Terms of Use & Privacy Policy

#escocia

Mas a Escócia tem mais além da Ilha de Skye. A Escócia possui muitos símbolos culturais e não se resumem somente ao kilt (famoso saiote xadrez masculino), à gaita de foles e ao uísque. A Escócia também é terra de Adam Smith e Graham Bell, de Sean Connery e Andrew Carnegie, dos exploradores James Clark Ross e David Livingstone. A Escócia conquistou o mundo.

As cidades de Edimburgo e Glasgow possui campos de golfe, bons museus, teatros, pubs e festivais artísticos no verão, a simpática população que lá reside e ainda são os centros da moda do país. 

 

Escócia

 

Mesmo fazendo parte do Reino Unido, a Escócia é muito diferente da Inglaterra.

O país é marcado pelas crenças e lendas celtas, pelos clãs, por seus heróis (William Walace) e pelas suas paisagens e vilarejos que preservam as tradições medievais.

 

Sua paisagem, tanto urbana quanto rural, é das mais belas e românticas da Europa. Castelos, ilhas, colinas, lagos, rios e a rica vida selvagem das Highlands (a montanhosa e verde região das Terras Altas) compõem o cenário. 

 

Uma das terras escocesas mais fantástica é a Ilha de Skye. Tem um ditado local que diz “Ao criar o mundo Deus estava se exibindo ao construir a Ilha de Skye”. Composta por várias penínsulas e a mais importante é a de Waternish. Skye também é conhecida pelo Castelo de Dunvegan e pelos seus clãs MacLeod e MacDonald.

 

#escocia
Dicas & Tips
Escócia

A Escócia ainda proporciona os mais belos cenários para os amantes de esportes radicais. A terra de St. Andrews, o padroeiro nacional, carrega fama de "capital europeia da aventura". Graças à generosa natureza, é possível fazer caminhadas e trilhas pelo litoral, canoagem, rafting, mountain bike na floresta e muito mais.

A gastronomia é a base de carnes, batatas e peixes. Com tanta história para contar a Escócia vai surpreender o visitante e é muito fácil de se encantar por este belo país.

#escocia

Dos vales nas Highlands às ruas de Edimburgo, explore a Escócia - um país de variedade surpreendente.

 

Cada pedacinho da Escócia está carregado de cultura e História, motivo de orgulho para os escoceses. A Escócia deu origem a alguns dos maiores escritores, pintores, escultores, poetas e músicos do mundo, e continua a fazê-lo. Alguns destes grandes talentos podem ser vistos com frequência nos muitos festivais da Escócia, especialmente no Festival Internacional de Edimburgo.

#escocia
#escocia
#escocia

O principal a visitar

 

O passado histórico diversificado da Escócia reflete-se em muitas das suas atrações. O Castelo de Edimburgo, que domina a Cidade Velha, é uma visita obrigatória. A Orkney Neolítica (Patrimônio Mundial pela UNESCO) é uma experiência inesquecível, assim como qualquer uma das fantásticas destilarias de whisky da Escócia. E, é claro, não se pode visitar a Escócia sem tentar ver o Nessie no Lago Ness. 

 

Edimburgo

 

Edimburgo é extremamente interessante. O clima de Edimburgo é “temperamental”! Quando menos se espera chove, venta, faz sol tudo em um único dia. Para nós Brasileiros isso significa bastante frio o ano todo e mais frio ainda no inverno escocês.

 

  • Castelo de Edimburgo: Um tour fantástico pela história da cidade.

  • Palácio de Holyroodhouse: O palácio onde a rainha da Inglaterra passa suas férias.

  • Catedral de St. Giles: Vale uma parada.

  • National Museum of Scotland: Um belíssimo museu. Tem de arte egípcia, a ovelha Dolly empalhada e muito mais.

  • Scottish National Gallery: Uma ótima coleção de arte europeia e arte escocesa.

  • Scottish National Portrait Gallery: O acervo de retratos da National Gallery

  • Mound Museum: Toda história das moedas escocesas e britânicas.

  • Parques Carlton Hill: Uma das montanhas da cidade, num dia claro sem muito vento é imperdível!

  • Princess Street Gardens: Belo jardim e possibilita ótimas fotos do castelo.

  • West Meadow: Local de passar o tempo dos moradores da cidade. Em dia de sol o parque fica lotado. Suba até o final do parque para ter uma linda vista do castelo como plano de fundo.

  • Cerveja e Whisky… Edimburgo está lotada de Pubs bacanas, escolha o seu e divirta-se!

  • Dica: Busque os lugares mais cheios e afastados da Royal Mile, a chance de errar é quase nula.

  • A Rose Street (perto do Princess Street Gardens) tem um muita coisa para se ver. Quem quiser uma degustação de Whisky, na esplanada do castelo o Scotch Whisky Heritage Center. 

Scottish National Gallery
Scottish National Gallery

press to zoom
National Museum of Scotland
National Museum of Scotland

press to zoom
Carlton Hill
Carlton Hill

press to zoom
Scottish National Gallery
Scottish National Gallery

press to zoom
1/4
Princess Street Gardens
Princess Street Gardens

press to zoom
Princess Street Gardens
Princess Street Gardens

press to zoom
Princess Street Gardens
Princess Street Gardens

press to zoom
Princess Street Gardens
Princess Street Gardens

press to zoom
1/4
#escocia

Glasgow

 

É a maior cidade da Escócia, e também uma das mais antigas da Europa. Com vários prédios históricos, mas com muitos prédios modernos também, mistura muito bem tradições seculares com novidades. Glasgow é um lugar extremamente dinâmico, que cresceu muito durante o século XIX, se impondo graças à sua indústria como um dos mais influentes polos comerciais do mundo.

A principal praça da cidade é a George Square, e que pode servir como referência para um roteiro turístico. A praça ganhou este nome em 1781, em homenagem ao rei George III. Dominando a praça destaca-se o palácio Glasgow City Chambers, construção de 1888. No centro, uma coluna com 28 metros de altura (imagem ao lado) presta homenagem ao renomado autor Walter Scott, um dos nomes mais venerados na Escócia.

 

Esta praça é um local muito utilizado para festas, eventos comemorativos, demonstrações, protestos etc. Próximo a este local estão as principais áreas comerciais da cidade, ao longo das ruas Buchanan, Argyle e Sauchiehall. A região também concentra inúmeros restaurantes, bares e pubs e por isso tornou-se um tradicional ponto de reunião de quem trabalha no centro.

#escocia
#escocia
#escocia

Caminhar por Glasgow revela prédios elegantes, muitos deles em estilo Vitoriano como o The Theatre Royal, Pavillion, Glasgow Royal Concert Hall e King's Theatre.

 

Outra procurada atração da cidade é o Art Gallery & Museum, na Argyle Street, o museu mais famoso da cidade. A Provand's Lordship (Castle Street 3) é a mais antiga construção da cidade, data de 1471 e contém exposições de mobílias antigas e um jardim medieval.

#escocia

O rio Clyde corta Glasgow, e oferece belos ângulos para fotos além de cenários agradáveis para caminhadas ao longo de suas margens. Aproveite para visitar o Biggar Museum, no subúrbio de Lanarkshire, um conjunto de atrações suficientes para se passar uma tarde. O Calderglen Country Park, em Lanarkshire, tem um mini zoológico, jardins ornamentais e trilhas naturais abertas à visitação.

#escocia

Antes de ir embora de Glasgow, não deixe de passar em mais um pub, para um jantar de fim de noite. Sugerimos o Buchanans, na Howard Street 71. Mas mesmo que seja em qualquer outro, não deixe de conhecer um pouco mais da cozinha tradicional escocesa. Peça Cullen Skinks e depois Aberdeen Angus Beef ou Crappit heid ou Haggis ou Potted hough e de sobremesa Carrageen Moss ou Cranachan. Tudo acompanhado de uma boa Lager ou Ale. Depois, é só deixar o papo correr solto, porque os escoceses mais gostam mesmo é de um bom papo. No final da noite, garantimos que você terá chegado à conclusão que Glasgow pode até ser por fora uma cidade de pouca beleza, mas por dentro ela é aconchegante.

Highlands

 

Uma imensidão de paisagens deslumbrantes que os olhos não alcançam o fim. Um recanto pleno de natureza, onde o visual só é interrompido por castelos, pequenas cidades ou por vales e lagos de contornos dramáticos. Só isso já bastaria para tornar as Highlands um lugar intrigante, que merece ser visitado. Mas há mais, muito mais. Diversas espécies de animais e plantas que se extinguiram no continente europeu continuam vivos ali. Sem contar os aspectos culturais. Ali persistem os costumes e tradições centenárias, como usar o kilt e tocar a gaita de fole.

 

Inverness é o ponto de partida para quem quer conhecer as Highlands. A cidade foi fundada há 1400 anos. Seu principal atrativo é o Castelo de Inverness, construído em 1847 e hoje sede da polícia local e do Inverness Museum & Art Gallery.

Outro museu que merece a visita é o Scottish Kiltmaker Centre. Ele fala tão e somente dos kilts e mostra que, mais do que simples peças de roupa, as saias escocesas têm todo um significado conforme as cores e padrões dos desenhos.

Na era medieval, esses desenhos correspondiam aos dez clãs que dominavam a região. Os McLeod, MacKenzie, MacDonalds, MacKay, Sinclair, Campbell, Fraser, Gordon, Stuarts e Douglas. Muitos descendentes ainda utilizam dessas vestes até hoje. De Edimburgo até Inverness leva-se em média 3 horas de trem. O trajeto pode ser longo mais as imagens são fantásticas.

 

De Inverness o visitante pode ir até as cidades Drumnadrochit, Kilmore, Lewiston e Strone (famnosa pelo castelo de Urquhart Castle), estas cidades podem ser pecorridas de carro em apenas 40 minutos e todas estão às margens do FAMOSO Loch Ness. Para melhor percorrer as Highlands alugue um carro em Inverness.

Highlands

Highlands

Highlands

Highlands

Highlands

Highlands

Highlands - The Royal Scotsman Train

Highlands - The Royal Scotsman Train

Highlands - Relics Loch Shin

Highlands - Relics Loch Shin

Highlands - Loch Ness

Highlands - Loch Ness

Highlands - Loch Ness

Highlands - Loch Ness

Highlands - Isle of Skye

Highlands - Isle of Skye

Highlands - Isle of Skye

Highlands - Isle of Skye

Highlands - Gado nativo

Highlands - Gado nativo

Castelos nas Highlands

 

As Highlands é a terra dos castelos. Em toda Escócia existem muitos castelos, mas a maior concentração encontram-se nas Highlands.

De Inverness (de carro) siga em direção sul até Invergarry, onde encontram-se os castelos de Invergarry e Glengarry Castle Hotel (Mais ou menos quarenta minutos). Curta o belo visual campestre e se quiser hopede-se por lá. 

O próximo Castelo é o Castelo de Eilean Donan (mais ou menos uma hora de Invergarry). A paisagem e a tranquilidade de Dornie é perfeita para descansar um pouco e recuperar o folego para seguir viagem. Pegue a A87 e siga até a Kyle of Lochalsh. Nesta pequenina cidade existe uma estão de Ferry onde você pode alugar barcos e passear pelas ilhas menores da baía de Loch Alsh e Inner Sound.

 

De Inverness (de carro) você também poderá fazer outro roteiro para ver castelos maravilhos e repletos de histórias. Siga para Dunrobin e veja seu maravilhoso castelo. Se segui em direção leste, vá até Cawdor, onde seu castelo se encontra às margens do Cowdor Castle Golf Club. Agora se quiser subir ainda mais ao norte, siga até Ardvreck Castle e veja as ruínas do castelo onde um dia foi de grande importância para os clãs locais.

 

Estando nas Highlands, além dos seus castelos não deixe de ver e ouvir as histórias sobre William Walace, andar pela Ilha de Skye o máximo que puder e ainda vá até Duvengan e veja seu maravilhoso castelo com as lendas e histórias do Clã Macleod (lembram de Highlander o filme?).

 

Aproveite a Escócia, um país belíssimo, paisagens deslumbrantes, cheio de histórias e com futuro brilhante.

 

Fonte: National Trust (www.nts.org.uk)

Matéria: Edi Marques

Fotos: Divulgações e colaboradores

Urquhart Castle

Urquhart Castle

Highlands - Eilean Donan Castle

Highlands - Eilean Donan Castle

Castle Dunvegan

Castle Dunvegan

Castelos - Invergarry Castle

Castelos - Invergarry Castle

Castelos - Glengarry Castle Hotel

Castelos - Glengarry Castle Hotel

Castelos - Duvengan Castle

Castelos - Duvengan Castle

Castelos - Duvengan Castle Macleod

Castelos - Duvengan Castle Macleod

Castelos - Durobin

Castelos - Durobin

Castelos - Cawdor Castle

Castelos - Cawdor Castle

Castelos - Ardverck  Castle

Castelos - Ardverck Castle

To play, press and hold the enter key. To stop, release the enter key.

press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom

Aberdeen

 

Optar em fazer uma visita em sua viagem ao Reino Unido a cidade de Aberdeen (com aproximadamente 216 mil habitantes, mas que não é muito conhecida) pode soar estranho.

As perguntas a se fazer são: “Aberdeen?” “O que fazer e onde fica?”. Essas perguntas podem ser rebatidas com a infinidade de coisas a se fazer por lá e com sua beleza majestosa.

 

Localizada ao norte da Escócia, banhada pelo Mar do Norte, possui um dos mais movimentados portos do Reino Unido. Também conhecida como “cidade do granito”, por possuir vários edifícios à base desta matéria-prima. Aberdeen se orgulha te possuir uma lista interminável de atrações e atividades para os visitantes.

Para se chegar a Aberdeen, a melhor opções para nós brasileiros são os voos que saem de Heathrow em Londres, com duração me 1h25min. Se a opção for por trem a Estão em Londres será a Piccadilly e a East Coast, com duração de viagem de mais ou menos 8 horas.

Para quem estive pela Europa, existem diversos voos organizados pelas Low-coasts de várias cidades europeias.

 

A cidade de Aberdeen foi fundada por volta do ano 700, tendo ganho importância ao tornar-se sede de bispado em 1137. Foi incendiada pelos Ingleses em 1336 e ocupada em 1651 pelas tropas do parlamento inglês devido ao bom acolhimento dado a Carlos II (rei inglês condenado à morte por traição e decapitado) durante a guerra civil inglesa. Desenvolveu-se a partir da década de 1980, como importante HUB para acesso às plataformas petrolíferas do Mar do Norte.

Duff House

Duff House

Craigievar Castle

Craigievar Castle

Crathes Castle Aberdeenshire

Crathes Castle Aberdeenshire

Dunnottar Castle

Dunnottar Castle

Dunnottar Castle

Dunnottar Castle

Dunnottar Castle

Dunnottar Castle

Balmoral Castle

Balmoral Castle

Castelos

A "Grande Aberdeen" possui mais de 300 castelos para sua escolha.

 

Os principais castelos a serem visitados na "Grande Aberdeen" são: o Castelo de Balmoral na Royal Deeside. A Rainha Victoria (1852) frequentava este castelo várias vezes no ano juntamente com seu amado príncipe Albert. Vários monarcas ingleses fizeram deste castelo seu retiro de verão.

Cinco quilômetros ao sul da pequena cidade de Alford, está localizado o Craigievar Castle, que inspirou Walt Disney para criar vários castelos que vemos em seus filmes. O edifício-de-rosa colorido de sete andares, com suas torres, gárgulas e chaminés talhadas impressionam os visitantes.

Você vai se encantar com o Delgatie Castelo perto Turriff, que foi restaurado pelo excêntrico e teimoso capitão John Hay do exército indiano, reforma que durou 40 anos. Mary Queen of Scots dormiu lá em 1532 e seu quarto está aberto para os visitantes possam sentir a atmosfera da época. 

Nos arredores de Stonehaven, as ruínas espetaculares e sombrias do antigo Castelo Dunnottar cercada em três lados pelo mar, foi uma fortaleza no topo do penhasco por dois mil anos.

Foi neste castelo que em 1562 as jóias da Coroa Escocesa foram escondidas dos ingleses.

 

Lembre-se de quando planejar as suas visitas, que as propriedades pertencentes ao National Trust for Scotland e algumas delas devem ser agendadas com antecedência. Estão abertas no período de maio a setembro, com alguma abertura na Páscoa e fins de semana em outubro. Seus jardins e campos estão abertos todo o ano. Algumas das propriedades Historic Scotland estão abertos todo o ano também.

Bullers of Buchan

Bullers of Buchan

Union Street

Union Street

Tower House

Tower House

St Machar

St Machar

River Dee Royal Deeside

River Dee Royal Deeside

Bridge of Don

Bridge of Don

Compras

Em Aberdeen o visitante encontrará lojas de marcas famosas na Union Street, Belmont Street e George Street. Para algo de mais especial, experimente as boutiques em The Green e no West End. Os shoppings da Union Square e o Center Bon Accord são boas opções para encontrar tudo em um único lugar.

 

 

Atrações

Escolha entre os vários museus, passe um dia na praia, ou faça uma volta pelas famosas destilarias de whisky de Aberdeenshire.  O Maritime Museumé é um ponto obrigatório, como também a cidade velha “Old Town”, com as suas ruas com calçamentos em pedra e seus elegantes edifícios de granito.

Durma em uma plataforma de petróleo, no Maritime Museum. Visite o Aberdeen Art Gallery com a sua bela coleção, do Séc. XV até os dias atuais.

Explore o passado na Casa do Preboste Skene, datada do séc. XVI, com o seu mobiliário e trajes de época.

Vá ver um concerto no Lemontree, que é a principal sala de música e outros espetáculos ao vivo em Aberdeen.

Assista a uma peça de treatro ou a um show no Music Hall, His Majesty’s Theatre.

Saboreie um whisky num pub tradicional escocês – experimente  Ma Cameron’s em Little Belmont Street ou o Prince of Wales em St Nicholas Lane

 

 

Esportes

Aberdeenshire tem mais de 50 campos de golfe incluindo os prestigiados Royal Aberdeen, Cruden Bay e Murcar Links. E, se a sua preferência for uma bela pesca: o rio Dee é repleto de salmões e o rio Don, conhecido como um dos melhores rios para a pesca da truta na Europa.

 

Restaurantes e bares

Com um porto muito movimentado e um enorme mercado pesqueiro, Aberdeen é o local certo para provar um magnífico peixe ou mariscos fresquinhos. Experimente o Silver Darling com uma bela vista para o mar com seu cardápio espetácular, ou o Ashvale que se gaba de servir o melhor “fish and chips” (peixe com batatas fritas) da Escócia. Se for em Junho, poderá participar nas provas culinárias do Taste of Grampian Food Festival.

 

 

A pé

Aberdeen tem um litoral deslumbrante com vastas praias espetaculares e pitorescas aldeias de pescadores.

Caminhar pela cidade é prazeroso e se tiver em boa forma poderá subir ao topo do Cairngorms, a mais alta montanha da Grã-Bretanha.

 

Cinco das montanhas mais altas da Escócia estão dentro do Parque Nacional Cairngorms e existem 55 picos para escalada há mais de 900 metros de altitude. O Parque é gigantesco! Os visitantes podem apreciar as florestas nativas, rios e lagos espetaculares, proporcionando o cenário perfeito para um dia à dois ou com amigos e familiares.

Há percursos pedestres excepcionais. No topo de uma falésia costeira ou caminhadas tranquilas através Kirkhill Forest e Tyrebagger irão deixar os visitantes de boca aberta com seu esplendor.

 

 

 

Fontes:

Gary Raymond Phillip – National Trust Scotland

Visit Aberdeen - http://www.visitaberdeen.com