• Wix Facebook page
  • Facebook-Icon.png
  • Google+ Preto Redonda
  • Wix Twitter page
  • Facebook Orange Gumdrop
  • YouTube App Icon
  • Instagram App Icon
  • Pinterest App Icon
  • Google+ App Icon
  • Vimeo App Icon
  • Flickr App Icon
  • Tumblr App Ícone
  • Catraca Livre.png
  • WhatsApp.jpg
www.malaparadois.com - Dicas de Viagens & Lifestile em um único site!

JOGOS OLÍMPICOS DA ERA MODERNA

Nesta Seção Você é o 

Visitante Nº

Vocês conhecem todas as sedes do jogos olímpicos da era moderna?

Vamos conhecer todas as cidades-sede dos jogos olímpicos da era moderna.

Idealizado por Barão de Coubertin no final do século XIX, os primeiros Jogos Olímpicos da Era Moderna contaram com nove esportes e atletas de 14 países.

Há 120 anos, encerravam-se os primeiros Jogos Olímpicos da Era Moderna. Atletas de 14 países deram o seu melhor em competições de nove esportes Olímpicos: ginástica artística, atletismo, ciclismo (estrada e pista), esgrima, tiro, natação, levantamento de peso e luta olímpica (greco-romana).

 

Ao final do século XIX, o barão de Coubertin teve a ideia de reinventar os Jogos Olímpicos da Antiguidade, em uma nova versão que permitia a participação de atletas de todo o mundo; os Jogos anteriores permitiam que apenas atletas do sexo masculino de origem grega participassem das competições.

 

Após aprovação oficial da proposta no primeiro Congresso Olímpico realizado em 1894, a escolha da cidade-sede foi unânime.  Quatorze séculos depois, Atenas, palco dos Jogos Olímpicos da Antiguidade, receberia os primeiros Jogos Olímpicos da Era Moderna, que se iniciaram no dia 6 de abril e terminaram em 15 de abril de 1896.

 

Para o barão de Coubertin, o renascimento dos Jogos Olímpicos não era apenas um sonho, mas também uma consequência dos avanços científicos e culturais do século XIX. “Os homens começaram a viver menos isoladamente, raças diferentes aprenderam a conhecer e a entender o outro melhor e, ao comparar suas forças e conquistas na arte, na indústria e na ciência, uma rivalidade honrosa surgiu entre eles, encorajando-os a atingir feitos ainda maiores”, diz o barão na introdução do Relatório Oficial dos Jogos Olímpicos de 1896, já apresentando os conceitos do que posteriormente se tornariam os valores do Olimpismo: respeito, amizade e excelência.

www.malaparadois.com - Dicas de Viagens & Lifestile em um único site!
www.malaparadois.com - Dicas de Viagens & Lifestile em um único site!

O país anfitrião e a cidade-sede

 

A cidade anfitriã dos Jogos Olímpicos é escolhida normalmente sete anos antes da sua celebração. O processo de seleção é realizado em duas fases que abrangem um período de dois anos. O potencial da cidade anfitriã é aferido pelo Comitê Olímpico do país e, se mais de uma cidade do mesmo país apresenta uma proposta, normalmente, o Comitê Olímpico Nacional realiza uma seleção interna, já que apenas uma cidade por CON pode ser apresentada ao Comitê Olímpico Internacional para apreciação. Uma vez que o prazo para apresentação de propostas pelos CONs é esgotado, a primeira fase (postulação) começa com as cidades pré-candidatas respondendo um questionário sobre diversos critérios-chave relacionados com a organização dos Jogos Olímpicos. Dessa forma, os candidatos devem dar garantias de que irão respeitar a Carta Olímpica e outros regulamentos estabelecidos pelo Comitê Executivo do COI. A avaliação dos questionários preenchidos por um grupo especializado fornece ao COI uma visão geral do projeto de cada candidato e seu potencial de sediar os Jogos. Com base nesta avaliação técnica, a Câmara Executiva do COI escolhe as cidades que vão para a fase de candidatura.

 

Uma vez que as cidades candidatas são selecionadas, devem apresentar ao COI a maior e mais detalhada apresentação do projeto como parte de um arquivo de candidatura. Cada cidade é cuidadosamente analisada por uma comissão de avaliação. Esta comissão irá visitar as cidades candidatas entrevistando funcionários e inspecionando potenciais locais de competição, e apresenta um relatório sobre a apreciação um mês antes da decisão final do COI. Durante o processo a cidade candidata deve garantir também que será capaz de financiar os Jogos. Após os trabalhos da comissão de avaliação, a lista das candidatas é apresentada na Sessão Geral do COI, que é montada em um país que não deve ter uma cidade candidata na disputa. Os membros do COI reunidos em sessão fazem a votação final para a escolha da cidade anfitriã. Uma vez eleito, o comitê de candidatura da cidade eleita (em conjunto com o CON do respectivo país), assina um contrato de cidade anfitriã com o COI, oficialmente tornando-se uma cidade-sede das Olimpíadas e um país-sede.

 

Até 2022, os Jogos Olímpicos terão sido disputados em 44 cidades em 23 países, mas por cidades fora da Europa e América do Norte em apenas oito ocasiões. Os primeiros Jogos Olímpicos sediados fora dessas regiões foram em Melbourne 1956 e os primeiros em solo latino-americano foram as Olimpíadas da Cidade do México. Desde os Jogos Olímpicos de Seul, Coreia do Sul, os jogos foram realizados na Ásia ou na Oceania quatro vezes, um forte aumento em relação aos anteriores 92 anos de história olímpica moderna. Os Jogos de 2016 no Rio de Janeiro serão os primeiros em um país sul-americano. Até o momento nenhuma candidatura da África foi eleita.

 

Os Estados Unidos já sediaram quatro olimpíadas de verão e quatro de inverno, mais que qualquer outra nação. Entre as nações sede dos Jogos Olímpicos de Verão, o Reino Unido, foi o anfitrião de três jogos, tornando Londres a única cidade a sediar por três vezes. Alemanha, Austrália, França e Grécia sediaram os Jogos Olímpicos de Verão por duas vezes. Tóquio foi eleita sede dos Jogos de 2020, quando o Japão também sediará as Olimpíadas de Verão pela segunda vez.

 

Quanto as Olimpíadas de Inverno, a França já sediou três jogos, enquanto Suíça, Áustria, Noruega, Japão, Itália e Canadá sediaram duas vezes cada um.

 

Os jogos mais recentes foram realizados em Sóchi, na Rússia em 2014, a primeira vez que o país recebeu os jogos como nação independente. Os próximos serão em Pyeongchang, na Coreia do Sul em 2018, a primeira vez que o país receberá os jogos de inverno e a segunda no total. Com a eleição de Pequim como sede dos Jogos de 2022, ela se tornará a primeira cidade a receber tanto as olimpíadas de verão quanto de inverno, após receber os Jogos Olímpicos de Verão de 2008 14 anos antes.

A Primeira Cidade-Sede

ATENAS 1896

www.malaparadois.com - Dicas de Viagens & Lifestile em um único site!
www.malaparadois.com - Dicas de Viagens & Lifestile em um único site!

Jogos Olímpicos de Verão de 1896, oficialmente conhecidos como Jogos da I Olimpíada, foram os primeiros Jogos Olímpicos da era moderna, realizados na Grécia, berço dos Jogos da Antiguidade, entre os dias 6 e 15 de abril de 1896, com a participação de 241 atletas masculinos, representantes de catorze países. O evento realizou-se graças ao empenho do francês Pierre de Frédy, o Barão de Coubertin, idealizador do renascimento dos Jogos existentes na Grécia Antiga, mentor do movimento olímpico e fundador do Comitê Olímpico Internacional.

 

Sem qualquer experiência na organização de semelhante evento, os organizadores dos primeiros Jogos quase arruinaram a própria competição graças a uma diversidade de datas, pois os gregos utilizavam o antigo calendário juliano na época, paralelo ao convencional usado pela civilização ocidental, fazendo com que ocorresse uma diferença de doze dias entre ambos, o que atrapalhou a inauguração dos Jogos e a chegada dos atletas dos diversos pontos do planeta. Nos registros onde foi utilizado o calendário juliano os Jogos realizaram-se entre 25 de março e 3 de abril de 1896.

 

A cerimônia de inauguração acabou acontecendo numa segunda-feira de Páscoa, com o discurso de abertura proferido diante de cem mil espectadores pelo próprio rei da Grécia, Jorge I, após a inauguração de uma estátua – que existe até os dias de hoje – em homenagem ao rico financista ateniense George Averoff na entrada do Estádio Panathinaiko, principal palco das competições e uma maravilha arquitetônica toda em mármore. Averoff foi o responsável pela restauração e modernização do estádio e financiador da organização do evento, e que impediu seu cancelamento antes mesmo de iniciado, devido às penosas condições do cenário real grego. 

 

Nove modalidades esportivas foram disputadas: atletismo, ciclismo, esgrima, ginástica, halterofilismo, luta, natação, tênis e tiro.

2ª Edição

Paris 1900

www.malaparadois.com - Dicas de Viagens & Lifestile em um único site!
www.malaparadois.com - Dicas de Viagens & Lifestile em um único site!
www.malaparadois.com - Dicas de Viagens & Lifestile em um único site!

Os II Jogos Olímpicos da Era Moderna realizaram-se em 1900, em Paris, França, terra natal de seu criador, o Barão Pierre de Coubertin. Infelizmente, por questões políticas, os Jogos foram integrados à Exposição Universal de Paris, uma grande feira mundial de comércio realizada pela França na época, e por terem sido diluídos ao longo de mais de quatro meses, entre 14 de Maio e 28 de Outubro, não tiveram qualquer relevância, sendo unanimente considerados um fracasso.

 

Oficialmente, na França, as olimpíadas do Barão de Coubertin acabaram batizadas de Concurso Internacional de Exercícios Físicos e de Esportes, e os participantes chegaram a imaginar menos que participavam de uma celebração esportiva do que de um grande circo de variedades, tantas eram as atividades paralelas nas artes e no comércio oferecidas pela feira. Além disso, Paris não possuía nenhum complexo desportivo olímpico e as provas de atletismo foram disputadas no meio dos bosques e árvores do Bois de Boulogne e a natação em plena correnteza do rio Sena.

 

O Comité Olímpico Internacional teve pouca influência na condução destes Jogos, cabendo à organização da Exposição Universal a organização dos eventos. Como a organização considerava o desporto uma atividade secundária, as diferentes modalidades foram dispersas pelos diversos locais da Exposição e muitas vezes com classificações no mínimo curiosas. Nomeadamente, a organização classificou ginástica na secção de "desporto escolar para crianças", esgrima na seção de "cutelaria" e remo na secção de "socorrismo".

 

Adicionalmente, ao longo da Exposição Universal e concorrentemente com as modalidades olímpicas realizaram-se eventos em muitas outros desportos, tais como motonáutica, corridas em balão, natação sub-aquática, natação com obstáculos e tiro aos pombos, que não foram entretanto reconhecidos como modalidades olímpicas, pelo que esses eventos não são considerados como parte dos Jogos Olímpicos de 1900.

 

De tanto desgosto e decepção com a falta de organização e desinteresse de seus próprios compatriotas, mais preocupados com a Exposição em si, Coubertin chegou a abandonar a chefia dos organizadores dos Jogos.

 

Graças à grande confusão que foi a organização dos Jogos da II Olimpíada, o número de participantes (e mesmo de modalidades) varia largamente de acordo com diferentes fontes. De acordo com o Comité Olímpico Internacional participaram 997 atletas, representando 24 nações e competindo em 20 modalidades.

No futebol, cabo de guerra, pólo, remo e tênis, competiram equipes mistas, compostas por atletas de diferentes nações.

3ª Edição

St. Louis 1904

4ª Edição

Londres 1908

www.malaparadois.com - Dicas de Viagens & Lifestile em um único site!
www.malaparadois.com - Dicas de Viagens & Lifestile em um único site!

Jogos Olímpicos de Verão de 1904 oficialmente Jogos da III Olímpiada foram os Jogos realizados na cidade de Saint Louis, no estado do Missouri, Estados Unidos. Da mesma maneira que os Jogos anteriores em Paris, eles foram novamente integrados a uma grande exposição e feira de negócios, desta vez a Louisiana Purchase Exhibition, sem nenhuma relação com o esporte. Também como em Paris, os Jogos foram alongados para uma duração de cinco meses, sendo inaugurados em 1 de julho e tendo seu encerramento em 23 de novembro de 1904.

 

Indignado com a situação, que em tudo repetia a desorganização e o descaso mostrado nos Jogos de Paris quatro anos antes, Pierre de Coubertin, mesmo recebendo uma carta do PresidenteTheodore Roosevelt implorando sua presença, recusou-se a comparecer a St. Louis para a cerimônia de abertura e permaneceu na Europa.

 

Por causa da grande distância transoceânica, vários países da Europa não comparecerem e os países participantes limitaram-se a 12, com 16 modalidades esportivas sendo disputadas, sendo que mais de três quartos dos 651 atletas presentes (645 homens e 6 mulheres) eram dos próprios Estados Unidos, o que explica a grande quantidade de medalhas conquistadas pelo país anfitrião e a enorme diferença no Quadro de Medalhas para o segundo colocado.

5ª Edição

Estocolmo 1912

Após a realização dos jogos intermediários de 1906 na Grécia, considerados não-oficiais e que não tiveram seus resultados computados pelo Comitê Olímpico Internacional, os Jogos da IV Olimpíada foram realizados em Londres, Grã-Bretanha, entre 27 de abril e 31 de outubro de 1908. Originalmente deveriam ser realizados em Roma, mas uma erupção do vulcão Vesúvioobrigou as autoridades italianas a usar todos seus recursos econômicos para combater os efeitos da tragédia e a desistir de sediar os Jogos, que acabaram por serem transferidos para a capital britânica.

 

Considerados os primeiros Jogos realmente bem organizados para um evento deste porte, após os fracassados e improvisados Jogos de Paris e Saint Louis, apesar de terem novamente sua duração alongada por mais de seis meses, eles obtiveram o empenho pessoal do Rei da Inglaterra para sua realização e se desenrolaram no primeiro complexo olímpico construído, o Shepperd’s Bush Stadium, em White City, subúrbio londrino, com capacidade para cem mil espectadores e que constava de estádio de futebol, pista de atletismo, piscina, pista de ciclismo e instalações para a ginástica e a luta.

 

Inaugurados pelo Rei Eduardo VII, os Jogos tiveram a participação de 22 nações e 2.008 atletas, entre eles 37 mulheres, que disputaram provas em três esportes diferentes: tênis, ginástica epatinação no gelo, embrião dos futuros Jogos de Inverno, do total de 24 modalidades. Foi nestes Jogos que a Grã-Bretanha, a dona da casa, pela primeira e única vez, liderou o quadro de medalhas em uma olimpíada, num total de 145 sendo 56 de ouro, mais do dobro de seus então mais ferrenhos adversários, os norte-americanos.

www.malaparadois.com - Dicas de Viagens & Lifestile em um único site!

Os Jogos Olímpicos de 1912 realizaram-se em Estocolmo, capital da Suécia, entre 5 de Maio e 27 de Julho com a participação de 2407 atletas (48 mulheres) de 28 nações. Abertos oficialmente pelo Rei Gustavo V, os já bastante concorridos, prestigiados e famosos Jogos foram um modelo da eficiência sueca e o primeiro a que compareceram atletas de todos os cincocontinentes representados na bandeira olímpica.

 

Dotados de uma estrutura nunca antes vista, estes foram os primeiros Jogos que utilizaram um, na época, moderno sistema de som com alto-falantes espalhados pelo complexo olímpico e pelacidade, para informar sobre os resultados de cada esporte disputado; além disso, Estocolmo usou pela primeira vez um sistema de fotografias e cronometragem semi-eletrônica, para marcação dos tempos na natação e no atletismo.

 

Foram também os primeiros onde houve uma cerimônia coreografada de abertura, antes da entrada da delegações nacionais, realizada por duzentos jovens vestidos de branco no centro do gramado do Estádio Olímpico.

 

Portugal fez nesta edição a sua estréia nos Jogos Olímpicos, onde um atleta de sua delegação teve a fatalidade de proporcionar a mais triste nota da competição: o jovem fundista Francisco Lázaro, carpinteiro de apenas 21 anos, morreu de desidratação e ataque cardíaco após correr 30 km da Maratona e abandonar a prova.

6ª Edição

Berlim 1912

Os Jogos da VI Olimpíada da Era Moderna nunca foram realizados, devido à Primeira Guerra Mundial. Os jogos seriam realizados em Berlim, Alemanha.

 

Em Maio de 1912, o Comité Olímpico Internacional escolheu Berlim como cidade organizadora dos Jogos da VI Olimpíada, em detrimento de Alexandria e Budapeste. Quando se iniciou a primeira guerra mundial, em 1914 os preparativos dos jogos não foram interrompidos, pois não se previa que a guerra durasse tantos anos, mas o prolongamento do conflito tornou impossível a realização do evento.

 

Os jogos deveriam ser realizados em torno do Deutsche Stadion (Estádio Alemão), construído entre 1912 e 1913 especialmente para o evento.

7ª Edição

Antuérpia 1920

www.malaparadois.com - Dicas de Viagens & Lifestile em um único site!

Jogos Olímpicos de Verão de 1920, oficialmente conhecidos como Jogos da VII Olimpíada, foram os Jogos Olímpicos realizados em Antuérpia, na região da Flandres, na Bélgica, numa homenagem do COI ao sofrimento infligido ao povo belga durante a I Guerra Mundial, que inclusive impediu a realização dos jogos de 1916, anteriormente marcados para Berlim. Atletas de 29 países, num total de 2 561 homens e 65 mulheres, participaram de 24 esportes, num total de 154 modalidades. Abertos pelo rei Alberto em 20 de abril, eles duraram até 12 de setembro.

 

Os jogos de Antuérpia foram notáveis pelo fato de, neles, ser hasteada, pela primeira vez, a bandeira olímpica (branca com cinco anéis no centro representando os cinco continentes), ter havido uma pioneira revoada de pombos simbolizando a paz e ter sido feito o juramento dos atletas, lido pelo esgrimista e jogador de pólo aquático Victor Boin.

 

Em Antuérpia, o Brasil fez a sua estreia nos jogos Olímpicos, deixando marcada sua presença ao conquistar três medalhas, uma delas de ouro, no tiro.

8ª Edição

Paris 1924

www.malaparadois.com - Dicas de Viagens & Lifestile em um único site!

9ª Edição

Amsterdam 1928

Jogos Olímpicos de Verão de 1924, oficialmente Jogos da VIII Olimpíada, foram os Jogos Olímpicos realizados em Paris, França, entre 4 de maio e 27 de julho, com a participação de 2956 atletas, entre eles 136 mulheres, representando 44 países, um recorde até então, para felicidade e glória de Pierre de Coubertin, que via os Jogos voltarem à sua terra natal, após vinte anos, bastante revigorados, com a presença de 1000 jornalistas e a primeira transmissão radiofônica das provas. Estes foram os últimos Jogos organizados sob a presidência do Barão de Coubertin.

10ª Edição

Los Angeles 1932

www.malaparadois.com - Dicas de Viagens & Lifestile em um único site!
www.malaparadois.com - Dicas de Viagens & Lifestile em um único site!

Jogos Olímpicos de Verão de 1928 oficialmente Jogos da IX Olimpíada foram os Jogos Olímpicos realizados em 1928 na cidade de Amesterdão, (Países Baixos), entre 17 de maio e 12 de agosto daquele ano, num clima de paz e prosperidade que viria a anteceder vinte anos de guerras e incertezas econômicas, com a participação de 3 014 atletas, entre eles 290 mulheres, representando 46 países, dois a mais que os Jogos anteriores, disputando dezesseis modalidades esportivas.

 

Nestes Jogos, as mulheres puderam finalmente passar a competir no atletismo e a norte-americana Betty Robinson foi a primeira mulher a conquistar uma medalha de ouro neste esporte, na prova dos 100 m rasos.

 

O nível de competividade aumentou, com a volta às Olimpíadas dos países derrotados na Primeira Guerra Mundial e até então proibidos de participarem: Alemanha, Áustria, Hungria e Bulgária. Estes foram os primeiros Jogos sem a presença e a liderança de Pierre de Coubertin, que, doente, não compareceu, permanecendo em seu refúgio na Suíça.

 

A cerimônia de abertura foi realizada de maneira grandiosa no belo estádio Olympisch, construído para os Jogos, com lugar para 65 000 espectadores, que prestigiaram em massa o evento e o mundo viu pela primeira vez a chama olímpica ser acesa no estádio, trazida de Olímpia especialmente para a ocasião. O revezamento que transportaria a chama da Grécia até o local dos Jogos só seria introduzido em Berlim, oito anos depois.

11ª Edição

Berlim 1936

Jogos Olímpicos de Verão de 1932 ou Jogos da X Olímpiada foram realizados em Los Angeles, no estado da Califórnia, Estados Unidos, entre 30 de julho e 14 de agosto, com a participação de 1332 atletas, sendo 126 mulheres, representando 37 países, em 16 modalidades esportivas.

 

Após quase três décadas na Europa, os Jogos Olímpicos atravessaram o Atlântico e a América até a ensolarada Califórnia, a única região do país que tinha sobrevivido economicamente à queda na Bolsa de Valores de Nova Iorque. Por causa da distância, o número de participantes foi menor que os anteriores, mas os Jogos tiveram uma grande qualidade técnica, com a quebra de 18 recordes mundiais, e sendo introduzido o limite máximo de três competidores por país nas provas individuais, regra que perdura até nossos dias.

 

Em Los Angeles foi construída a primeira vila olímpica verdadeira da história, composta de setecentos chalés disposta em área adjacente ao monumental estádio Memorial Coliseum, sede dos Jogos com cento e cinco mil lugares, e onde eram oferecidos também os serviços de hospitais, corpo de bombeiros, refeitórios diversos, correios, ginásio para treinos, lavanderias, etc. Os organizadores também introduziram nestes Jogos os mais modernos serviços de cronometragem e fotografia eletrônica da chegada da época, construíram a mais espetacular e veloz pista deatletismo do mundo, feita com turfa esmagada, e criaram um processo rápido e profissional de divulgação de resultados para a imprensa, além de transmissão simultânea de toda a competição por duas estações de rádio.

 

E o mais importante: compactaram todos os eventos no prazo de duas semanas, sem interrupção, que a partir dali nortearia o sistema de disputa dos Jogos Olímpicos.

www.malaparadois.com - Dicas de Viagens & Lifestile em um único site!

Jogos Olímpicos de Verão de 1936 ou Jogos da XI Olimpíada foram os Jogos Olímpicos realizados em Bunda, capital e um dos 16 estados da Alemanha, entre 1 e 16 de agosto, com a participação de 3963 atletas, sendo 328 mulheres, representando 49 países, em 22 modalidades esportivas, tornando-se até então os mais grandiosos, bem realizados, ricos e politicamente explorados Jogos Olímpicos até então.

 

Abertos com grande pompa no espetacular e moderno Estádio Olímpico de Berlim por Adolf Hitler, esperavam todos que os arianos ganhassem. Infelizmente para o Führer, um pequeno grupo de atletas negros norte-americanos conquistou a maioria das medalhas do atletismo, a modalidade mais importante dos Jogos, liderados por Jesse Owens, que ganhou quatro medalhas de ouronos 100m, 200m, revezamento 4x100 (estafetas) e salto em distância (comprimento), no mais emblemático episódio da história dos Jogos Olímpicos. Mas por outro lado, a Alemanha liderou o quadro de medalhas, com 33 medalhas de ouro.

12ª Edição

1940

Os Jogos da XII Olimpíada da Era Moderna nunca foram realizadas, devido à Segunda Guerra Mundial. Os jogos seriam realizados em Tóquio, Japão. Com o início da Segunda Guerra Sino-Japonesa, em 1937, os jogos foram transferidos para Helsinki, Finlândia, onde foram cancelados completamente em 1939, após o início da guerra. Helsinki sediaria os jogos de verão de 1952, e Tóquio, os jogos de verão de 1964.

13ª Edição

1944

Os Jogos da XIII Olimpíada da Era Moderna nunca foram realizados devido à Segunda Guerra Mundial. Os jogos seriam realizados em Londres, Reino Unido; a XIV Olimpíada de Verão veio a ser realizada em Londres quatro anos depois, em 1948.

14ª Edição

Londres 1948

www.malaparadois.com - Dicas de Viagens & Lifestile em um único site!

Jogos Olímpicos de Verão de 1948 oficialmente Jogos da XIV Olimpíada, foram os Jogos Olímpicos realizados pela segunda vez em Londres - após doze anos de interrupção devido à II Guerra Mundial - de 29 de julho a 14 de agosto daquele ano. Assim como os Jogos de 1920 tinham acontecido em Antuérpia, como uma homenagem do Comitê Olímpico Internacional ao sofrimento do povo belga durante a Primeira Guerra Mundial, Londres teve a honraria de sediá-los pela segunda vez em virtude do martírio que a cidade havia sofrido durante a guerra, especialmente com os bombardeios perpetrados pela força aérea nazista durante o período de 1940-41, que devastaram a capital inglesa.

 

Depois de seis anos de um conflito com milhões de vítimas e um custo financeiro impossível de se calcular, tanto a Europa quanto a Grã-Bretanha estavam arrasadas economicamente, o que tornou extremamente árdua a tarefa de organizar os Jogos. De qualquer modo, os organizadores conseguiram fazer um evento digno, restaurando o famoso Estádio de Wembley para servir como palco central dos Jogos Olímpicos, que contou com a participação de 59 nações, com a presença de 4.104 atletas, 370 deles sendo mulheres, em 19 modalidades e foram abertos pelo Rei Jorge VI em pessoa.

15ª Edição

Helsinque 1952

www.malaparadois.com - Dicas de Viagens & Lifestile em um único site!

Jogos Olímpicos de Verão de 1952 ou Jogos da XV Olimpíada foram os Jogos Olímpicos realizados em Helsinque, Finlândia, pátria de alguns dos maiores atletas olímpicos de antes da II Guerra Mundial e de todos os tempos. E foram os maiores deles, Hannes Kolehmainen e Paavo Nurmi, os responsáveis pelo momento mais emocionante da abertura do evento, quando, já homens quase idosos, entraram no estádio conduzindo a tocha olímpica e acendendo a pira sagrada.

 

Participaram destes Jogos um total de 4.955 atletas, sendo 519 deles mulheres, representando 69 nações, um recorde até então.

16ª Edição

Melbourne 1956

www.malaparadois.com - Dicas de Viagens & Lifestile em um único site!

Jogos Olímpicos de Verão de 1956 ou Jogos da XVI Olimpíada foram os primeiros Jogos Olímpicos a finalmente atravessarem a linha do Equador e instalarem-se no Hemisfério Sul, mais precisamente no Melbourne Cricket Ground, na cidade de Melbourne, capital do estado de Vitória, Austrália, que foi eleita cidade-sede por apenas um voto de diferença, entre os dias 22 de novembro a 8 de dezembro, com a participação de 72 nações, representadas por 3314 atletas, sendo 376 mulheres.

 

Pela primeira vez uma das modalidades esportivas dos Jogos não foram realizadas nem na cidade nem no país anfitrião, com o hipismo sendo transferido para Estocolmo, Suécia, e disputado cinco meses antes de Melbourne, graças as severas leis australianas relativas à quarentena de animais que impediam a entrada de cavalos estrangeiros no país.

 

Pela primeira vez, a política internacional se tornou protagonista dos Jogos. A Guerra Fria, no seu início, foi responsável pelos primeiros boicotes e desistências dos Jogos Olímpicos. Posteriormente seus reflexos seriam sentidos em todas as edições até o final do século XX.

 

A invasão da Hungria por tropas soviéticas naquele ano causou a desistência da Espanha, Países Baixos e Suíça. Os egípcios, os iraquianos e libaneses boicotaram o evento em protesto pela presença anglo-francesa, então intervindo com tropas na questão do Canal de Suez. Além disso, uma discussão incontornável entre China e Taiwan fez com que a primeira se recusasse a comparecer devido à presença da segunda, num conflito que demoraria 28 anos para ser resolvido. Apesar dos boicotes, algumas dessas nações participaram das competições equestres em Estocolmo.

17ª Edição

Roma 1960

www.malaparadois.com - Dicas de Viagens & Lifestile em um único site!
www.malaparadois.com - Dicas de Viagens & Lifestile em um único site!

Jogos Olímpicos de Verão de 1960 oficialmente Jogos da XVII Olimpíada foram os Jogos Olímpicos realizados em Roma, a Cidade Eterna, capital da Itália, cinqüenta e dois anos após a cidade ser obrigada a desistir da organização dos Jogos por causa de uma erupção do vulcão Vesúvio, que consumiu a maior parte dos recursos do Estado no atendimento às vítimas da catástrofe. Tendo finalmente sua oportunidade, os romanos aproveitaram para juntar a tradição anciã dos gregos com sua própria história. As competições de levantamento de peso foram realizadas na Basílica de Maxentius, a ginástica nas Termas de Caracala e o Arco de Constantino, o famoso monumento em homenagem ao primeiro imperador romano cristão, marcou a chegada da maratona.

 

Abertos em 25 de agosto e se estendendo até 11 de setembro, os Jogos de Roma tiveram a participação de 5.348 atletas, com o número expressivo de 611 mulheres entre eles, representando 83 países dos cinco continentes e foram, pioneiramente, transmitidos ao vivo por mais de cem canais de televisão de 18 países da Europa e mostrados em vídeo tape horas depois nos Estados Unidos, Canadá e Japão.

www.malaparadois.com - Dicas de Viagens & Lifestile em um único site!

18ª Edição

Tóquio 1964

www.malaparadois.com - Dicas de Viagens & Lifestile em um único site!

Jogos Olímpicos de Verão de 1964 oficialmente Jogos da XVIII Olimpíada foram os Jogos Olímpicos realizados em Tóquio, no Japão, entre 10 e 24 de outubro de 1964, os primeiros a ser realizados na Ásia. A cidade já tinha conquistado o direito de realizá-los em 1940, mas a invasão da China pelo Japão os transferiu para Helsinque, na Finlândia. Com a eclosão da II Guerra Mundial em 1939, os Jogos de 1940 foram cancelados.

 

Abertos pelo Imperador Hirohito em pessoa, com a presença de 5.151 atletas de 93 nações, o momento mais simbólico do evento foi a entrada no estádio, carregando a tocha olímpica, do jovem Yoshinori Sakai, de 19 anos, nascido em Hiroshima no dia 6 de agosto de 1945, o mesmo dia em que a bomba atômica foi detonada sobre a cidade. Sua escolha foi uma homenagem às vítimas do holocausto nuclear e um apelo à paz mundial.

19ª Edição

Cidade do México 1968

www.malaparadois.com - Dicas de Viagens & Lifestile em um único site!

Jogos Olímpicos de Verão de 1968 oficialmente Jogos da XIX Olimpíada foram realizados na Cidade do México entre 12 e 27 de outubro de 1968. Pela primeira vez os Jogos foram sediados na América Latina e a altitude de 2.300m acima do nível do mar da capital federal mexicana gerou controvérsias sobre os danos que o ar mais rarefeito poderia causar no desempenho dos atletas.

 

Realmente, a altitude prejudicou o desempenho dos atletas nas provas de resistência e de longa distância, como o ciclismo, a natação e a maratona, mas em compensação ajudou a provocar uma chuva de recordes mundiais e olímpicos nos eventos mais curtos e de esforço mais rápido como as corridas de menos de 800m, halterofilismo, lançamento de dardo e outros.

O ano de 1968 foi um ano bastante confuso e violento, com a guerra do Vietnã, a Revolução Cultural na China, a invasão soviética da Tchecoslováquia tendo como consequência a Primavera de Praga , revoltas estudantis, marchas pelos direitos civis e enfrentamentos raciais por todo o planeta. O México também deu sua contribuição ao clima que marcava esta época, quando tropas federais do governo reprimiram com violência centenas de estudantes durante manifestações na Praça das Três Culturas, dez dias antes da cerimônia de abertura dos Jogos, no que ficou conhecido como o Massacre de Tlatelolco, manchando irremediavelmente o espírito olímpico pregado pelo COI e por seu fundador, o Barão de Coubertin, quase provocando o cancelamento do evento.

Pela primeira vez o número de nações participantes passava da centena, numa demonstração de prestígio, interesse e popularidade inegáveis conquistados pelos Jogos Olímpicos, que atraíram o comparecimento de 112 países, num total de 5.516 atletas, sendo 781 do sexo feminino.

Nesta edição o percurso da tocha olímpica seguiu a mesma rota feita pelo navegador Cristóvão Colombo quando descobriu a América, saindo da Espanha, passando pelas Bahamas até chegar a Vera Cruz na costa mexicana. A conclusão do revezamento trouxe pela primeira vez na história uma mulher – a atleta Enriqueta Basílio – que teve a honra de entrar no estádio lotado carregando a tocha para acender a pira olímpica.

Esta edição também ficou marcada como os Jogos dos atletas afro-americanos, tanto pela sua performance espetacular nos eventos que participaram, quanto pelos inéditos protestos políticos e raciais que trouxeram para dentro do apolítico movimento olímpico.

20ª Edição

Munique 1972

www.malaparadois.com - Dicas de Viagens & Lifestile em um único site!

Jogos Olímpicos de Verão de 1972 oficialmente Jogos da XX Olimpíada foram os Jogos realizados em Munique, cidade mais populosa do estado da Baviera na então Alemanha Ocidental, entre 26 de agosto e 11 de setembro de 1972 e até o começo de setembro estavam sendo considerados os melhores, mais pacíficos e tecnicamente perfeitos de todos os tempos, quando foram transformados no maior pesadelo já ocorrido na história das Olimpíadas.

 

Com a participação recorde de 121 nações e 7 134 atletas, foram organizados pelos alemães para celebrar a paz e nos seus primeiros dez dias a competição esportiva de alto nível ali realizada maravilhava o mundo. Mas na madrugada do dia 5 de setembro, oito árabes do grupo terrorista Setembro Negro invadiram a vila olímpica, mataram dois membros da equipe deIsrael e fizeram outros nove de reféns. O que se seguiu, com a paralisação temporária dos Jogos e a morte de todos os reféns israelitas, ficou conhecido como o Massacre de Munique.

 

Com todas as bandeiras dos países participantes a meio mastro e uma missa no estádio olímpico em honra das vítimas, após 34 horas de interrupção os Jogos voltaram a acontecer, após a insistência e a célebre frase – para uns realista, para outros polêmica e para muitos, infame – do presidente do Comité Olímpico Internacional (COI), Avery Brundage: “Os Jogos devem continuar!” Anos depois, foram encontrados alguns dos telegramas diplomáticos que estavam nos arquivos. Neles, constata-se algo surpreendente: o COI e os organizadores alemães decidiram que interromper o evento poderia atrapalhar as operações policiais em curso. Mas outro motivo também foi apresentado: a TV alemã que havia pago milhões para mostrar a Olimpíada não tinha um plano B para colocar no ar uma programação alternativa. A tradução do documento encontrado diz o seguinte: "Foi decidido não interromper os Jogos.

 

Os motivos:

1. a possibilidade de que pará-los possa atrapalhar os esforços da polícia (de resgatar os reféns).

2. A televisão alemã não tem alternativas à programação".

21ª Edição

Montreal 1976

www.malaparadois.com - Dicas de Viagens & Lifestile em um único site!

Jogos Olímpicos de Verão de 1976 oficialmente Jogos da XXI Olimpíada, foram os Jogos Olímpicos realizados em Montreal, a maior cidade da província de Quebec, no Canadá, entre 17 de julho e 1 de agosto de 1976, com a participação de 6.804 atletas de 92 nações competindo em 21 esportes. Estes foram os primeiros Jogos marcados por um grande boicote. Lideradas pelaRepública do Congo, 26 nações africanas, o Iraque e a Guiana se recusaram a participar deles, em protesto pelo COI não suspender a Nova Zelândia, que havia autorizado sua seleção nacional de rugby a excursionar pela África do Sul, que se encontrava suspensa da comunidade internacional por causa da política racista do Apartheid.

 

A escolha de Montreal como sede dos Jogos, contra a candidatura de cidades importantes como Los Angeles e Moscou, não foi feliz no resultado final, apesar da boa organização e total segurança – reflexos dos ocorridos nos Jogos de Munique em 1972.

 

Financeiramente os Jogos foram um fracasso, causando o maior prejuízo econômico da história do evento até Atenas 2004, totalizando mais de 2 bilhões de dólares americanos em dívidas, levando a cidade a demorar mais de 40 anos para conseguir quitar as dívidas relacionadas ao evento. Seu ousado, caríssimo e problemático estádio olímpico até hoje permanece como um símbolo do fracasso desta edição. No campo esportivo, mais uma grande decepção. Pela primeira e única vez na história dos Jogos de Verão, o país anfitrião terminou a competição sem conseguir conquistar uma única medalha de ouro.

22ª Edição

Moscou 1980

www.malaparadois.com - Dicas de Viagens & Lifestile em um único site!

Jogos Olímpicos de Verão de 1980 oficialmente Jogos da XXII Olímpiada foram os Jogos Olímpicos realizados em Moscou, União Soviética entre 19 de julho e 3 de agosto de 1980, e que contaram com a participação de 5.179 atletas de 80 nações. Esta foi a edição com o menor número de participantes desde Melbourne, em 1956, devido ao maior boicote da história olímpica, quando a influência da política no esporte chegou a seu ponto mais alto e decisivo.

 

No final de 1979, como protesto contra a invasão soviética do Afeganistão, o presidente norte-americano Jimmy Carter anunciou o boicote de sua nação aos Jogos Olímpicos de Moscou no ano seguinte, convocando seus aliados pelo mundo a darem o mesmo exemplo; 69 países, um número três vezes maior do que as nações africanas que se recusaram a participar dos Jogos anteriores em Montreal por questões raciais, seguiram o caminho dos Estados Unidos, levando estes Jogos a um esvaziamento que afetou bastante o nível técnico de diversas modalidades. Mesmo assim, algumas marcas e desempenhos excepcionais foram realizados e até atletas de países que apoiaram a ação americana acabaram participando individualmente sob a bandeira olímpica.

 

Este início dos anos 80 representou o pior momento vivido pelos Jogos Olímpicos e pelo Comitê Olímpico Internacional em toda a sua existência com o esperado boicote a ser feito em troca pela URSS e seus aliados aos Jogos seguintes em Los Angeles, fazendo com que seus dirigentes temessem pela própria extinção das Olimpíadas.

23ª Edição

Los Angeles 1984

www.malaparadois.com - Dicas de Viagens & Lifestile em um único site!

Jogos Olímpicos de Verão de 1984 oficialmente Jogos da XXIII Olimpíada foram os Jogos Olímpicos realizados na cidade de Los Angeles, EUA, entre 28 de julho e 12 de agosto de 1984. Esta edição, assim como a anterior, também sofreu com um boicote, mas desta vez dos países do antigo bloco socialista, em retaliação ao boicote liderado pelos norte-americanos aos Jogos de Moscou, realizados quatro anos antes. Dos países do antigo bloco socialista somente Romênia,Benim e a República Popular do Congo e as então neutras República Popular da China eIugoslávia, que havia sediado meses antes os Jogos Olímpicos de Inverno de 1984, participaram dos Jogos.

 

Apesar do boicote, que mais uma vez prejudicou o nível técnico de várias modalidades dominadas pelos europeus do leste e pelos cubanos, Los Angeles foi candidata única para sede destes Jogos, devido ao receio geral provocado pelos grandes prejuízos econômicos sofridos por Montreal em seus Jogos de 1976 - recebeu a presença de um número recorde de atletas, 6.829 (1566 mulheres, outro recorde) de 140 países e teve cobertura de mais de 9.000 jornalistas de todo mundo.

 

A rica e imponente cerimônia de abertura, oficialmente feita pelo presidente Ronald Reagan, um californiano, ocorreu no mesmo estádio olímpico, o Los Angeles Memorial Coliseumcompletamente remodelado, onde foram realizadas as primeiras Olimpíadas de Los Angeles em 1932 e contou com a emoção da entrada da chama olímpica carregada pela neta de Jesse Owens, o mais emblemático dos heróis olímpicos americanos e grande nome dos Jogos de 1936 em Berlim, além do antológico voo do homem foguete, numa demonstração da tecnologia dos anfitriões.

Mas o mais importante fato destes Jogos foi o anúncio, feito pelo Presidente do Comitê Organizador Peter Ueberroth meses após seu término, de que eles haviam dado um lucro de 200 milhões de dólares, além do lucro indireto à própria cidade, o que comprovou que bem organizados e com competência organizacional, parceria com a iniciativa privada e bom senso na administração financeira, os Jogos Olímpicos poderiam ser economicamente viáveis, afastando a sombra de uma extinção provocada pela impossibilidade econômica que pairava sobre eles.

24ª Edição

Seul 1988

www.malaparadois.com - Dicas de Viagens & Lifestile em um único site!

Jogos Olímpicos de Verão de 1988, oficialmente denominados Jogos da XXIV Olimpíada, foram os Jogos Olímpicos realizados em Seul, Coreia do Sul, entre 17 de setembro e 2 de outubro, com a participação recorde de 159 países e 8 391 atletas.

 

Seul derrotou a cidade japonesa de Nagoya na disputa pelo direito de sediar os Jogos e gastou mais de setecentos bilhões de wons no evento, investindo em obras de infraestrutura e na construção de instalações esportivas, entre elas um Estádio Olímpico para cem mil pessoas. Após três edições de Jogos Olímpicos com grandes boicotes, Seul viu o enfrentamento direto das grandes potências União Soviética, Estados Unidos e Alemanha Oriental, que venceram a maioria das competições. Cuba, Coreia do Norte, Nicarágua e Etiópia, entretanto, não enviaram delegações a Seul.

 

Tênis e tênis de mesa foram incorporados ao programa dos Jogos, elevando o total de eventos a 237. Os destaques individuais da competição foram a nadadora alemã oriental Kristin Otto, que conquistou seis medalhas de ouro, e o também nadador Matt Biondi, dos Estados Unidos, que ganhou sete medalhas, sendo cinco de ouro. A tenista Steffi Graf entrou para a história como a única a conquistar o Golden Slam real e o halterofilista turco Naim Süleymanoğlu venceu com folga sua categoria, levantando mais peso que todos os competidores da categoria acima da sua.

Por outro lado, os Jogos de Seul ficaram marcados por escândalos de doping, o mais famoso deles envolvendo o corredor canadense Ben Johnson, que venceu a prova dos 100 metros do atletismo e teve sua medalha retirada dois dias depois, quando o exame antidoping deu resultado positivo. A maioria dos casos de desclassificação ocorreu no halterofilismo, levando as equipes da Bulgária e da Hungria a abandonarem a competição devido aos exames.

 

Mais de quinze mil jornalistas estiveram na capital sul-coreana para os Jogos, que tiveram imagens transmitidas para 140 países, tornando esta edição a mais assistida da história até aquele momento. O evento contribuiu para o crescimento econômico da Coreia do Sul e para o reposicionamento da imagem internacional do país, que recebeu nos anos seguintes diversos eventos de nível mundial, como a Copa do Mundo FIFA de 2002.

25ª Edição

Barcelona 1992

www.malaparadois.com - Dicas de Viagens & Lifestile em um único site!

Jogos Olímpicos de Verão de 1992 oficialmente Jogos da XXV Olimpíada foram realizados em Barcelona, na Catalunha, Espanha, cidade do então presidente do Comitê Olímpico Internacional, Juan Antonio Samaranch, entre 25 de julho e 9 de agosto daquele ano. Foi a primeira edição desde Munique 1972 em que todos os Comitês Olímpicos Nacionais estiveram presentes, totalizando 169 nações que enviaram 9356 atletas.

 

Como consequência da mudança geopolítica do momento, exatos seis meses antes dos jogos, a União Soviética e doze territórios optaram por formar uma Equipe Unificada, composta pelos então onze países da Comunidade dos Estados Independentes mais a Geórgia. Os três países bálticos formados por Estônia, Letônia e Lituânia optaram por enviar suas próprias equipes. AÁfrica do Sul, retornou aos Jogos após a suspensão de 32 anos ocasionada pelo regime do apartheid. A Alemanha competiu como uma única nação após a reunificação, fato que não ocorria desde a formação da Equipe Alemã Unida entre 1956 e 1964. O desmembramento da Iugoslávia levou a Croácia, Bósnia e Herzegovina e Eslovênia a participarem com suas próprias equipes nacionais. A então República Federal da Iugoslávia estava sob embargo das Nações Unidas devido a Guerra Civil, mas numa forma de não punir os atletas iugoslavos eles tiveram a participação autorizada como Participantes Olímpicos Independentes, isto fez com que a Iugoslávia perdesse as respectivas vagas nos esportes coletivos.

Durante a preparação dos Jogos, a cidade de Barcelona experimentou grandes mudanças na infra-estrutura que ocorreu na execução e construção de estradas e telecomunicações, e alterações de todas as partes da cidade, tornando-se uma característica diferente. Os jogos em si foram caracterizados por um estilo mediterrânico e de hospitalidade calorosa.

26ª Edição

Atlanta 1996

www.malaparadois.com - Dicas de Viagens & Lifestile em um único site!

Jogos Olímpicos de 1996, oficialmente Jogos da XXVI Olimpíada, foram os Jogos realizados em Atlanta, capital do estado de Geórgia, nos Estados Unidos, entre 19 de julho e 4 de agosto de1996. Marcaram os 100 anos dos Jogos Olímpicos da Era Moderna, sendo abertos pelo presidente dos Estados Unidos Bill Clinton. Os então 197 Comitês Olímpicos Nacionais filiados ao Comitê Olímpico Internacional enviaram suas delegações, num total de 10 318 atletas, sendo 3512 deles mulheres, competindo em 30 esportes.

 

A comunidade olímpica internacional acreditava ser direito de Atenas, uma das candidatas e berço tanto dos Jogos da antiguidade quanto da Era Moderna, de sediar os Jogos no seu centenário. Entretanto, os delegados do Comitê Olímpico Internacional, na 96ª Sessão da entidade em 18 de setembro de 1990, em Tóquio, elegeram Atlanta como sede com 51 votos, contra 35 da cidade grega.

A escolha provocou protestos e acusações de suborno aos membros do COI foram inclusive veiculadas, sem provas. Além disso, os Jogos de Atlanta, que se esperava serem perfeitos pelos vultosos recursos investidos em sua organização, apresentaram vários percalços, como um inesperado problema nos transportes que ocasionou grandes engarrafamentos pela cidade no período de disputas, dificultando a locomoção entre os locais de competição, o calor intenso durante as apresentações e o mais grave deles, um atentado cometido com a explosão de uma bomba no Centennial Olympic Park, que resultou na morte de duas pessoas e ferimentos em outras 111.

 

Em seu discurso de encerramento, o então presidente do COI, Juan Antonio Samaranch, referiu-se aos Jogos recém-terminados com um "Bom trabalho, Atlanta" ao invés do costumeiro "Estes foram os melhores Jogos da história", usado até então.

27ª Edição

Sydney 2000

www.malaparadois.com - Dicas de Viagens & Lifestile em um único site!

Jogos Olímpicos de 2000 oficialmente Jogos da XXVII Olimpíada foram um evento multiesportivo realizado em Sydney, na Austrália, entre 13 de setembro e 1 de outubro de 2000, com acerimônia de abertura ocorrendo em 15 de setembro. 

 

Foi a segunda vez que as Olimpíadas foram realizadas no hemisfério sul, sendo a primeira em Melbourne em 1956. Apesar de serem oficialmente os Jogos Olímpicos de Verão de 2000, os Jogos de Sydney ocorreram entre o fim do inverno e o início da primavera australiana.

 

Competiram 10.651 atletas de 199 países, em 300 eventos esportivos de vinte e oito modalidades.

28ª Edição

Atenas 2004

www.malaparadois.com - Dicas de Viagens & Lifestile em um único site!

Jogos Olímpicos de 2004 oficialmente Jogos da XXVIII Olimpíada[1] foram um evento multiesportivo realizado em Atenas, capital da Grécia, entre 11 e 29 de agosto. Foi a segunda edição deJogos Olímpicos realizada na cidade, 108 anos após a primeira.

Durante os dezoito dias de disputa, 10 625 atletas de 201 nações competiram em 301 eventos de 28 modalidades.

 

Após um período de dúvidas em relação à capacidade da Grécia de realizar os Jogos, causadas pelo atraso nas obras de construção e reforma dos locais de competição, Atenas contou com uma grande popularidade. 3,9 bilhões de pessoas em todo o mundo acompanharam as competições por mais de trezentos canais de televisão, um recorde na história olímpica.

 

Alguns locais de competição trouxeram uma grande carga de história: o estádio da cidade de Olímpia em que foram disputados os Jogos na Antiguidade recebeu as provas de arremesso de peso. A cidade de Maratona recebeu a largada das provas que levam o nome da cidade. Os atletas repetiram o trajeto feito pelo herói grego Fidípides cerca de 2.500 anos antes. A chegada das provas e as competições de tiro com arco ocorreram no Estádio Panathinaiko, palco central dos Jogos de 1896. Ao lado dessas, modernas instalações, como o Estádio Olímpico, totalmente reformado para receber o atletismo, a final do futebol e as cerimônias de abertura e encerramento.

 

Onze cidades expressaram interesse em realizar os Jogos da XXVIII Olimpíada. Devido ao grande número de inscritos, o Comitê Olímpico Internacional decidiu dividir pela primeira vez processo de eleição em duas fases.

 

Na primeira fase, seis cidades foram eliminadas: Istambul, Lille, Rio de Janeiro, San Juan, Sevilha e São Petersburgo. A eleição da cidade-sede ocorreu durante a 106.ª sessão do Comitê Olímpico Internacional, no dia 5 de setembro de 1997 na própria instituição em Lausanne, Suíça.

 

Sete anos antes, Atenas havia perdido a eleição para os Jogos de 1996. Dessa vez, a cidade grega ficou à frente das outras concorrentes. Na última, a cidade grega derrotou Roma e ganhou o direito de sediar os Jogos da XXVIII Olimpíada

29ª Edição

Pequim 2008

www.malaparadois.com - Dicas de Viagens & Lifestile em um único site!

Jogos Olímpicos de 2008 oficialmente Jogos da XXIX Olimpíada foram um evento multiesportivo realizado em Pequim, na República Popular da China, de 8 (à exceção do futebol, que teve início em 6 de agosto) a 24 de agosto de 2008. Um total de 10 500 atletas competiram nos 302 eventos dos 28 esportes, totalizando um evento a mais que os Jogos de 2004, em Atenas. Os Jogos de Pequim marcaram a primeira ocasião em que uma edição dos Jogos Olímpicos, seja ela de Verão ou Inverno, foi realizada na China, que foi a 22ª nação a abrigar o evento.

 

Como os eventos do hipismo ocorreram em Hong Kong, essa foi a terceira vez na história que os Jogos foram realizados por dois Comitês Olímpicos Nacionais (CON). Em 1956, as competições de hipismo ocorreram em Estocolmo, na Suécia, enquanto que os outros eventos ocorreram em Melbourne, na Austrália. Anteriormente, nos Jogos Olímpicos de Verão de 1920, disputados naAntuérpia, as últimas duas regatas da classe 12 pés da vela foram realizadas nos Países Baixos. Os Jogos de 2008 foram consagrados a Pequim pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) em 13 de julho de 2001. O logotipo oficial dos Jogos, intitulado Dancing Beijing, traz uma caligrafia estilizada do carácter chinês jīng (京, capital), referindo-se à cidade sede. Novos Comitês Olímpicos Nacionais foram reconhecidos pelo COI e compuseram um número recorde de nações participantes.

 

O governo chinês não mediu esforços para tentar realizar os maiores Jogos Olímpicos da história e investiu bastante na infraestrutura que acercou o evento, mais de US$ 42 bilhões. Um total de 37 locais foram usados para abrigar as competições, sendo doze deles inteiramente construídos especialmente para o evento. Durante a cerimônia de encerramento, o presidente do Comitê Olímpico Internacional, Jacques Rogge, declarou que foram "Jogos verdadeiramente excepcionais", após mais cedo afirmar que não tinha "absolutamente nenhuma lamentação" sobre a escolha de Pequim em sediar os Jogos. A escolha da China como país anfitrião gerou alguns protestos de políticos e organizações não governamentais pelo fato do país não respeitar osdireitos humanos. Outros, entretanto, advertiram contra a politização dos Jogos.

 

Os Jogos proporcionaram a quebra de 43 recordes mundiais e 132 recordes olímpicos. Um total de 87 nações conquistaram medalhas durante os Jogos. Os atletas chineses conquistaram 51 medalhas de ouro, o segundo melhor desempenho de uma delegação na história moderna dos Jogos, com exceção das edições em que ocorreram boicotes. Michael Phelps, dos Estados Unidos, quebrou o recorde de maior número de medalhas de ouro em uma única edição de Jogos Olímpicos, e maior número de medalhas de ouro de um atleta olímpico. Usain Bolt, da Jamaica, assegurou o título simbólico de "homem mais rápido do mundo" ao bater o recorde mundial dos 100m e 200 metros rasos. Logo após os Jogos Olímpicos, foram realizados os Jogos Paralímpicos, de 6 a 17 de setembro.

 

A China voltou a sediar uma edição de Jogos Olímpicos em 2014, quando Nanquim recebeu os Jogos Olímpicos de Verão da Juventude de 2014. Pequim sediará novamente os Jogos Olímpicos após ser eleita sede dos Jogos Olímpicos de Inverno de 2022, sendo a primeira cidade a sediar as duas versões dos Jogos.

30ª Edição

Londres 2012

www.malaparadois.com - Dicas de Viagens & Lifestile em um único site!
www.malaparadois.com - Dicas de Viagens & Lifestile em um único site!

Jogos Olímpicos de 2012, oficialmente Jogos da XXX Olimpíada, mais comumente Londres 2012, foram os Jogos Olímpicos realizados na cidade de Londres, de 27 de julho a 12 de agostode 2012. Após estes Jogos realizaram-se, na mesma cidade, os Jogos Paralímpicos de Verão de 2012, entre 29 de agosto e 9 de setembro.

 

Londres foi a primeira cidade a sediar oficialmente os Jogos Olímpicos da Era Moderna, por três vezes - as anteriores foram em 1908 e 1948.

 

O principal palco das Olimpíadas foi o Estádio Olímpico de Londres, construído no Parque Olímpico. Sua capacidade é de 80.000 espectadores. Com toda estrutura em aço, o estádio recebeu a cerimônia de abertura em 27 de julho. A cerimônia de encerramento (12 de agosto) assim como todas as provas de atletismo ocorreu neste estádio.

 

As cerimônias de abertura e encerramento foram vistas pela televisão por, aproximadamente, 4 bilhões de pessoas no mundo todo.

 

A Tocha Olímpica foi anunciada em 26 de maio de 2010. Ela passou pelas mãos de, aproximadamente, 8.000 pessoas, durante 70 dias antes do evento. A tocha saiu da Grécia em 18 de maio e chegou a Londres no dia 21 de julho de 2012.  Antes da cerimônia de abertura, a tocha olímpica foi conduzida por sete dias dentro da cidade de Londres.

 

Os ingressos tiveram cores diferentes, de acordo com o local onde a modalidade esportiva será disputada. Cada ingresso apresentou também um desenho que simboliza um esporte. Para que não houvesse falsificações, os ingressos apresentaram recursos como, por exemplo, código de barras, holograma e nome do comprador impresso. 

 

Os mascotes das Olimpíadas de Londres se chamam Wenlock e Mandeville. São duas gotas de aço feitas em animação de cartoon.

31ª Edição

Rio de Janeiro 2016

www.malaparadois.com - Dicas de Viagens & Lifestile em um único site!

Jogos Olímpicos de 2016 oficialmente Jogos da XXXI Olimpíada, mais comumente Rio 2016, será um evento multiesportivo realizado em agosto de 2016, na cidade do Rio de Janeiro, Brasil.

 

A escolha foi feita durante a 121ª Sessão do Comitê Olímpico Internacional, que aconteceu em Copenhague, Dinamarca, em 2 de outubro de 2009. Os Jogos Paralímpicos de Verão de 2016 serão sediados na mesma cidade e organizados pelo mesmo comitê.

 

Será a primeira vez que os Jogos Olímpicos serão sediados na América do Sul e a segunda vez na América Latina, depois da Cidade do México 1968. Será também a terceira vez que acontecerão no hemisfério sul, depois de Melbourne 1956 e Sydney 2000. Além disso, será também a oitava vez que o Brasil sediará um grande evento multiesportivo.

 

O evento ocorrerá entre os dias 5 e 21 de agosto de 2016 e as Paraolimpíadas serão entre 7 e 18 de setembro do mesmo ano. O local de abertura e encerramento será no Estádio do Maracanã. Serão disputadas 28 modalidades, duas a mais em relação aos Jogos Olímpicos de Verão de 2012. O Comitê Executivo do COI sugeriu as inclusões do rugby sevens e do golfe, e foram aprovados durante a 121ª Sessão.

 

O estádio do Maracanã foi totalmente reformado e modernizado. Sua capacidade atual é de 82.000 espectadores. 

 

 

As cerimônias de abertura e encerramento serão vistas pela televisão por, aproximadamente, 4,5 bilhões de pessoas no mundo todo (estimativa).

 

 

A expectativa é de que participem, nas Olimpíadas 2016, cerca de 10.500 atletas de 206 nações.

 

 

Modalidades:

 

Ao todo serão disputadas 28 modalidades olímpicas, duas a mais (Rúgbi de sete e Golfe) do que as dos Jogos Olímpicos de 2012.

 

 

As Olimpíadas do Rio 2016 contará com dois animados mascotes. Representando a fauna e a flora, eles são: Vinícius (representa os animais do Brasil) e Tom (representa as plantas do Brasil). Os nomes são justas homenagens a dois grandes compositores da música popular brasileira: Vinícius de Moraes e Tom Jobim.

 

 

Locais de competição:

 

As provas ocorrerão em 32 locais de competição em quatro regiões (zonas) da cidade do Rio de Janeiro:

 

 

Zona Barra

 

- Centro Olímpico de Treinamento: basquetebol, handebol, judô, lutas e taekwondo

- Centro Olímpico de Hóquei: hóquei sobre a grama

- Centro Olímpico de Tênis: tênis

- Velódromo Olímpico do Rio: ciclismo de pista

- Centro Aquático Maria Lenk: polo aquático e saltos ornamentais

- Estádio Olímpico de Desportos Aquáticos: nado sincronizado e natação

- Arena Olímpica do Rio: ginástica artística, ginástica rítmica e ginástica de trampolim

- Riocentro: badminton, halterofilismo e tênis de mesa e boxe.

- Condomínio Reserva Uno: golfe

 

 

Zona Deodoro

 

- Centro Nacional de Hipismo: hipismo

- Centro Nacional de Tiro: tiro esportivo

- Parque do Pentatlo Moderno: pentatlo moderno

- Arena de Deodoro: esgrima

- Parque Radical: BMX, canoagem slalom e mountain bike

 

 

 

Zona Maracanã

 

- Estádio do Maracanã: cerimônias de abertura e encerramento e finais do futebol. 

- Estádio Olímpico João Havelange: competições de atletismo. 

- Praia de Copacabana: sede da maratona aquática, do voleibol de praia e do triatlo. 

- Ginásio do Maracanãzinho: voleibol

- Sambódromo da Marquês de Sapucaí: tiro com arco e chegada da maratona

- Estádio São Januário: rugby de sete

 

 

Zona Copacabana

 

- Lagoa Rodrigo de Freitas: canoagem velocidade e remo

- Praia de Copacabana: maratona aquática,  voleibol de praia e triatlo

- Marina da Glória: vela

- Parque do Flamengo: ciclismo de estrada e marcha atlética

 

www.malaparadois.com - Dicas de Viagens & Lifestile em um único site!
www.malaparadois.com - Dicas de Viagens & Lifestile em um único site!
www.malaparadois.com - Dicas de Viagens & Lifestile em um único site!

"Às vezes o que falta para alguém viajar é uma boa dica e uma boa história"

 

malaparadois - Dicas de Viagens & Lifestyle em um único site!

Curtam a Fanpage do malaparadois no facebook!