Especial Algarve

Especial Algarve

Sempre foi um sonho para a Flávia conhecer as cores dos mares da Europa. As praias de águas verde-esmeralda sempre a deixaram suspirando.

Quando estávamos planejando nossa viagem de 2014, incicialmente pensamos: – Vamos para Grécia ou Croácia!

Passaram-se alguns meses e depois de várias pesquisas decidimos que este não era o momento sócio-político para visitar aqueles países. Recomeçamos nosso planejamento com foco nos países ibéricos: Portugal e Espanha.

O Algarve em Portugal e a Costa del Sol na Andaluzia nos chamaram a atenção. Pronto! Destino escolhido, começamos o planejamento.

Nesta Seção

Você é o visitante nº

Torre D'Aspa

Entre escolha de hotéis, passagens aéreas, locação de veículo, rotas e destinos nestas regiões, percebemos que necessitaríamos de mais de um mês para ver, mapear e registrar tudo que as duas regiões tinham a oferecer.

Como o tempo que tínhamos não era tão grande assim, escolhemos algumas cidades nas duas regiões e outras, infelizmente, ficarão para uma próxima aventura.

Das cidades (freguesias e conselhos) do Algarve, passamos por: Faro, Albufeira, Vilamoura, Lagos, Lagoa, Portimão, Castro Marim, Vila Real de Santo Antonio, Monte Gordo, Salir, Fábrica, Aljezur, Odeceixe, Vila do Bispo e Sagres.

Nessa grande aventura, estipulamos uma viagem de 1300 quilômetros pelas estradas dessas duas regiões. Mas para nossa surpresa, superamos essa marca: foram 3498 quilômetros (entre o Algarve e Andaluzia). Um sucesso registrado em fotos, vídeos e muita história.

Algarve

É uma região portuguesa ao sul do país. O distrito de Faro é o maior e a capital da região.

Constitui a região turística mais importante de Portugal e uma das mais importantes da Europa. O seu clima temperado mediterrânico, caracterizado por Invernos amenos e curtos e verões longos (amanhece às 6 e anoitece às 22 horas), quentes e secos, as águas verde-esmeralda e calmas que banham a sua costa, as suas paisagens naturais, o patrimônio histórico e etnográfico e a deliciosa e saudável gastronomia são atributos que atraem milhões de turistas do mundo inteiro, todos os anos, fazendo do Algarve a região mais visitada e uma das mais desenvolvidas do país. O Algarve é atualmente a terceira região mais rica de Portugal, logo atrás do Vale do Tejo e Madeira, com um PIB per capita de 86% da média da União Europeia. 

O Algarve se divide em Concelhos: Albufeira, Alcoutim, Aljezur, Castro Marim, Faro (a capital), Lagoa, Lagos, Loulé, Monchique, Olhão, Portimão, São Brás de Alportel, Silves, Tavira, Vila do Bispo e Vila Real de Santo António.

Algarve

O turismo

É o principal fator econômico do Algarve. Suas praias, campos e áreas arqueológicas atraem milhares de turistas todos os anos e cada concelho está muito bem preparado para receber os seus visitantes. Outros fatores colaboram para que o Algarve seja um dos destinos mais procurados dos europeus e de muitos turistas de outras partes do mundo, como suas estradas muito bem sinalizadas e conservadas, internet 3G em todas as cidades, segurança, povo acolhedor e multilingue, rede hoteleira excepcional e sol, muito sol.

Seu maior aeroporto fica na cidade de Faro (o único internacional da região).

O destaque fica para as freguesias de Vilamoura, um dos mais conhecidos complexos turísticos da Europa junto à praia da Falésia (concelho de Loulé); Albufeira, considerada a capital do turismo; Praia da Rocha no concelho de Portimão; Praia da Marinha no concelho de Lagoa. Lagos é também uma das cidades com maior presença turística desta região.

Algarve

As praias

São consideradas as melhores de Portugal e dispõe de diversos bares, restaurantes e hotéis.

Praia de Odeceixe

Praia de Odeceixe

Localizada em Aljezur, na baixa da maré pode andar dezenas de metros a pé. Para Sul há uma segunda enseada, unicamente acessível na maré baixa, a chamada Praia da Adega. Na maré alta, o único acesso é através de uma trilha que desce a falésia. Proporciona excelentes condições para a canoagem e para passeios de barco. Uma das praias mais bonitas do Algarve!

Praia do Camilo

Praia do Camilo

É uma pequena praia entre falésias, com interessantes formações rochosas. As suas águas são límpidas e calmas. O acesso à praia é feito por uma longa escadaria. Como Chegar: Na cidade de Lagos, suba a Av. dos Descobrimentos. Após o Quartel dos Bombeiros, vire na rotunda seguinte à esquerda e siga as indicações para a Ponta da Piedade. Vire à esquerda para a Praia do Camilo.

Praia do Evaristo

Praia do Evaristo

Pequena praia essencialmente rochosa, encaixada entre falésias baixas, que deve o seu nome ao proprietário do apoio de praia. O Acesso à praia faz-se através de escadas ou de rampa, em madeira.

Praia do Forte de São João

Praia do Forte de São João

Com o oceano a perder de vista, encontra na Praia do Forte de São João da Oura um agradável areal de tom dourado que contrasta com a cor avermelhada das falésias que envolvem toda a praia. Com uma área não muito grande, torna-se o sitio ideal para passar momentos tranquilos, com a segurança de ter à sua volta bons apoios de praia.

Praia de Senhora da Rocha

Praia de Senhora da Rocha

É uma pequena praia situada entre falésias rochosas. Junto a esta praia existe um platô rochoso, no qual se ergue a Capela de Nossa Senhora da Rocha, ligada à praia Nova por um túnel. Existe a possibilidade de aluguel de barco para visita do litoral ou para atingir praias isoladas.

Praia da Marinha

Praia da Marinha

A praia da Marinha é de uma grande beleza natural, quer pelas suas rochas, quer pelos túneis naturais. É uma praia pouco frequentada e tranquila. O acesso à praia é feito através de uma longa escadaria. Como Chegar: Saia da EN 125 perto da Escola Internacional do Algarve, para Sul.

Praia Verde

Praia Verde

A praia Verde é uma praia marítima do concelho de Castro Marim. Com água cristalina e areia branca, a praia Verde é uma das jóias do Algarve. Conserva os vestígios de ruínas romanas junto ao mar, das quais se destaca o poço romano.

Praia de Fabrica

Praia de Fabrica

A praia da Fábrica pertence ao Concelho de Vila Real de Santo António. Discreta e praticamente desconhecida até para os portugueses está integrada na Reserva Natural da Ria Formosa e apresenta um índice de construção muito baixo. Aqui reinam os valores da tranquilidade e harmonia com a natureza. O acesso à praia faz-se a partir da Vila de Fábrica (junto a Cacela Velha) atravessando a ria Formosa a pé quando a maré está baixa ou através de barcos de pescadores.

Praia de Maria Luisa

Praia de Maria Luisa

Amplo areal com cerca de um quilômetro. O acesso para a praia faz-se através do empreendimento turístico Clube Med, que ocupa a envolvente à praia, descendo por um caminho em torno da qual se desenvolve densa vegetação. Pinheiros e falésias de cores quentes envolvem a praia.

Praia de Monte Gordo

Praia de Monte Gordo

A praia configura uma ampla baía, o ambiente é do mais quente, seco e luminoso que se encontra no Algarve, o mar é conhecido pela sua suavidade e calidez.

Praia de Fuseta Ria

Praia de Fuseta Ria

A praia situa-se na extremidade da Ilha da Armona, em frente à Fuseta. Ideal para passeios de barco pela Ria Formosa.

Praia de Cacela Velha

Praia de Cacela Velha

Situa-se extremidade na Península de Cacela, a sul da aldeia histórica de Cacela Velha. Encontra-se integrada no Parque Natural da Ria Formosa. Caracteriza-se pela sua grande extensão, pelas suas águas tépidas e calmas durante o período de estiagem e pela beleza das suas paisagens.

Praia da Rocha

Praia da Rocha

A praia da Rocha é uma praia no concelho de Portimão, Esta praia tem uma grande extensão de areal, numa área total de cerca de 146 000 m², ao longo de 1,5 km de costa. Junto à praia ergue-se a Fortaleza de Santa Catarina, construída no século XVII para assegurar a defesa da barra do rio Arade.

Praia do Cais da Solaria

Praia do Cais da Solaria

Está praia está no Centro de Lagos e é a melhor opção para quem quer navegar de caiaque pelas águas calmas da baia de Lagos.

Praia do Carvoeiro

Praia do Carvoeiro

É a principal praia do concelho de Lagoa. É uma praia de pescadores e um centro turístico cosmopolita. Dispõe de uma pequena baía de águas transparentes, o que a torna bastante abrigada. No local podem alugar-se barcos para visita às grutas e às praias isoladas.

Praia de Benagil

Praia de Benagil

É uma encantadora praia no fundo de um vale muito inclinado, junto a uma pitoresca aldeia de pescadores. Nesta praia existe a possibilidade de aluguel de barcos para deslocar-se até algumas praias isoladas e suas grutas, como a famosa "A Catedral".

Praia de Albandeira

Praia de Albandeira

É uma praia de pequena dimensão, que pode se chegar pelo litoral através das rochas e dos túneis naturais. É pouco frequentada e tranquila. No alto dos penhascos existem dois miradouros que permitem desfrutar da bela paisagem.

Praia da Oura

Praia da Oura

Muito concorrida no verão por estar localizada no centro comercial de Albufeira, a Praia da Oura significa literalmente Golden Beach. Cercada de belos Resorts a popularidade da praia cresce a cada dia.

Praia de Sagres

Praia de Sagres

Sagres exibe algumas das mais impressionantes paisagens do Algarve. A força da natureza é tão forte na ponta mais a sudoeste de toda a Europa continental que os visitantes logo percebem porque os antigos colonos a apelidaram de “sagrada”, porque foi o ponto de partida dos exploradores portugueses no século XV rumo ao desconhecido e como conseguiu manter a sua fascinante beleza natural.

Praia do Castelejo

Praia do Castelejo

A praia encontra-se envolvida por formações rochosas de xisto de cor negra, que contrastam com o dourado do areal. As falésias, altas e escarpadas, são constituídas por camadas de sedimentos. Na parte Norte emerge a Pedra da Lage, que é um paraíso para os apanhadores de marisco. Como Chegar: Em Vila do Bispo, siga em frente na estrada pavimentada que passa junto ao Mercado Municipal.

Praia da Amoeira

Praia da Amoeira

Bonita praia situada perto da vila de Aljezur, em Amoeira pode-se tomar banhos de mar e rio. Extenso areal e dunas. Aprecie seu rochedo negro no topo norte da praia que lembra um gigante deitado.

Praia de Vilamoura

Praia de Vilamoura

A praia de Vilamoura, junto a nascente da Marina de Vilamoura, é muito acolhedora e as suas areias douradas estão localizadas no centro de Vilamoura.

Praia de Faro

Praia de Faro

Faro é a capital do Algarve e suas praias são belíssimas. A praia do Centro é uma das mais concorridas.

Praia de Santa Eulália

Praia de Santa Eulália

Praia de falésias baixas envolvida de uma atmosfera verde e fresca. O areal é amplo, com muitos recantos simpáticos, oferecidos pelas formações rochosas. Uma linha de palmeiras altas rodeiam um pequeno trajeto destinado a belas caminhadas na zona central de praia.

Praia dos Salgados

Praia dos Salgados

A praia surge na continuação do areal da Praia Grande, para nascente da Lagoa dos Salgados, que se forma na Ribeira de Espiche. Para chegar à praia percorre-se o empreendimento turístico associado ao campo de golfe que se desenvolve marginalmente à lagoa. O espaço próximo à praia permanece em estado natural. O areal é muito extenso e tranquilo.

Praia da Galé

Praia da Galé

A Praia da Galé fica situada no extremo leste da baía de Armação de Pêra. Nesta praia as formações rochosas características do Barlavento Algarvio emergem das areias, proporcionando pequenas enseadas, recantos e abrigos para os banhistas. Para o lado leste da praia dominam as formações rochosas e surge uma área de pinheiro coroando as falésias alaranjadas.

Praia dos Arrifes

Praia dos Arrifes

Pequena enseada abrigada por falésias baixas esculpidas, onde são visíveis piscinas naturais, arcos e inúmeras galerias nas paredes rochosas.

Praia da Coelha

Praia da Coelha

Aninhada entre falésias douradas, a Praia da Coelha é uma pequena praia abrigada de ventos. Situada a cerca de 5 km a oeste de Albufeira, é uma praia bastante concorrida durante o verão.

Praia do Castelo

Praia do Castelo

O areal da praia do Castelo, encaixado entre imponentes paredes rochosas, desdobra-se em recantos escondidos e pequenas enseadas. No extremo leste da praia, uma formação rochosa lembra a imagem de um castelo, batizando a praia.

Praia de São Rafael

Praia de São Rafael

Um verdadeiro tesouro do Algarve Praia de São Rafael no Algarve é uma pitoresca praia localizada em Albufeira.

Praia de São Rafael

Praia de São Rafael

A belíssima praia de São Rafael possui areia fina e cercada por algumas formações rochosas calcárias espetaculares, como a Ponte Pequena e o Ninho das Andorinhas. Anos de erosão levaram a estas formações fascinantes.

Nos últimos anos, a região de Tavira tem sido considerada cada vez mais como um importante polo turístico, graças ao seu valioso patrimônio cultural e paisagístico. Já na extremidade do Algarve, encontramos ainda Monte Gordo, um dos mais antigos pontos de turismo balneário da costa algarvia. A antiga aldeia de pescadores localiza-se em pleno Golfo de Cádiz, e como tal é banhada pelas águas mais quentes do país: não raras vezes durante a estação estival a temperatura da água do mar atinge os 26°C.

Silves, antiga capital árabe no Algarve, destaca-se pelas lindas montanhas e por freguesias como Salir, que possui uma feira anual maravilhosa que “transporta” o visitante à séculos passados.

Por fim, o Algarve é a escolha perfeita para quem gosta de sol, praia, festas, golf (possui os melhores campos da Europa), gastronomia e muito lazer.

Albufeira

Albufeira

O lugar que conhecemos hoje como Albufeira, não é apenas a capital do turismo em Portugal, é também um local carregado de história com indícios de presença humana que remontam já ao período neolítico e à idade do bronze. Albufeira é sem nenhuma dúvida o paraíso para que busca praia, sol, noites agitadas, história e muita diversão sem perder a tranquilidade.

Aljezur

Aljezur

No coração da Costa Vicentina, Aljezur distingue-se entre os melhores destinos europeus para o Ecoturismo. Com paisagens deslumbrantes, entre a serra e o mar, que abrigam diferentes habitats naturais e uma elevada biodiversidade, uma costa que abriga praias lindíssimas e um patrimônio geolôgico, faunístico e florístico de grande valor científico, Aljezur desperta emoções em quem a visita.

Sagres

Sagres

Exibe algumas das mais impressionantes paisagens do Algarve. A força da natureza é tão forte na ponta mais a sudoeste de toda a Europa continental que os visitantes logo percebem porque os antigos colonos a apelidaram de “sagrada”. A figura mais influente da história de Sagres foi o Infante D. Henrique, que aí se inspirou para embarcar nas suas viagens de descoberta, trazendo fama à região e levando à fundação da Vila do Infante.

Lagos

Lagos

O concelho de Lagos estende-se por cerca de 200 km. Fica a 78 km da capital de distrito, Faro, e a 37 km do Cabo de S. Vicente. Lagos sempre foi habitado desde tempos recuados, como o demonstram diversas estações arqueológicas. O primitivo nome da cidade - Lacohriga - aponta para uma origem celta, cerca de 2.000 anos a. C., sendo, durante um largo período, porto frequentado por fenícios, gregos e cartagineses. As praias de Lagos são lindas e merecem ser visitadas.

Portimão

Portimão

Uma cidade com excelente oferta de hotéis, restaurantes e vida noturna, sendo uma das mais procuradas regiões do Algarve. Existem praias mais adequadas à pratica de esportes náuticos e outras para mergulhar nas águas tranquilas, outras para pesca e ainda praias para simplesmente descansar.

Castro Marim

Castro Marim

Castro Marim apresenta um cenário tranquilo e bucólico de campos cultivados, prados, salinas cintilantes e lagoas que contrastam com as modernas estâncias turísticas do litoral. Dominada pelo castelo e o forte em cima da colina, a pacata Castro Marim exibe poucos vestígios da sua importância histórica. Os vestígios arqueológicos sugerem que a sua localização estratégica atraiu colonos, transformando-a numa das povoações mais antigas do Algarve.

Faro

Faro

Capital do Algarve e destino balneário, esta cidade cosmopolita estende-se por uma das maravilhas naturais da região – o Parque Natural da Ria Formosa, uma área com mais de 60 km, formada por lagoas, dunas e praias magníficas. Há muitas praias no Concelho de Faro, desde a Ilha de Faro com os seus bares, restaurantes e comodidades de luxo, à reclusão das dunas desabitadas da ilha da Barreta, que se estendem entre o mar e uma das lagoas do estuário.

Tavira

Tavira

Tavira é um dos locais no Algarve que apesar de ser um centro turistico forte, ainda se pode orgulhar de não ter sido descaracterizado pelo exagero do crescimento urbanístico e comercial. Uma pacata cidade que parece retirada de um quadro, com uma beleza tradicional, conservada pelas casas e ruas do centro histórico, não deixa de ter suma importância através dos seus imponentes monumentos, como o castelo ou a lindíssima ponte romana que faz a ligação das duas margens de Tavira.

Monte Gordo

Monte Gordo

O centro de Monte Gordo é constituído por amplas ruas com passeios em pedras portuguesas. A avenida principal é a Av. Infante D. Henrique, uma avenida marginal vedada ao trânsito de automóvel. Para chegar lá, o melhor é estacionar o carro (se tiver optado por esse meio de transporte) num dos muitos espaços perto da praia e dar um passeio a pé. Visite também o belíssimo Cassino de Monte Gordo.

Salir

Salir

A cerca de 13 km de Loulé, a origem da povoação de Salir perde-se no tempo, existindo mesmo a hipótese de ter sido habitada pelos Celtas. Um casario branco enquadrado por típicos campos algarvios de alfarrobeiras, oliveiras e amendoeiras, constitui Salir, encimada pelo Castelo, hoje em dia em ruínas, restando apenas restam uma torre e dois panos de muralha.

Lagoa

Lagoa

Tradicionalmente agrícola e de importante produção vinícola, Lagoa encontra-se numa pequena colina numa região de planícies onde terá existido uma lagoa que deu o nome à cidade. O encantador centro histórico, com casas caiadas, ruas calcetadas e postes de iluminação adornados com flores, é dominado pela igreja paroquial dedicada a Nossa Senhora da Luz. O centro de Carvoeiro (foto), uma de suas principais praias proporciona belos passeios.

Vila do Bispo

Vila do Bispo

O concelho de Vila do Bispo possui a mais importante concentração de menires de todo o Algarve.

Cacela Velha

Cacela Velha

Localizada numa elevação arenítica em frente à Ria Formosa e ao mar (freguesia de Vila Nova de Cacela, Vila Real de Santo António), de onde se vislumbra uma das mais belas panorâmicas do sotavento algarvio. A Fortaleza de Cacela Velha com vista sobre a Ria Formosa e sua praia são belíssimas.

A gastronomia & a Nightlife do Algarve 

A variedade é enorme! Tem pescados de tudo quanto é jeito. Os pratos são servidos em três etapas (entrada, sopas e principal), mas você pode optar somente por um deles se quiser. Como as regiões são abundantes em azeitonas e azeites, não deixe de experimentá-las. 

Se apreciador da boa mesa, prove tudo que puder. As cataplanas, os pescados assados, os verdadeiros “mistura-se tudo” de frutos-do-mar no Algarve, dentre outras opções são fantásticos.

Mas para quem não admira tanto assim a alimentação oriunda da vida marinha, existem restaurantes e bares típicos de outros países: Inglês, holandês, alemão, italiano, indiano, chinês, japonês... uma infinidade de opções.

No Algarve sobressai a gastronomia inglesa em muitos dos bares e pubs, por tanto se você quer saborear a culinária portuguesa, procure um restaurante típico, mais facilmente encontrado nos centros históricos. 

 

A Nightlife do Algarve tem muita diversão para todos. Desde restaurantes com Fado à boates com strip tease, no Algarve você vai encontrar um lugar ideal para você ir.

 

Restaurante Paulus

Restaurante Paulus

Restaurante Beirã

Restaurante Beirã

Restaurante Casanova

Restaurante Casanova

Restaurante Borda D'água

Restaurante Borda D'água

The Garage Pub

The Garage Pub

Wild & Co

Wild & Co

Libertos Club

Libertos Club

The Strip

The Strip

A fantástica Ria Formosa

A Ria Formosa é um manguezal localizado no Algarve, que se estende pelos concelhos de Loulé, Faro, Olhão, Tavira e Vila Real de Santo António, abrangendo uma área de cerca de 18.400 hectares ao longo de 60 quilômetros desde o rio Ancão até à praia da Manta Rota. E foi considerado um dos mais belos parques do Algarve. 

 

A sul é protegida do Oceano Atlântico por um cordão de dunas quase paralelo à orla continental, formado por duas penínsulas (a Península do Ancão, que engloba a praia do Ancão e a praia de Faro; e a Península de Cacela, que engloba a Praia de Cacela Velha e a Praia da Fábrica) e cinco ilhas de barreira arenosas (Ilha da Barreta, Ilha da Culatra, Ilha da Armona, Ilha de Tavira e Ilha de Cabanas), que servem de proteção a uma vasta área de manguezal, canais e ilhotes.

 

A norte, em toda a extensão, o fim da laguna não tem uma delimitação precisa, uma vez que é recortada por salinas, pequenas praias arenosas, por terra firme e por linhas de água doce que nela desaguam (ribeira de São Lourenço, rio Seco, ribeira de Marim, ribeira de Mosqueiros , rio Gilão, ribeira do Almargem e ribeira de Cacela).

 

Passeios de barcos na Ria Formosa são as atrações principais com paradas nas ilhas e nas praias. 

Ria Formosa

Ria Formosa

Ria Formosa

Ria Formosa

Ria Formosa

Ria Formosa

Ria Formosa

Ria Formosa

Complemente suas informações sobre o Algarve com lindas fotos, histórias e dicas essenciais sobre a mais bela região balneária de Portugal:

Revista malaparadois edição nº 7 - Outubro de 2014 - Algarve

Revista Malaparadois nº 7

Revista Malaparadois nº 7