Arraial do Cabo

Praia Grande de Massambada
Praia Grande de Massambada

press to zoom
Arraial do Cabo
Arraial do Cabo

press to zoom
Praia do Centro
Praia do Centro

press to zoom
Praia Grande de Massambada
Praia Grande de Massambada

press to zoom
1/18
Massambaba
Barcos na Lagoa de Araruama
Massambaba
Arraial do Cabo

 

Arraial do Cabo é uma cidade brasileira do estado do Rio de Janeiro, na Região dos Lagos.

 

A cidade é costeira, e tem uma altitude média de apenas oito metros. Fundada em 1985, após a emancipação de Cabo Frio, o município possui cerca de 28000 habitantes.

 

A Cidade de Arraial do Cabo, como o nome indica é realmente um cabo, um pedaço de terra adentrando ao mar, possui grande diversidade de praias, entre estas pode se considerar que estão algumas das praias mais belas do mundo.

 

Localizada a aproximadamente 140 km do Rio de Janeiro e com acesso pela Rodovia BR 101 Norte, RJ 124, RJ 106, RJ 128 e RJ 140, é muito fácil de se chegar.

 

A maior dificuldade de acesso é no verão e no período de feriados tipo Carnaval. A cidade fica cheia demais e as rodovias intransitáveis! Em média se leva da capital do do Estado cerca de 2:00 para se chegar, mas durante o verão e feriados pode-se chegar ao absurdo de enfrentar engarrafamentos de 6 horas!

 

Com clima quente e úmido, temperaturas em médias de 20 a 25 graus, quem agradece são os mergulhadores, que encontram os melhores pontos do país para praticar o esporte.

 

Além das águas transparentes, Arraial do Cabo abriga uma diversificada vida marinha - são tartarugas, meros, lulas, lagostas, arraias e até golfinhos que vivem em harmonia nas ilhas do Farol e dos Porcos, nos sacos do Cherne e do Cordeiro, na praia do Forno, na Ponta d'Água e na Gruta Azul.

 

Além das belezas naturais, a cidade é atraente também quanto o assunto é preço - dos restaurantes às pousadas, as tarifas são bem mais em conta que as praticadas nos arredores.

 

Em Arraial não há estabelecimentos luxuosos, mas encontra-se muito conforto e os pratos de frutos do mar mais frescos da região.

 

Os passeios de barco, imperdíveis e que apresentam paisagens encantadoras e com direito a parada na praia do Farol, uma das mais bonitas do Brasil, também têm valor acessível.

 

Sem contar que, assistir ao pôr-do-sol no Pontal do Atalaia, um dos programas obrigatório, é de graça!

As Praias

 

Pontal do Atalaia - Belíssima vista em qualquer hora do dia, especialmente no pôr do Sol, e como local de observação de estrelas a noite.

Consiste em um dos pontos turísticos mais altos da região da Costa do Sol.

Acesso de paralelepípedo com descidas e subidas íngremes.

 

Praia Grande - Constitui um dos cartões postais de Arraial do Cabo. É uma linda praia com extensa faixa de areia, onde a natureza foi mais que generosa.

 

Praínha - Muito movimentada e com mesas e cadeiras espalhadas pela areia.

 

Graçainha - A trilha começa no canto direito da Prainha, de onde se pode observar uma linda vista após 20 minutos de caminhada, tem pouco grau dificuldade, mas deve-se ir sempre acompanhado, munido de água, celular e protetor solar.

 

Figueira - Completamente deserta! Esta praia quase "virgem" é na minha opinião a mais linda de Arraial.

Com uma imensidão de areia e dunas brancas, Figueira é fantástica para curtir sem o agito das praias mais badaladas.

 

A praia de Figueira ainda se divide em Praia Grande Figueira, Praia da Massambaba (fantástica) e Praia do Centro.

 

Arraial do Cabo ainda tem acesso a Lagoa de Araruama, Lagoa de Saquarema (point do surf na década de 1980), Praia Seca dentre outras.

 

Arraial ainda conta com uma APA (Área de Proteção Ambiental Permanente) que protege e é fiscalizada diariamente seus manguezais, praias e salinas.

 

A cidade também é rica em Sal, isso mesmo! Sal. Com muitas salinas, grande parte do sal consumido no Estado do Rio de Janeiro tem origem lá. 

Lagoa de Araruama
Trilha de Massambaba

"O Paraíso: É quase impossível em uma única vida visitar todos os lugares maravilhosos que existem no mundo e o paraíso tem várias denominações e representantes, mas com toda certeza Arraial do Cabo é um pedacinho dele!" Edi Marques 

Dúvidas, críticas e sugestões

Questions, comments and suggestions

malaparadois@gmail.com

Telefones úteis e de emergência no Rio:

Policia Militar – Disque 190

Corpo de Bombeiros – Disque 193

Serviço Médico de Emergência – Disque 192

Pontal do Atalaia
Pontal do Atalaia

press to zoom
Praia do Atalaia
Praia do Atalaia

press to zoom
Pontal do Atalaia
Pontal do Atalaia

press to zoom
Pontal do Atalaia
Pontal do Atalaia

press to zoom
1/22

A vista do Pontal do Atalaia é deslumbrante (Edi Marques).

 

O acesso ao Pontal do Atalaia não é um dos mais simples. À pé é uma subida de 30 minutos, bem cansativa, mas o visual compensa.

 

De carro o melhor acesso é pelo centro da cidade, Avenida Getúlio Vargas, Rua Quintas Borba, Rua José Francisco e Rua José de Castro Neto.

 

Informações:

www.arraialdocabo-rj.com.br

 

 

Praia dos Anjos
Praia dos Anjos

press to zoom
Praia dos Anjos
Praia dos Anjos

press to zoom
Portal do Atalaia
Portal do Atalaia

press to zoom
Praia dos Anjos
Praia dos Anjos

press to zoom
1/22