Terms of Use & Privacy Policy

  • Wix Facebook page
  • Facebook-Icon.png
  • Google+ Preto Redonda
  • Wix Twitter page
  • Facebook Orange Gumdrop
  • YouTube App Icon
  • Instagram App Icon
  • Pinterest App Icon
  • Google+ App Icon
  • Vimeo App Icon
  • Flickr App Icon
  • Tumblr App Ícone
  • Catraca Livre.png
  • WhatsApp.jpg

Nesta Seção Você é o 

Visitante Nº

Malaparadois – Dicas de Viagens & Lifestyle em um único site!

Calábria

A colunista das Revistas malaparadois, Ana Patrícia, Rondoniense, vivendo na Itália há 11 anos; formada em Turismo pela Universidade da Calábria e em Biblioteconomia pela Universidade Estadual de Londrina(UEL),  fundadora do Touristico - Consultoria Turística Itália Brasil, com um mestrado em turismo cultural, além de ser a única guia de turismo em língua portuguesa na Calábria. Acredita que não existe sonho impossível, basta muita coragem e disciplina. Ana Patrícia amo viajar, conhecer novas culturas e escrever para o blog Viajando para Itália!

malaparadois | Dicas de Viagens & Lifestyle em um único site!

VIAJANDO DE CARRO NA ITÁLIA: A CALÁBRIA!

Cada região na Itália é repleta de belezas, por isso se você já esteve na Itália e visitou o clássico turismo feito pelas cidades de arte como Roma, Nápoles, Capri, Florença, Siena, Verona, Veneza e Milão, aproveite para se inspirar com o meus artigos!! Tenho certeza que farei se apaixonar por esse país maravilhoso!

 

Existem regiões na Itália que são muito difíceis de conhecer com o transporte público (trens e ônibus) e que para conhece-las é necessário realmente ter um carro, a Calábria, é uma dessas regiões, com um carro você poderá visitar os burgos que estão perdidos entre as montanhas, assim como poderá descobrir as belezas naturais dessa região, praticamente intocada pelo turismo tradicional. Infelizmente poucos brasileiros estiveram na Calábria e isso acontece devido a geografia local que acaba dificultando um pouco a locomoção nessa região e por falta de informações na web em língua portuguesa (não deixe de conhecer o meu blog que está tentando melhorar essa situação), além disso, a política de promoção do território é ainda pouco presente no mercado brasileiro, mas principalmente porque os brasileiros quando vêm na Itália têm pouco tempo a disposição (entre 7 a 15 dias) e acabam priorizando conhecer as regiões mais famosas turisticamente como o Vêneto, Lombardia, Ligúria, Toscana, Sicília, Campânia, e obviamente o Lácio com a cidade eterna “Roma”.

 

Não posso deixar de lembrar que a Calábria, como todo o sul da Itália, foi povoada por diferentes povos: os gregos (povo que denominou essa região como Magna Grécia, ou seja terra mais importante que a terra de origem), os romanos, os bizantinos, normandos, suábios, angevinos e aragoneses. E é exatamente por isso que essa terra é tão diversificada e em cada parte do território calabrês encontraremos uma herança cultural e artística diferente!

Em relação a tudo o que pode ser visitado te aconselho a ir no meu blog, para aprofundamento sobre as várias localidades.

 

Independentemente de onde você chegará, Paola, Reggio Calabria ou Lamezia terme, você irá alugar o teu carro e partir para o primeiro dia de tour, que começará em Reggio.

1º DIA -  Reggio,  Scilla e pentedatillo / 60 quilômetros

Começaremos o nosso tour visitando o museu de Reggio Calabria para conhecer as famosas estátuas Bronzi di Riace, duas magníficas obras de arte, datadas por volta do século V a.C., exemplos de antiga escultura grega, pertencentes ao período transitório entre a escultura grega arcaica e o antigo estilo clássico, exemplares únicos ao mundo, aconselho também uma breve visita a Catedral da cidade. Prosseguimento para visita do nosso primeiro burgo, Pentadatilo: esse burgo foi abandonado na década de sessenta do século XX, o que fascina nesse burgo é o mistério do lugar, conhecido como um dos burgos fantasma da Itália. Quer saber o porque? Vá conhece-lo! A sua excepcional beleza cênica também te deixará de bocas abertas. Por último, terminaremos o dia visitando Scilla (um dos burgos mais belos da Itália), conhecida como a "Veneza do Sul", pelo modo como as casas se “apóiam” ao mar. Não deixe de ir visitar o Castelo e de jantar um prato típico feito com peixe espada!! Aconselho pernoite em um b&b em Scilla ou em um hotel em Reggio Calabria.

malaparadois | Dicas de Viagens & Lifestyle em um único site!
malaparadois | Dicas de Viagens & Lifestyle em um único site!

2º DIA – Bova,  Gerace  e Stilo  / 207 quilômetros

Visitaremos Bova (um dos burgos mais belos da Itália), capital da área grecânica, onde ainda hoje falam um dialeto derivado do grego e onde se mantém tradições do Oriente.

 

Em seguida continuação para Gerace (um dos burgos mais belos da Itália), visita da cidade normanda por excelência, não deixe de visitar a famosa Catedral de Gerace, umas das mais importantes da Calábria.

 

Continuação para Stilo (um dos burgos mais belos da Itália), que certamente preserva a jóia arquitetônica mais importante de toda a Calábria, a Cattolica, pequeno templo bizantino, datado do século IX dC. com planta quadrada e cruz grega.

Aconselho pernoite em um b&b ou agriturismo na zona de Stilo.

3º DIA -  Squillace,  Le Castelle e Santa Severina / 170 quilômetros

A programação do terceiro dia prevê diversas paradas, primeiro passaremos pelo parque Arqueológico de Squillace, visita do parque e dos restos arqueológicos da maravilhosa Basílica de Santa Maria della Roccella. Prosseguimento para visita do Castelo dentro do mar em Le Castelle, perto de Capo Rizzuto, não deixe de parar para fazer fotos do maravilhoso litoral. Continuação da viagem para Santa Severina (um dos burgos mais belos da Itália), e que sou totalmente apaixonada, conhecida como o "navio de pedra" não deixe de visitar o Batistério, uma das principais obras deixadas pelos bizantinos ao território e o o seu Castelo que é considerado um dos mais belos do sul da Itália, totalmente restaurado, revelam 1200 anos de história!!

Aconselho pernoite em um agriturismo na zona de Santa Severina.

malaparadois | Dicas de Viagens & Lifestyle em um único site!

4º DIA -  Rossano, Corigliano e Sibari / 140 quilômetros

Visitaremos Rossano com o seu centro histórico com a importante igreja de San Marco, uma das mais obras bizantinas mais importantes da Calábria junto com a Cattolica de Stilo. Prosseguimento para Corigliano onde visitaremos o centro histórico e o seu maravilhoso Castelo totalmente restaurado onde você vai se deslumbrar com uma maravilhosa vista panorâmica.  E por último pararemos em Sibari, uma das cidades mais importante do período grego, onde visitaremos o museu arqueológico que contará a história dessa civilização maravilhosa e única!

Aconselho pernoite em um agriturismo ou em um hotel na zona de Sibari

 

5º DIA -  Civita, Morano Calalabro e Aieta / 125 quilômetro

Visitaremos Civita (um dos burgos mais belos da Itália), burgo de origem “Arbëreshë” fundada no século XV, graças à populações albanesas que fugiam das perseguições dos turcos, prosseguimento para Morano Calabro (um dos burgos mais belos da Itália), a delicada união de arte e de beleza natural faz desse burgo um dos mais belos do Sul da Itália. Continuação para Aieta (um dos burgos mais belos da Itália), com visita do seu centro histórico que ainda conserva traços indeléveis do seu passado glorioso.

Aconselho pernoite em um agriturismo ou em um hotel na zona de Aieta.

 

6º DIA - Isola Dino, San Nicola Arcella, Cirella, Diamante e Paola  / 90 quilômetros

Conheceremos algumas das localidades mais importantes e belas do litoral calabrês, como a Isola de Dina, San Nicola Arcella. Não deixe de conhecer o famoso Arco Magno, Diamante com o seu gracioso centro histórico e por fim, como última etapa do dia visitaremos o Santuário de Santo Antonio em Paola.

Aconselho pernoite em um agriturismo ou em um hotel na zona de  Paola.

 

7º DIA – Fiumefreddo,  Altomonte e Cosenza / 172 quilômetros

Depois do café da manhã partiremos para visita do burgo, Fiumefreddo (um dos burgos mais belos da Itália), antigo vilarejo medieval, protegido por muros com pequenos becos, ruínas e torres. O panorama em torno ao burgo é de uma beleza inestimável. Continuaremos nossa viagem para Altomonte (um dos burgos mais belos da Itália),, localizado ao pé do Parque Nacional do Pollino, visita a sua antiga Igreja, que testemunha sua longa e fascinante história. E por fim para completar o dia, chegaremos em Cosenza, uma das cidades mais importantes da Calábria, visita do seu centro histórico, incluindo o famoso Duomo com reconhecimento da Unesco, o castelo recentemente restaurado e sobrando tempo visita ao museu degli Enoltri, onde você poderá conhecer a história da região passando por todas as etapas históricas.

Aconselho pernoite em um hotel em Cosenza.

malaparadois | Dicas de Viagens & Lifestyle em um único site!
malaparadois | Dicas de Viagens & Lifestyle em um único site!
malaparadois | Dicas de Viagens & Lifestyle em um único site!
malaparadois | Dicas de Viagens & Lifestyle em um único site!
malaparadois | Dicas de Viagens & Lifestyle em um único site!

8º DIA – Pizzo, Tropea,  Capo Vaticano Palmi e o promontário de Sant Elia / Reggio Calabria  231 quilômetros

Terminaremos o nosso tour visitando um dos litorais mais belos da Calábria (e da Itália) passando por Pizzo onde visitaremos o seu castelo e degustaremos o famoso sorvete “tartuffo”e depois prosseguiremos para Tropea, conhecida como a Pérola da Calábria, Capo Vaticano com um mar maravilhoso e passaremos pelo promontório de Sant´Elia onde faremos maravilhosas fotos panorâmicas do Litoral Calabrês. Enfim retorno para Reggio Calabria

Aconselho pernoite na zona de Reggio.

 

9º DIA - Partida

O tour de ontem foi bastante cheio, por isso aconselho partida hoje para Lamezia (aeroporto) ou para o aeroporto de Reggio ou para a estação ferroviária e prosseguimento da nossa viagem por essa terra única e encantada!

 

Concluindo caro leitor, explorador do mundo ou aos milhares de descendentes calabreses do meu Brasil, venha descobrir a beleza da Calábria, tenho certeza que essa terra saberá rapinar o teu coração, como fez comigo há tantos anos atrás!

COMO CHEGAR NA CALÁBRIA

AÉREO

O melhor modo de chegar na Calábria é com o aéreo

Existem 3 aeroportos na Calábria

Aeroporto Internacional de Lamezia Terme: esse é o aeroporto mais importante, inclusive têm vôos diretos de outros países europeus, no caso você não esteja chegando por Roma ou Milão.

http://www.lameziaairport.it/

Aeroporto de Reggio Calabria: com diversas chegadas e partidas de Roma e Milão

 http://www.aeroportodellostretto.it/it/

Aeroporto de Crotone: com diversas chegadas e partidas de diversas cidades italianas

http://www.aeroporto.kr.it/

 

TREM

Outra ótima opção é chegar com o trem, a partir da Sicília e toda Itália têm várias conexões que te ligará a Paola na provincia de Cosenza ou a Reggio Calabria na província de Reggio.

Para você ter uma idéia do tempo que gastará em viagem:

A partir de Roma (de 5 horas a 9 horas) e de Nápoles (de 4 horas a 6 horas), a partir de Messina na Sicília (menos de 1 hora).

Para comprar bilhetes pode ir diretamente no site da ferrovia italiana http://www.trenitalia.com/ ou diretamente na estação de trem.

 

CARRO

Outra opção é fazer esse tour diretamente com o carro a partir de uma outra região italiana, como por exemplo Sicilia, Campânia ou a Puglia.

A auto- estrada A3 é a espinha dorsal rodoviária da Calábria e liga a região a Nápoles e a Roma.

Bem, quero terminar essa matéria definindo a Calábria como a ponta da bota (Itália é conhecida geograficamente pela forma de uma bota), mas principalmente como trampolim para a Sicília, uma das regiões mais visitadas da Itália e também a nossa meta do próximo mês!!

E boa viagem!!!

blog de viagens
  • Ícone de App de Facebook
  • email1.jpg

informações sobre a Calábria turística e a Calábria menos turística e por isso mais autêntica, aquela feita pelos burgos (povoados) medievais! 

blog de viagens

O objetivo principal desse blog é passar informações turísticas sobre a Itália para pessoas que estão planejando a sua viagem para esse país maravilhoso e contar um pouco mais da Itália turística e da Itália menos turística, e tantas vezes justamente por isso mais autêntica.

  • Ícone de App de Facebook
  • email1.jpg