Terms of Use & Privacy Policy

#Islândia
Islândia

Islândia... Uma terra

surpreendente!

 

 

Por que ir?

Com uma história rica e fascinante, a segunda maior ilha européia (depois da Grã-Bretanha), foi descoberta por navegadores escandinavos no século IX.

Matéria: Fingal Eileen, Ronan Bjvrisvk e Erieanna Klvjörnee

Está é uma matéria cedida e com impressões particulares dos nossos colaboradores. O malaparadois não expôs nenhuma impressão sobre a Islândia e as fotos aqui expostas são de responsabilidade dos colaboradores.

#Reykjavík

A capital Reykjavik foi fundada em 874 e o Althing, o mais antigo Parlamento em funcionamento do mundo, em 930. O lendário Erik, o vermelho, que já foi retratado em filme por Hollywood - Erik O Viking (um filme escrito e dirigido por Terry Jones em 1989), teve como base a Islândia para conquista da Groenlândia.

Além das belas paisagens bucólicas, o país ficou conhecido recentemente pelo seu impronunciável vulcão Eyjafjallajökull, que lançou cinzas em 2010 por importantes rotas aéreas do norte da Europa, e fechou o espaço aéreo trazendo medo aos islandeses (nem só aos islandeses, o mundo todo tremeu!).

Rota 1

Rota 1

Iceland

Iceland

Eyjafjallajokull

Eyjafjallajokull

Iceland

Iceland

Þingvellir

Þingvellir

Mas o pais possui bastante coisas a oferecer ao turista. A Ilha possui mais de 170 piscinas geotérmicas, várias geleiras, lagos, a bela cascata de Gulfoss e o Parque Nacional Þingvellir (Thingvellir). Estes estão entre as principais atrações. Um paraíso para quem curte atividades ao ar-livre e belos  paisagens. O país também possui vários Spas . Um dos destaques é os gêiseres, conhecido simplesmente como Geysir, a 100 quilômetro da capital.

 

Reykjavik é bem calma, mas possui uma vida social e noturna bem agitada, mantendo as tradições nórdicas. A gastronomia é a base de pescados. O  bacalhau, nem precisava dizer, é o mais consumido. Cordeiros, carne de baleia, queijos e embutidos são muito apreciados por lá.

 

 E como chegamos nessa ilha?

Através do principal aeroporto da Islândia (Keflavik, 40 quilômetros a sudoeste de Reykjavik), várias companhias européias possuem vôos para lá. De Londres (pouco mais de 3 horas de viagem), por exemplo, saem serviços da Icelandair (www.icelandair.com), SAS (www.flysas.com) e EasyJet. De Oslo (2h40), na Noruega, partem voos da SAS e da Norwegian (www.norwegian.no). A melhor forma de conhecer a ilha é de carro. O turista pode alugar o veículo (dê preferência para os 4x4) e andar por quilômetros contemplando a paisagem. O tempo é imprevisível nessa terra, por tanto, neve e lama se misturam e as estradas podem ficar fechadas por meses. Alugar carro na Islândia não é barato, mas para contemplar toda beleza inóspita sem ele vai ficar muito difícil.

 

O país é servido por apenas uma rodovia principal, a Rota 1, que faz um "circulo" por toda ilha. Caso não queiram alugar veículo, a outra opção para os passeios são as operadoras que fazem "tour" pelos principais pontos turísticos. Quase todas as operadoras estão localizadas na capital. Vôos com aeronaves menores (bimotores, monomotores e helicópteros) também poder ser fretados nas operadoras.

 

O idioma é impronunciável por nós e falar português por lá é quase impossível. O inglês é bem reconhecido e falado por quase todos que trabalham com turismo, lojas e escritórios no centro da capital. Outro idioma bem falado por lá é o Dinamarquês (a Islândia foi colônia por séculos). Mas os islandeses tem enorme orgulho da sua língua, que mudou muito pouco nos mais de mil anos desde a colonização do país, fato este que uma pessoa islandesa pode ler hoje

sem dificuldade um texto escrito na época da colonização Viking. A hotelaria islandesa é bem diversificada. Reykjavík têm opções para todos os gostos e bolsos. Para os que querem gastar pouco, o Hostel Reykjavík Backpackers e, para quem quer gastar muito há hotéis boutique. O Center Hotel Thingholt é descolado, com uma ótima localização, e é um daqueles hotéis charmosos em que você se sente em casa.

 

Em que período devo ir?

No verão, prepare-se para um dia que dura mais de 20 horas. O que fazer não é a pergunta ideal e sim como fazer tudo no mesmo dia! Mergulhos, passeios, vulcões, raftings e uma vida noturna intensa, são algumas das opções. No inverno, onde o sol dura poucas horas, mas a exuberância da natureza contrastante da Islândia se torna ainda mais inesquecível. Mas prepare-se para frio, em média de 2ºC.

 

Feita a escolha do hotel, assim que chegar na recepção, peça o jornal mais lido na cidade (The Reykjavik Grapevine) é todo em inglês (graças!!!). O Gerðarsafn (impronunciável para nós de língua portuguesa) é um museu contemporâneo, com um ótimo acervo e também conta com exposições anuais de artistas islandeses e internacionais. Você já deve ter ouvido falar em Björk, mas já ouviu falar em Of Monsters and Men, Who Knew e Sóley? Todas são islandesas. Então boa musica não vai faltar na sua viagem. Um dos melhores passeios sem nenhuma dúvida é ver a Aurora Boreal durante o inverno. Ela ocorre de outubro a março e, por ser um fenômeno da natureza com tantas peculiaridades, não tem como marcar o passeio com antecedência, pois não é todo dia que ocorre. Não esqueça do equipamento fotográfico e das roupas para o frio intenso, pois você viajará alguns quilômetros em direção ao circulo ártico com frio muito intenso.

Outro programa que vale a pena é mergulhar nas águas geladas.Ver de perto a fissura de Silfra, que separa as placas tectônicas entre América e Europa é uma experiência única.

 

Esportes radicais estão por toda a parte. Rafting nos Cânions pelo rio Hvítá é perfeito, dizem os praticantes do esporte. Piscinas térmicas são quase uma rotina local. Escolha uma e delicie-se nas águas termais. A Blue Lagoon é a mais procurada por turistas. Recebe esse nome pelas suas águas na cor celeste (azul clarinho) e a temperatura oscila entre 36°C e 39°C e a lagoa é rica em sílica, sódio, cálcio e magnésio, um super tratamento mineral para o corpo inteiro. Também há por lá salões de massagem e banhos de vapor geotermal. E a moda islandesa? Bem, vai te surpreender, isso é fato! na capital há um pequeno centro comercial. As marcas locais recomendadas por várias revistas de moda são: Ziska Zun (Harpa Einarsdóttir), Kiosk e a Leynibúðin, todas com muita exclusividade. 

 

E a segurança nesta ilha?

A segurança na Islândia não tem igual em todo globo terrestre, isto podemos afirmar. Em mais de 100 anos apenas um homicídio registrado. Mais ainda aconteceu um homicídio? Sim, alguém enlouqueceu com tanta tranqüilidade e disparou com arma de fogo. Essa é minha opinião. O transito na ilha também é um dos melhores do mundo, não se leva mais do que 15 minutos para se chegar a qualquer lugar dentro da capital. Mas os motoristas dirigem mal, pelo menos é a impressão de dez entre dez brasileiros que visitam a ilha. Se você tinha dúvidas em visitar este país que parece ser de outro mundo, a dica dos colaboradores desta matéria é: Vá e divirta-se! (na verdade é "venha e divirta-se"). Nós do malaparadois estaremos agendado uma visitinha por lá em breve.

Se você está pensando em morar lá, pense mais sobre o assunto.

Um bom blog para analisar esta possibilidade, é o "A vida na Islândia" (http://www.vidanaislandia.com/) - Aventuras de um Brasileiro na Terra do Gelo.

 

Reykjavík

Reykjavík

Center Hotel Thingholtin Side

Center Hotel Thingholtin Side

Geysir

Geysir

Akureyri

Akureyri

Gerdarsafn

Gerdarsafn

Aurora Borealis

Aurora Borealis

Silfra

Silfra

Westfjords

Westfjords

Hvita

Hvita

Rios da Islândia

Rios da Islândia

Reykjavík

Reykjavík

Eyjafjallajokull

Eyjafjallajokull

Blue-lagoon

Blue-lagoon

Aurora Borealis

Aurora Borealis

Iceland

Iceland

O Parque Nacional Skaftafell

Localiza-se entre Kirkjubæjarklaustur e Höfn, no sul da Islândia. Em 7 de junho de 2008, tornou-se parte do Parque Nacional Vatnajökull.

Skaftafell é um destino popular para os visitantes de inverno na Islândia. O inverno por lá é bem diferente do verão quando há poucos visitantes e as arvores perdem suas folhas. A maior mudança, provavelmente, são as geleiras.

 

As cavernas de gelo são estruturas temporárias que aparecem na borda das geleiras. Elas magníficas por dentro. Estas cavernas (fotos) estão localizadas na lagoa congelada da geleira Svinafellsjokull em Skaftafell, Islândia. O gelo antigo, de séculos, desce as encostas do Öræfajökull via Svinafellsjokull transformando-se em gelo altamente pressurizado que quase não contém bolhas de ar. A falta de ar significa que ele absorve quase toda a luz visível, formando este espetáculo. No entanto, este gelo azul pode ser visto apenas sob certas circunstâncias. Pode ser visto no inverno após longos períodos de chuva, quando a camada de superfície da geleira derrete. Podem ser visto em cavernas de gelo como estas e sobre icebergs flutuantes.

 

Estas cavernas nas geleiras são resultados de moinhos glaciais, onde a chuva derrete o gelo da superfície da geleira e são canalizadas para fluxos que entram na geleira por fendas. A mais famosa caverna de Skaftafell foi formada por uma cachoeira que esculpiu uma obra-prima na geleira.

 

A caverna é acessível através de uma entrada de aproximadamente sete metros sobre a linha de costa. No final, se reduz a não mais de quatro metros de altura. Cavernas de gelo como estas devem ser visitadas sempre na companhia especializada de guias pois podem desabar a qualquer momento.

Caverna em Skaftafell

Caverna em Skaftafell

malaparadois | Dicas de Viagens & Lifestyle em um único site!

Caverna em Skaftafell

Caverna em Skaftafell

malaparadois | Dicas de Viagens & Lifestyle em um único site!

Caverna em Skaftafell

Caverna em Skaftafell

malaparadois | Dicas de Viagens & Lifestyle em um único site!

Skaftafell

Skaftafell

malaparadois | Dicas de Viagens & Lifestyle em um único site!

Sandur

Sandur

malaparadois | Dicas de Viagens & Lifestyle em um único site!

Skaftafell

Skaftafell

malaparadois | Dicas de Viagens & Lifestyle em um único site!

  • Wix Facebook page
  • Facebook-Icon.png
  • Google+ Preto Redonda
  • Wix Twitter page
  • Facebook Orange Gumdrop
  • YouTube App Icon
  • Instagram App Icon
  • Pinterest App Icon
  • Google+ App Icon
  • Vimeo App Icon
  • Flickr App Icon
  • Tumblr App Ícone
  • Catraca Livre.png
  • WhatsApp.jpg

Você é o visitante nº