Terms of Use & Privacy Policy

Lifestyle - Roma

Lifestyle - Roma, Itália

 

Roma “A Cidade Eterna”, foi fundada em 753 a.C., uma história milenar e fantástica!

Ela não é chamada assim de cidade eterna à toa. Roma soube manter a altivez do império por mais de dois milênios e entrou no século XXI encantando os viajantes do mesmo modo como no tempo em que todos os caminhos levavam a ela.

Quando estivemos em Roma em 2013 ficamos apaixonados! Roma te deixa com vontade de nunca mais sair de lá! A cidade é fascinante e faz qualquer pessoa se sentir em casa por várias razões.

Roma é um museu a céu aberto, é uma aula de história. Roma é linda, ensolarada e tem um dourado especial no pôr do sol.

Em Roma, a alegria de viver é palpável, envolvente, mesmo com um trânsito caótico e barulhento, motoristas estressados gesticulando teatralmente, que lembra até o Rio de Janeiro ou São Paulo.

O romano é gentil, educado quando fala conosco e muito envolvente. Todos os dias que estivemos hospedados lá, não deparei com nenhum romano de mal humor. Sempre sorridente eles adoram comer, beber, andar sem rumo, cortejar as mulheres (até as que estão acompanhadas!). Os romanos homens realmente sabem se vestir e cortejar as mulheres e, isso, foi um problema que tive que abstrair pois a todo instante a Flávia era “agradada” por alguém (rsrs). É impossível e impensável ver uma mulher romana sem maquiagem. – Acho que elas acordam assim! Maquiadas e bem vestidas. E como são bonitas! Isso também a Flavinha teve que abstrair.

As ruas vivem cheias, as mesinhas nas calçadas estão sempre lotadas, os restaurantes fervilham. O comércio fecha na hora do almoço e da sesta porque comer é uma celebração diária a ser feita sentada, lentamente. Quem não consegue voltar para comer em casa cumpre o ritual nas redondezas do trabalho. E, então, pratica aquele que é um verdadeiro esporte nacional: rir dos turistas americanos, chineses e japoneses, que comem massa com capuccino. Para o italiano, capuccino é somente de manhã, como desjejum, que a maioria toma na rua, antes de começar o expediente. Junto com a refeição é uma heresia! Os Brasileiros são sempre bem vindos. Eles amam os brasileiros, mas não exagere, pois o romano não gosta das nossas “piadinhas”. 

Em nosso “post” sobre Roma, mencionamos que andamos tudo a pé! E tem que ser assim para conhecer cada detalhe desta maravilhosa e milenar cidade. Por isso a localização do hotel é fundamental! Não escolha o hotel somente pelo preço, escolha pela localização! O sistema de ônibus é ótimo, mas o trânsito é uma loucura! Fazer um trajeto de 30 minutos a pé equivale a uma hora de ônibus. O metrô é “fraquinho” nem se compara a outras grandes cidades da Europa, mas tem seus motivos: O subsolo de Roma é um acervo arqueológico e não dá para cavar os túneis sem que o trabalho seja imediatamente interditado pelo Patrimônio Histórico. Andar de Carro? Esqueça! Não se circula no centro sem uma licença especial, e é dificílima a aquisição desta licença. Estacionamento? Impossível encontrar um lugar para estacionar. Se quer alugar um veículo, utilize as Scooters. As Vespas dão o charme do Italiano.Ande a pé como os romanos nativos costumam fazer... Pois em Roma a cada esquina (ou a cada metro) você vai viver a história.

A Roma histórica e milenar convive em bem com a juventude e com o século XXI. Os jovens com seus trajes e cabelos que nem sei explicar o estilo, sempre estão ao celular; As luxuosas lojas que vendem os últimos lançamentos da moda dão o tom de cidade cosmopolita.

Cuidado ao andar a pé, pois as raras calçadas são bem estreitas e os veículos e seus motoristas “loucos” passam bem pertinho de você.

 

Vamos ao Lifestyle dos romanos, segundo minhas impressões:

 

Como disse no início deste “post”, os romanos sabem se vestir bem! Não importa a temperatura nem se está chovendo ou fazendo um sol escaldante, eles nunca perdem o estilo. Sempre bem vestidos, parecem que estão prontos para festa todos os dias! Como conseguem eu não descobri, mas é uma verdade que lá a transpiração é quase inexistente, por tanto você consegue estar elegante sem estar todo “ensopado” como aqui no Brasil. Os homens mais novos são bem descolados, se vestem muito bem e seus ternos e paletós são uma verdadeira arte! Parece que cada romano fez seus trajes com um estilista famoso. Os mais idosos ainda carregam suas origens. Sempre com seus cachecóis e suas boinas mantém a elegância sem a modernidade da alta costura. As mulheres romanas, nossa! (Que a Flavinha não leia este post), são lindas e sempre estão maquiadas, com saltos altíssimos e sempre elegantes. As mais novas, como toda metrópole, estão sempre com seus celulares, piercing, e cabelos coloridos e esvoaçantes! As mais idosas, como os homens mantém a tradição das “mamas” e são bem mal humoradas (rsrsrs).

Os romanos adoram comer e se divertir, isto é fato! Na Via Veneto localiza-se o Hard Rock Café e outros “mil” locais para saborear. Grandes hotéis localizam-se nesta via. O Fim de tarde é celebrado sempre nos cafés e nas mesinhas nas calçadas. O romano tradicional vive de forma simples porém sofisticada. Suas casas geralmente são bem simples e os que moram em apartamentos localizados no centro de Roma gastam muito para mantê-los! E isso só é possível para os que estão bem empregados e com salários altos, pois morar em Roma é caríssimo! Para os “mortais”, morar em Roma significa morar em alguma província, distrito ou cidadezinha próxima, nas redondezas. Idioma: Você não terá nenhum problema se “arranhar” seu inglês. Quase todo romano entende bem o inglês e mesmo aqueles que nada sabem fazem de tudo para te compreender. Quanto ao português, vai ser bem difícil se comunicar só com ele. Raramente se encontra alguém que fala o português, mas os romanos são gentis e guardam toda a paciência para você, por tanto, não fique acanhado, vá e se divirta! E se você tentar falar o italiano (eu tentei e me dei bem) eles amam! Os romanos encaram como uma forma de respeito o turista tentar se comunicar em italiano. Quanto ao espanhol, os italianos em grande parte falam e entendem bem.

 

Os bares e restaurantes sempre estão abertos e prontos para lhe receber. No nosso “post” sobre onde comer e beber em Roma falamos sobre isso. As Boates são fantásticas e lotadíssimas. Reserve tempo e paciência. E se você estiver acompanhado de sua namorada, esposa, amiga... Não se irrite! Vai acontecer de um ou mais de um italiano se “engraçar” com ela. Isso é normal! Mas sempre muito educados na abordagem e se você levar na boa eles desistem. Nas baladas as italianas também são bem “moderninhas”, mas não fazem como os homens. Elas esperam o momento certo para dar “aquele” olhar para você, se for interessante para elas é claro.

Trajes: Como já foi dito, os romanos parecem sempre pronto para festa! Nunca estão desarrumado. Trajes como usamos aqui no Brasil (bermuda e camiseta) impensável! Sempre com bons sapatos, calças e paletós, os homens são elegantes, finos e sociais. As mulheres sempre com a última moda parecem estar desfilando em uma passarela, por tanto minha amiga: Acorde cedo, vista seu vestido elegante ou outra peça, calce seus salto alto, faça sua maquiagem e somente depois vá as ruas, caso contrário você se sentirá fora da moda em Roma.

Os adolescentes usam jeans, jaquetas e muitos acessórios que fico imaginando como conseguem carregar tanta coisa! Além dos cabelos parecerem que saíram de uma festa Punk (isso no meu tempo é claro). Para eles usar tênis cano longo, jeans rasgados, mochilas, fones de ouvidos e muito piercing é a moda! Se você é assim, vai se sentir em casa.

 

O Lifestyle romano é maravilhoso! Sabem comer bem, beber, festejar, se vestir tudo com muita elegância e alegria.

 

E o mais importante: Tudo isso em uma cidade milenar, histórica e fatástica!

 

Vá a Roma e divirta-se!

Lifestyle - Rome, Italy

 

Rome " The Eternal City ", was founded in 753 BC, an ancient and fantastic story !She is not called that for nothing eternal city. Rome has kept the arrogance of empire for more than two millennia and into the twenty-first century delighting travelers the same way as in the time when all roads led to it. When we were in Rome in 2013 we were in love! Rome makes you feel like we will never go there! The city is fascinating and makes everyone feel at home for various reasons. Rome is an open air museum, it is a history lesson. Rome is beautiful, sunny and has a special golden at sunset. In Rome, the joie de vivre is palpable, engaging, even with a chaotic and noisy traffic, stressed drivers gesturing theatrically, reminiscent to the Rio de Janeiro or Sao Paulo.

 

The Roman is gentle, polite when speaking to us and very engaging. Every day we were staying there, have not come across any Roman in a bad mood. Always smiling they love eating, drinking, walking aimlessly, courting women (even those that are accompanied!). Roman men really know how to dress and courting women, and it was a problem that had to disregard all the time because Flavia was "pleased" by someone. It is impossible and unthinkable to see a Roman woman without makeup. - I think they agree as well! Rouged and neatly dressed. And how beautiful they are! It also had to Flavinha abstracting. The streets live full, the tables on the sidewalks are always crowded, buzzing restaurants. The shops close at lunch time and nap because eating is a daily celebration to be seated, slowly. Who can not go back to eat at home performs the ritual in the vicinity of the work. And then practice one that is a true national sport: Japanese Americans laugh at the tourists, Chinese and eating pasta with capuccino. For Italian , cappuccino is only in the morning for breakfast, that most takes on the street, before starting the workday. Along with the meal is heresy!

 

Brazilians are always welcome. They love the Brazilians, but do not overdo it, as the Roman does not like our " jokes ".

 

In our " post" about Rome, mentioned that all walked the walk! And it must be so to know every detail of this beautiful and ancient city. So the location is key! Do not choose the hotel only by price, choose the location! The bus system is great, but the traffic is crazy! Make a path 30 minutes walk equals an hour by bus. The subway is "crush" does not compare to other major cities of Europe, but it has its reasons: The basement of Rome is an archaeological collection and you can not dig the tunnels without the work to be immediately interdicted by Heritage. Walking Car? Forget it! Do not circulate in the center without a special license, and is very difficult to acquire this license. Parking? Impossible to find a place to park. If you want to rent a vehicle, use the Scooters. The Vespas give the charm of Italian. Walk at how native Romans usually do... For in Rome every corner (or every meter) you will experience history.

 

The historic and ancient Rome lives in well with the youth and with the XXI century. Young people with their costumes and hair that not really explain the style, are always on the cell; 's luxurious stores selling the latest fashions set the tone for the cosmopolitan city. Be careful when walking because rare sidewalks are very narrow and vehicles and their drivers "crazy" are really close to you. Let the Lifestyle of the Romans, according to my impressions: As I said at the beginning of this "post", the Romans know how to dress well! No matter the temperature or whether it is raining or doing a scorching sun, they never lose their style. Always well dressed, look like they are ready to party every day! How can I not discovered, but there is a truth that sweating is almost non-existent, so you can be stylish without being all "stew" like here in Brazil.

 

Younger men are quite funky , dress well and their suits and jackets are a true art! It seems that every Roman made ​​their costumes with a famous designer. Older still carry their origins. Always with their scarves and berets maintains its elegance without the modern couture. Roman women, wow! (That Flavinha not read this post) are beautiful and are always made-up with sky-high heels and always elegant. The younger, like any metropolis, are always with their mobile, piercing, colorful and flowing hair! Older women, like men maintains the tradition of the "mamas" and are very moody. The Romans love to eat and have fun, that's a fact! Via Veneto is located in the Hard Rock Café and other "thousand" sites to savor. Large hotels are located along this road. The Late afternoon is always celebrated in the cafes and the tables on the sidewalks. The traditional Roman lives in a simple yet sophisticated way. Their homes are usually very simple and those who live in apartments located in the center of Rome spend a lot to keep them! And it is possible for those who are gainfully employed and with high salaries only because living in Rome is expensive ! For the "mortals", live in Rome means to live in a province , district or town nearby, nearby.

 

Language: You will have no problem if "scratch" your English. Almost every Roman understands English well and even those who know nothing do everything to understand you. As for the Portuguese, will be very difficult to communicate only with him. Rarely is someone who speaks Portuguese, but the Romans are gentle and keep all patience for you, so, do not be bashful, go and have fun ! And if you try to speak Italian (I tried and did well) they love! The Romans viewed it as a form of respect tourists trying to communicate in Italian. As for the Spanish, Italians largely speak and understand well.

 

The bars and restaurants are always open and ready to receive him. In our "post" about where to eat and drink in Rome talked about it. The night clubs are fantastic and crowded. Take time and patience. And if you are accompanied by your girlfriend, wife, girlfriend... Do not fret! Will happen to one or more of an Italian is "court" with her. This is normal! But always very polite in approaching and if you take the good they quit. In the Italian ballads are also quite " moderninhas " but do not like men . They wait for the right moment to give "that" look at you , if interesting for them of course .Costumes : As already mentioned, the Romans seem always ready to party! Never are messy. Costumes we use here in Brazil (shorts and shirt) unthinkable! Always with good shoes, pants and jackets, men are sleek, thin and social.

 

The women always with the latest fashion seems to be parading on a catwalk, for both my friend: Wake up early, wear your elegant dress or other piece, put on your high heels, do their makeup and only then go to the streets, otherwise you will feel out of fashion in Rome. Teens wear jeans, jackets and accessories that many wonder how they manage to carry so much! Besides the hair look that came out of a Punk (that in my time of course) party. For them to use long pipe shoes, ripped jeans, backpacks, headphones, and piercing is the fashion! If you like this , you'll feel at home.

 

The Roman Lifestyle is wonderful! Know how to eat well, drink, party, dress everything with elegance and joy.

 

And most importantly: All this in an ancient, historical and fatástica town!

 

Go to Rome and enjoy!