentro malaparadois - Dicas de Viagens & Lifestyle em um único site!

Óbidos

Óbidos

Vila adentro malaparadois - Dicas de Viagens & Lifestyle em um único site!

Óbidos

Óbidos

Vila adentro malaparadois - Dicas de Viagens & Lifestyle em um único site!

Óbidos

Óbidos

Vila adentro malaparadois - Dicas de Viagens & Lifestyle em um único site!

Óbidos

Óbidos

Vila adentro malaparadois - Dicas de Viagens & Lifestyle em um único site!

Óbidos

Óbidos

Vila adentro malaparadois - Dicas de Viagens & Lifestyle em um único site!

Óbidos

Óbidos

Vila adentro malaparadois - Dicas de Viagens & Lifestyle em um único site!

Óbidos

Óbidos

Vila adentro malaparadois - Dicas de Viagens & Lifestyle em um único site!

Óbidos

Óbidos

Vila adentro malaparadois - Dicas de Viagens & Lifestyle em um único site!

Óbidos

Óbidos

Vila adentro malaparadois - Dicas de Viagens & Lifestyle em um único site!

Óbidos

Óbidos

Vila adentro malaparadois - Dicas de Viagens & Lifestyle em um único site!

Óbidos

Óbidos

Vila adentro malaparadois - Dicas de Viagens & Lifestyle em um único site!

Óbidos

Óbidos

Vila adentro malaparadois - Dicas de Viagens & Lifestyle em um único site!

Óbidos

Óbidos

Vila adentro malaparadois - Dicas de Viagens & Lifestyle em um único site!

Óbidos

Óbidos

Vila adentro malaparadois - Dicas de Viagens & Lifestyle em um único site!

Óbidos

Óbidos

Vila adentro malaparadois - Dicas de Viagens & Lifestyle em um único site!

Óbidos

Óbidos

Vila adentro malaparadois - Dicas de Viagens & Lifestyle em um único site!

Óbidos

Óbidos

Vila adentro malaparadois - Dicas de Viagens & Lifestyle em um único site!

Óbidos

Óbidos

Vila adentro malaparadois - Dicas de Viagens & Lifestyle em um único site!

Óbidos

Óbidos

Vila adentro malaparadois - Dicas de Viagens & Lifestyle em um único site!

Óbidos

Óbidos

Vila adentro malaparadois - Dicas de Viagens & Lifestyle em um único site!

Curtam a Fanpage do malaparadois no facebook!

"Às vezes o que falta para alguém viajar é uma boa dica e uma boa história"

 

malaparadois - Dicas de Viagens & Lifestyle em um único site!