Sempre foi um sonho para a Flávia conhecer as cores dos mares da Europa. As praias de águas verde-esmeralda sempre a deixaram suspirando.
Quando estávamos planejando nossa viagem de 2014, incicialmente pensamos: – Vamos para Grécia ou Croácia!
Passaram-se alguns meses e depois de várias pesquisas decidimos que este não era o momento sócio-político para visitar aqueles países. Recomeçamos nosso planejamento com foco nos países ibéricos: Portugal e Espanha.
O Algarve em Portugal e a Costa del Sol na Andaluzia nos chamaram a atenção. Pronto! Destino escolhido, começamos o planejamento.
Entre escolha de hotéis, passagens aéreas, locação de veículo, rotas e destinos nestas regiões, percebemos que necessitaríamos de mais de um mês para ver, mapear e registrar tudo que as duas regiões tinham a oferecer.
Como o tempo que tínhamos não era tão grande assim, escolhemos algumas cidades nas duas regiões e outras, infelizmente, ficarão para uma próxima aventura.
Das cidades (freguesias e conselhos) do Algarve, passamos por: Faro, Albufeira, Vilamoura, Lagos, Lagoa, Portimão, Castro Marim, Vila Real de Santo Antonio, Monte Gordo, Salir, Fábrica, Aljezur, Odeceixe, Vila do Bispo e Sagres.
Nessa grande aventura, estipulamos uma viagem de 1300 quilômetros pelas estradas dessas duas regiões. Mas para nossa surpresa, superamos essa marca: foram 3498 quilômetros (entre o Algarve e Andaluzia). Um sucesso registrado em fotos, vídeos e muita história.
Algarve
É uma região portuguesa ao sul do país. O distrito de Faro é o maior e a capital da região.
Constitui a região turística mais importante de Portugal e uma das mais importantes da Europa. O seu clima temperado mediterrânico, caracterizado por Invernos amenos e curtos e verões longos (amanhece às 6 e anoitece às 22 horas), quentes e secos, as águas verde-esmeralda e calmas que banham a sua costa, as suas paisagens naturais, o patrimônio histórico e etnográfico e a deliciosa e saudável gastronomia são atributos que atraem milhões de turistas do mundo inteiro, todos os anos, fazendo do Algarve a região mais visitada e uma das mais desenvolvidas do país. O Algarve é atualmente a terceira região mais rica de Portugal, logo atrás do Vale do Tejo e Madeira, com um PIB per capita de 86% da média da União Europeia.
O Algarve se divide em Concelhos: Albufeira, Alcoutim, Aljezur, Castro Marim, Faro (a capital), Lagoa, Lagos, Loulé, Monchique, Olhão, Portimão, São Brás de Alportel, Silves, Tavira, Vila do Bispo e Vila Real de Santo António.
O turismo
É o principal fator econômico do Algarve. Suas praias, campos e áreas arqueológicas atraem milhares de turistas todos os anos e cada concelho está muito bem preparado para receber os seus visitantes. Outros fatores colaboram para que o Algarve seja um dos destinos mais procurados dos europeus e de muitos turistas de outras partes do mundo, como suas estradas muito bem sinalizadas e conservadas, internet 3G em todas as cidades, segurança, povo acolhedor e multilingue, rede hoteleira excepcional e sol, muito sol.
Seu maior aeroporto fica na cidade de Faro (o único internacional da região).
O destaque fica para as freguesias de Vilamoura, um dos mais conhecidos complexos turísticos da Europa junto à praia da Falésia (concelho de Loulé); Albufeira, considerada a capital do turismo; Praia da Rocha no concelho de Portimão; Praia da Marinha no concelho de Lagoa. Lagos é também uma das cidades com maior presença turística desta região.
As praias
São consideradas as melhores de Portugal e dispõe de diversos bares, restaurantes e hotéis.
Praia de Odeceixe
Localizada em Aljezur, na baixa da maré pode andar dezenas de metros a pé. Para Sul há uma segunda enseada, unicamente acessível na maré baixa, a chamada Praia da Adega. Na maré alta, o único acesso é através de uma trilha que desce a falésia. Proporciona excelentes condições para a canoagem e para passeios de barco.
Uma das praias mais bonitas do Algarve!
Praia do Camilo
É uma pequena praia entre falésias, com interessantes formações rochosas. As suas águas são límpidas e calmas. O acesso à praia é feito por uma longa escadaria. Como Chegar: Na cidade de Lagos, suba a Av. dos Descobrimentos. Após o Quartel dos Bombeiros, vire na rotunda seguinte à esquerda e siga as indicações para a Ponta da Piedade. Vire à esquerda para a Praia do Camilo.
Praia do Evaristo
Pequena praia essencialmente rochosa, encaixada entre falésias baixas, que deve o seu nome ao proprietário do apoio de praia. O Acesso à praia faz-se através de escadas ou de rampa, em madeira.
Praia do Forte de São João
Com o oceano a perder de vista, encontra na Praia do Forte de São João da Oura um agradável areal de tom dourado que contrasta com a cor avermelhada das falésias que envolvem toda a praia.
Com uma área não muito grande, torna-se o sitio ideal para passar momentos tranquilos, com a segurança de ter à sua volta bons apoios de praia.
Praia de Senhora da Rocha
É uma pequena praia situada entre falésias rochosas. Junto a esta praia existe um platô rochoso, no qual se ergue a Capela de Nossa Senhora da Rocha, ligada à praia Nova por um túnel. Existe a possibilidade de aluguel de barco para visita do litoral ou para atingir praias isoladas.
Praia da Marinha
A praia da Marinha é de uma grande beleza natural, quer pelas suas rochas, quer pelos túneis naturais. É uma praia pouco frequentada e tranquila. O acesso à praia é feito através de uma longa escadaria. Como Chegar: Saia da EN 125 perto da Escola Internacional do Algarve, para Sul.
Praia Verde
A praia Verde é uma praia marítima do concelho de Castro Marim. Com água cristalina e areia branca, a praia Verde é uma das jóias do Algarve. Conserva os vestígios de ruínas romanas junto ao mar, das quais se destaca o poço romano.
Praia de Fabrica
A praia da Fábrica pertence ao Concelho de Vila Real de Santo António. Discreta e praticamente desconhecida até para os portugueses está integrada na Reserva Natural da Ria Formosa e apresenta um índice de construção muito baixo. Aqui reinam os valores da tranquilidade e harmonia com a natureza. O acesso à praia faz-se a partir da Vila de Fábrica (junto a Cacela Velha) atravessando a ria Formosa a pé quando a maré está baixa ou através de barcos de pescadores.
Praia de Maria Luisa
Amplo areal com cerca de um quilômetro. O acesso para a praia faz-se através do empreendimento turístico Clube Med, que ocupa a envolvente à praia, descendo por um caminho em torno da qual se desenvolve densa vegetação. Pinheiros e falésias de cores quentes envolvem a praia.
Praia de Monte Gordo
A praia configura uma ampla baía, o ambiente é do mais quente, seco e luminoso que se encontra no Algarve, o mar é conhecido pela sua suavidade e calidez.
Praia de Fuseta Ria
A praia situa-se na extremidade da Ilha da Armona, em frente à Fuseta. Ideal para passeios de barco pela Ria Formosa.
Praia de Cacela Velha
Situa-se extremidade na Península de Cacela, a sul da aldeia histórica de Cacela Velha. Encontra-se integrada no Parque Natural da Ria Formosa. Caracteriza-se pela sua grande extensão, pelas suas águas tépidas e calmas durante o período de estiagem e pela beleza das suas paisagens.
Praia da Rocha
A praia da Rocha é uma praia no concelho de Portimão, Esta praia tem uma grande extensão de areal, numa área total de cerca de 146 000 m², ao longo de 1,5 km de costa. Junto à praia ergue-se a Fortaleza de Santa Catarina, construída no século XVII para assegurar a defesa da barra do rio Arade.
Praia do Cais da Solaria
Está praia está no Centro de Lagos e é a melhor opção para quem quer navegar de caiaque pelas águas calmas da baia de Lagos.
Praia do Carvoeiro
É a principal praia do concelho de Lagoa. É uma praia de pescadores e um centro turístico cosmopolita. Dispõe de uma pequena baía de águas transparentes, o que a torna bastante abrigada. No local podem alugar-se barcos para visita às grutas e às praias isoladas.
Praia de Benagil
É uma encantadora praia no fundo de um vale muito inclinado, junto a uma pitoresca aldeia de pescadores. Nesta praia existe a possibilidade de aluguel de barcos para deslocar-se até algumas praias isoladas e suas grutas, como a famosa "A Catedral".
Praia de Albandeira
É uma praia de pequena dimensão, que pode se chegar pelo litoral através das rochas e dos túneis naturais. É pouco frequentada e tranquila. No alto dos penhascos existem dois miradouros que permitem desfrutar da bela paisagem.
Praia da Oura
Muito concorrida no verão por estar localizada no centro comercial de Albufeira, a Praia da Oura significa literalmente Golden Beach. Cercada de belos Resorts a popularidade da praia cresce a cada dia.
Praia de Sagres
Sagres exibe algumas das mais impressionantes paisagens do Algarve. A força da natureza é tão forte na ponta mais a sudoeste de toda a Europa continental que os visitantes logo percebem porque os antigos colonos a apelidaram de “sagrada”, porque foi o ponto de partida dos exploradores portugueses no século XV rumo ao desconhecido e como conseguiu manter a sua fascinante beleza natural.
Praia do Castelejo
A praia encontra-se envolvida por formações rochosas de xisto de cor negra, que contrastam com o dourado do areal. As falésias, altas e escarpadas, são constituídas por camadas de sedimentos. Na parte Norte emerge a Pedra da Lage, que é um paraíso para os apanhadores de marisco. Como Chegar: Em Vila do Bispo, siga em frente na estrada pavimentada que passa junto ao Mercado Municipal.
Praia da Amoeira
Bonita praia situada perto da vila de Aljezur, em Amoeira pode-se tomar banhos de mar e rio. Extenso areal e dunas. Aprecie seu rochedo negro no topo norte da praia que lembra um gigante deitado.
Praia de Vilamoura
A praia de Vilamoura, junto a nascente da Marina de Vilamoura, é muito acolhedora e as suas areias douradas estão localizadas no centro de Vilamoura.
Praia de Faro
Faro é a capital do Algarve e suas praias são belíssimas. A praia do Centro é uma das mais concorridas.
Praia de Santa Eulália
Praia de falésias baixas envolvida de uma atmosfera verde e fresca. O areal é amplo, com muitos recantos simpáticos, oferecidos pelas formações rochosas. Uma linha de palmeiras altas rodeiam um pequeno trajeto destinado a belas caminhadas na zona central de praia.
Praia dos Salgados
A praia surge na continuação do areal da Praia Grande, para nascente da Lagoa dos Salgados, que se forma na Ribeira de Espiche. Para chegar à praia percorre-se o empreendimento turístico associado ao campo de golfe que se desenvolve marginalmente à lagoa. O espaço próximo à praia permanece em estado natural. O areal é muito extenso e tranquilo.
Praia da Galé
A Praia da Galé fica situada no extremo leste da baía de Armação de Pêra. Nesta praia as formações rochosas características do Barlavento Algarvio emergem das areias, proporcionando pequenas enseadas, recantos e abrigos para os banhistas. Para o lado leste da praia dominam as formações rochosas e surge uma área de pinheiro coroando as falésias alaranjadas.
Praia dos Arrifes
Pequena enseada abrigada por falésias baixas esculpidas, onde são visíveis piscinas naturais, arcos e inúmeras galerias nas paredes rochosas.
Praia da Coelha
Aninhada entre falésias douradas, a Praia da Coelha é uma pequena praia abrigada de ventos. Situada a cerca de 5 km a oeste de Albufeira, é uma praia bastante concorrida durante o verão.
Praia do Castelo
O areal da praia do Castelo, encaixado entre imponentes paredes rochosas, desdobra-se em recantos escondidos e pequenas enseadas. No extremo leste da praia, uma formação rochosa lembra a imagem de um castelo, batizando a praia.
Praia de São Rafael
Um verdadeiro tesouro do Algarve
Praia de São Rafael no Algarve é uma pitoresca praia localizada em Albufeira.
Praia de São Rafael
A belíssima praia de São Rafael possui areia fina e cercada por algumas formações rochosas calcárias espetaculares, como a Ponte Pequena e o Ninho das Andorinhas. Anos de erosão levaram a estas formações fascinantes.
Nos últimos anos, a região de Tavira tem sido considerada cada vez mais como um importante polo turístico, graças ao seu valioso patrimônio cultural e paisagístico. Já na extremidade do Algarve, encontramos ainda Monte Gordo, um dos mais antigos pontos de turismo balneário da costa algarvia. A antiga aldeia de pescadores localiza-se em pleno Golfo de Cádiz, e como tal é banhada pelas águas mais quentes do país: não raras vezes durante a estação estival a temperatura da água do mar atinge os 26°C.
Silves, antiga capital árabe no Algarve, destaca-se pelas lindas montanhas e por freguesias como Salir, que possui uma feira anual maravilhosa que “transporta” o visitante à séculos passados.
Por fim, o Algarve é a escolha perfeita para quem gosta de sol, praia, festas, golf (possui os melhores campos da Europa), gastronomia e muito lazer.
Albufeira
O lugar que conhecemos hoje como Albufeira, não é apenas a capital do turismo em Portugal, é também um local carregado de história com indícios de presença humana que remontam já ao período neolítico e à idade do bronze.
Albufeira é sem nenhuma dúvida o paraíso para que busca praia, sol, noites agitadas, história e muita diversão sem perder a tranquilidade.
Aljezur
No coração da Costa Vicentina, Aljezur distingue-se entre os melhores destinos europeus para o Ecoturismo. Com paisagens deslumbrantes, entre a serra e o mar, que abrigam diferentes habitats naturais e uma elevada biodiversidade, uma costa que abriga praias lindíssimas e um patrimônio geolôgico, faunístico e florístico de grande valor científico, Aljezur desperta emoções em quem a visita.
Sagres
Exibe algumas das mais impressionantes paisagens do Algarve. A força da natureza é tão forte na ponta mais a sudoeste de toda a Europa continental que os visitantes logo percebem porque os antigos colonos a apelidaram de “sagrada”.
A figura mais influente da história de Sagres foi o Infante D. Henrique, que aí se inspirou para embarcar nas suas viagens de descoberta, trazendo fama à região e levando à fundação da Vila do Infante.
Lagos
O concelho de Lagos estende-se por cerca de 200 km. Fica a 78 km da capital de distrito, Faro, e a 37 km do Cabo de S. Vicente. Lagos sempre foi habitado desde tempos recuados, como o demonstram diversas estações arqueológicas. O primitivo nome da cidade - Lacohriga - aponta para uma origem celta, cerca de 2.000 anos a. C., sendo, durante um largo período, porto frequentado por fenícios, gregos e cartagineses. As praias de Lagos são lindas e merecem ser visitadas.
Portimão
Uma cidade com excelente oferta de hotéis, restaurantes e vida noturna, sendo uma das mais procuradas regiões do Algarve. Existem praias mais adequadas à pratica de esportes náuticos e outras para mergulhar nas águas tranquilas, outras para pesca e ainda praias para simplesmente descansar.
Castro Marim
Castro Marim apresenta um cenário tranquilo e bucólico de campos cultivados, prados, salinas cintilantes e lagoas que contrastam com as modernas estâncias turísticas do litoral. Dominada pelo castelo e o forte em cima da colina, a pacata Castro Marim exibe poucos vestígios da sua importância histórica. Os vestígios arqueológicos sugerem que a sua localização estratégica atraiu colonos, transformando-a numa das povoações mais antigas do Algarve.
Faro
Capital do Algarve e destino balneário, esta cidade cosmopolita estende-se por uma das maravilhas naturais da região – o Parque Natural da Ria Formosa, uma área com mais de 60 km, formada por lagoas, dunas e praias magníficas. Há muitas praias no Concelho de Faro, desde a Ilha de Faro com os seus bares, restaurantes e comodidades de luxo, à reclusão das dunas desabitadas da ilha da Barreta, que se estendem entre o mar e uma das lagoas do estuário.
Tavira
Tavira é um dos locais no Algarve que apesar de ser um centro turistico forte, ainda se pode orgulhar de não ter sido descaracterizado pelo exagero do crescimento urbanístico e comercial.
Uma pacata cidade que parece retirada de um quadro, com uma beleza tradicional, conservada pelas casas e ruas do centro histórico, não deixa de ter suma importância através dos seus imponentes monumentos, como o castelo ou a lindíssima ponte romana que faz a ligação das duas margens de Tavira.
Monte Gordo
O centro de Monte Gordo é constituído por amplas ruas com passeios em pedras portuguesas. A avenida principal é a Av. Infante D. Henrique, uma avenida marginal vedada ao trânsito de automóvel. Para chegar lá, o melhor é estacionar o carro (se tiver optado por esse meio de transporte) num dos muitos espaços perto da praia e dar um passeio a pé. Visite também o belíssimo Cassino de Monte Gordo.
Salir
A cerca de 13 km de Loulé, a origem da povoação de Salir perde-se no tempo, existindo mesmo a hipótese de ter sido habitada pelos Celtas.
Um casario branco enquadrado por típicos campos algarvios de alfarrobeiras, oliveiras e amendoeiras, constitui Salir, encimada pelo Castelo, hoje em dia em ruínas, restando apenas restam uma torre e dois panos de muralha.
Lagoa
Tradicionalmente agrícola e de importante produção vinícola, Lagoa encontra-se numa pequena colina numa região de planícies onde terá existido uma lagoa que deu o nome à cidade. O encantador centro histórico, com casas caiadas, ruas calcetadas e postes de iluminação adornados com flores, é dominado pela igreja paroquial dedicada a Nossa Senhora da Luz.
O centro de Carvoeiro (foto), uma de suas principais praias proporciona belos passeios.
Vila do Bispo
O concelho de Vila do Bispo possui a mais importante concentração de menires de todo o Algarve.
Cacela Velha
Localizada numa elevação arenítica em frente à Ria Formosa e ao mar (freguesia de Vila Nova de Cacela, Vila Real de Santo António), de onde se vislumbra uma das mais belas panorâmicas do sotavento algarvio. A Fortaleza de Cacela Velha com vista sobre a Ria Formosa e sua praia são belíssimas.
A gastronomia & a Nightlife do Algarve
A variedade é enorme! Tem pescados de tudo quanto é jeito. Os pratos são servidos em três etapas (entrada, sopas e principal), mas você pode optar somente por um deles se quiser. Como as regiões são abundantes em azeitonas e azeites, não deixe de experimentá-las.
Se apreciador da boa mesa, prove tudo que puder. As cataplanas, os pescados assados, os verdadeiros “mistura-se tudo” de frutos-do-mar no Algarve, dentre outras opções são fantásticos.
Mas para quem não admira tanto assim a alimentação oriunda da vida marinha, existem restaurantes e bares típicos de outros países: Inglês, holandês, alemão, italiano, indiano, chinês, japonês... uma infinidade de opções.
No Algarve sobressai a gastronomia inglesa em muitos dos bares e pubs, por tanto se você quer saborear a culinária portuguesa, procure um restaurante típico, mais facilmente encontrado nos centros históricos.
A Nightlife do Algarve tem muita diversão para todos. Desde restaurantes com Fado à boates com strip tease, no Algarve você vai encontrar um lugar ideal para você ir.
Restaurante Paulus
Restaurante Beirã
Restaurante Casanova
Restaurante Borda D'água
The Garage Pub
Wild & Co
Libertos Club
The Strip
A fantástica Ria Formosa
A Ria Formosa é um manguezal localizado no Algarve, que se estende pelos concelhos de Loulé, Faro, Olhão, Tavira e Vila Real de Santo António, abrangendo uma área de cerca de 18.400 hectares ao longo de 60 quilômetros desde o rio Ancão até à praia da Manta Rota. E foi considerado um dos mais belos parques do Algarve.
A sul é protegida do Oceano Atlântico por um cordão de dunas quase paralelo à orla continental, formado por duas penínsulas (a Península do Ancão, que engloba a praia do Ancão e a praia de Faro; e a Península de Cacela, que engloba a Praia de Cacela Velha e a Praia da Fábrica) e cinco ilhas de barreira arenosas (Ilha da Barreta, Ilha da Culatra, Ilha da Armona, Ilha de Tavira e Ilha de Cabanas), que servem de proteção a uma vasta área de manguezal, canais e ilhotes.
A norte, em toda a extensão, o fim da laguna não tem uma delimitação precisa, uma vez que é recortada por salinas, pequenas praias arenosas, por terra firme e por linhas de água doce que nela desaguam (ribeira de São Lourenço, rio Seco, ribeira de Marim, ribeira de Mosqueiros , rio Gilão, ribeira do Almargem e ribeira de Cacela).
Passeios de barcos na Ria Formosa são as atrações principais com paradas nas ilhas e nas praias.
Ria Formosa
Ria Formosa
Ria Formosa
Ria Formosa
Complemente suas informações sobre o Algarve com lindas fotos, histórias e dicas essenciais sobre a mais bela região balneária de Portugal:
Revista malaparadois edição nº 7 - Outubro de 2014 - Algarve