Albufeira

Concelho de Albufeira

Albufeira é sede de um município com 140,66 km² de área e mais de 40 habitantes, subdividido em 4 freguesias (Albufeira e Olhos de Água, Ferreiras, Guia e Paderne). 

 

Albufeira possuí o maior número de praias com bandeiras azuis de Portugal.

 

As praias são:

Praia de Santa Eulália, Praia dos Salgados, Praia da Galé Oeste, Praia da Galé Este, Praia do Evaristo, Praia do Castelo, Praia da Coelha, Praia de São Rafael, Praia dos Arrifes, Praia do Inatel, Praia dos Aveiros, Praia da Oura, Praia Maria Luísa, Praia dos Olhos D'Água, Praia do Barranco das Belharucas, Praia da Falésia (Açoteias), Praia da Falésia (Alfamar), Praia da Rocha Baixinha Oeste, Praia da Rocha Baixinha Este, Praia Manuel Lourenço, Praia do Peneco, Praia dos Pescadores, Praia do Forte de São João ou "Alemães", Praia da Balaia e Praia da Rocha Baixinha ou dos "Tomates".

Nesta Seção

você é o visitante nº 

  • Wix Facebook page
  • Wix Twitter page
  • Google+ Preto Redonda
  • Facebook Orange Gumdrop
  • YouTube App Icon
  • Instagram App Icon
Praia de Arrifes

Albufeira é uma das regiões mais concorridas do Algarve pela animação e irreverência, Albufeira deve a sua fama às belíssimas praias e aos muitos bares e discotecas.
Vale a pena conhecer melhor esta cidade com casas brancas, praias de areias douradas e muito sol. Fundada pelos Árabes, conserva as ruas estreitas e sinuosas, que o visitante descobre num passeio de dia ou de noite já que a animação não para nunca. 

Brasão de Albufeira
Marina de Albufeira

Marina de Albufeira

Na Marina de Albufeira o visitante além de poder alugar barcos para passeios poderá caminhar pelas belas ruas e praças no seu entorno além de contar com uma grande variedades de cafés por lá.

Pub Solcafé

Pub Solcafé

Como o calor no verão de Albufeira é pra lá dos 30ºC, uma cerveja bem gelada cai muito bem para quem aprecia. O Pub Solcafé proporciona boas opções de cervejas e outras bebidas.

Pub Solcafé

Pub Solcafé

A pizza sempre acompanha a Flávia ou será ao contrario?

Restaurante Aqua Pedra dos Bicos

Restaurante Aqua Pedra dos Bicos

Restaurante Aqua Pedra dos Bicos

Restaurante Aqua Pedra dos Bicos

Restaurante Aqua Pedra dos Bicos

Restaurante Aqua Pedra dos Bicos

Pub Oura

Pub Oura

Lounge Bar Aqua Pedra dos Bicos

Lounge Bar Aqua Pedra dos Bicos

Beach Caffé

Beach Caffé

Localizado a poucos metros do Hotel Aqua Pedra dos Bicos, o Beach Caffé é uma boa opção para curar a "ressaca" da noite anterior. Frente a praia e com grande variedades de sopas e caldos. Foto: Sopa de legumes

Beach Caffé

Beach Caffé

Churrascaria Brasileira

Churrascaria Brasileira

Na Estrada de Santa Eulália existe uma grande variedade de restaurantes brazucas! Sentiu saudade da culinária brasileira este é o ponto em Albufeira.

Os barcos coloridos de pescadores, descansam na areia à espera de mais uma vez ir ao mar. E nos bairros antigos (antigas colônias de pescadores), um bar ou um restaurante espreitam a cada esquina. Aqui podemos saborear o marisco ou o peixe fresquíssimo, simplesmente grelhado ou na cataplana, a especialidade da região. Muito apreciado é também o franguinho assado com ou sem piripiri (foi a pedida quase que diária da Flávia Ghelli), que ganhou fama na Guia, a cerca de sete quilômetros da Cidade Velha.

 

Outro ponto forte da gastronomia de Albufeira são os doces: doces de amêndoa, figo e alfarroba… e ainda a aguardente de medronho ou o licor de amêndoa amarga. Estas delícias têm origem nas aldeias do interior. Se nos afastarmos um pouco do horizonte azul do mar, podemos apreciar o verde que salpica os campos com laranjeiras, amendoeiras ou figueiras. E podemos também descobrir o passado como o Castelo de Paderne com grossas muralhas de taipa características das construções árabes. 

Golfinhos & Grutas

Voltando para a costa devemos visitar ainda a Ermida de Nossa Senhora da Orada, cuja festa acontece em 14 de Agosto e inclui uma grandiosa procissão de barcos. Bem perto, fica a moderna Marina de Albufeira, que acolhe com excelentes infraestruturas todos os que chegam por mar ou buscam aventuras pelas grutas e avistamentos de golfinhos. 

Alugamos uma lancha através da Black Runner (empresa local de passeios marítimos), onde em duas noites anteriores conhecemos seu Capitão, Pedro Camejo, no american bar Wild & Co. O passeio consistiu em avistar os golfinhos que durante o verão algarvio estão presente quase que diariamente nas águas calmas do Atlântico (veja no vídeo). Seguimos mar à dentro e eles apareceram em dezenas! É muito diferente do que ver em um aquário ou zoo a beleza destes animais em seu habitat natural. Seguimos com o Capitão Pedro, Skipper como ele gosta de ser chamado, até as grutas do Algarve, onde podemos nos maravilhar com a beleza da gruta “A Catedral”. A Catedral talvez seja a gruta mais famosa do Algarve, pela sua forma deslumbrante, anos de erosão marinha fizeram deste pequenino paraíso fama internacional. Localizada na Praia de Benagil, a Catedral possui acesso difícil. Para se chegar até lá, o visitante terá que nadar quase 300 metros ou alugar um passeio de barco como fizemos.

 

Dica: Não alugue veleiros, pois eles não conseguem entrar na Catedral.

As Praias de Albufeira

Mas foram as praias que deram a Albufeira renome internacional. E todas são diferentes, cada uma com o seu encanto próprio. A variedade é grande e tem início a oeste na Praia dos Salgados com as suas dunas de areias douradas. Sucedem-se areais emoldurados por rochedos esculpidos pela erosão como a Galé, Castelo, São Rafael ou Arrifes. 

A cidade Velha também tem praias – Pescadores, Túnel, Alemães e Inatel - acessíveis num curto passeio a pé. E a oferta continua na direção leste rivalizando em beleza e animação nas Praias da Oura, Santa Eulália, Maria Luísa e Olhos de Água que tem nascentes de água doce em pleno areal. O limite do concelho é marcado pelo longo areal da Praia da Falésia - quilômetros de praia limitados pela falésia que lhe deu nome que se declina em matizes dourados, acobreados e avermelhados. Uma imagem que ganha mais intensidade à luz do fim da tarde ou Sunset como preferem os mais
jovens e, que permanece na nossa memória para sempre. 

Praia do Castelo

Praia do Castelo

O areal da praia do Castelo, encaixado entre imponentes paredes rochosas, desdobra-se em recantos escondidos e pequenas enseadas.

Praia do Castelo

Praia do Castelo

No extremo leste da praia, uma formação rochosa faz lembrar as torres de um castelo, batizando assim a praia.

Praia do Castelo

Praia do Castelo

Infraestruturas de Apoio: Estacionamento não ordenado. Acesso à praia através de escadas ou de rampa, em madeira, possui restaurantes, WC e vigilância na época balnearia.

Praia dos Arrifes

Praia dos Arrifes

Pequena enseada abrigada por falésias baixas esculpidas, onde são visíveis poços naturais, arcos e inúmeras galerias nas paredes rochosas. Três enormes leixões dominam a linha do horizonte. Por este motivo está praia é chamada localmente por Três Penecos.

Praia dos Arrifes

Praia dos Arrifes

Infraestruturas de Apoio: Estacionamento não ordenado, acesso à praia através de escadas em madeira, restaurante, WC, vigilância na época balnearia. A circulação de carros sobre o topo da falésia encontra-se fortemente condicionada, de modo a minimizar a desestabilização da falésia.

Praia da Coelha

Praia da Coelha

Aninhada entre falésias douradas, a Praia da Coelha é uma pequena praia abrigada de ventos. Situada a cerca de 5 km a oeste de Albufeira, é uma praia bastante concorrida durante o verão.

Praia da Coelha

Praia da Coelha

Infraestruturas de Apoio: Aluguel de toldos/chapéus de Sol e possui Duchas para um belo banho (custo de 1 euro).

Praia do Evaristo

Praia do Evaristo

Praia do Evaristo

Praia do Evaristo

Pequena praia essencialmente rochosa, encaixada entre falésias baixas, que deve o seu nome ao proprietário do apoio de praia. O Acesso à praia faz-se através de escadas ou de rampa, em madeira. Infraestruturas de Apoio: Estacionamento não ordenado, restaurante, WC, vigilância na época balnearia.

Praia da Galé

Praia da Galé

A Praia da Galé fica situada no extremo leste da baía de Armação de Pêra. Nesta praia as formações rochosas características do Barlavento Algarvio emergem das areias, proporcionando pequenas enseadas, recantos e abrigos para os banhistas, sobretudo no troço a nascente, sendo o troço poente mais exposto. Para leste dominam as formações rochosas e surge uma área de pinheiro manso a coroar a falésia alaranjada.

Praia da Galé

Praia da Galé

Infraestruturas de Apoio: Estacionamento, restaurantes, WC e vigilância na época balnearia.

Praia dos Salgados

Praia dos Salgados

A praia surge na continuação do areal da Praia Grande, para nascente da Lagoa dos Salgados, que se forma no terminal da Ribeira de Espiche. Para chegar à praia percorre-se o empreendimento turístico associado ao campo de golfe que se desenvolve marginalmente à lagoa. O espaço próximo à praia permanece em estado natural.

Praia dos Salgados

Praia dos Salgados

O areal é muito extenso e a praia muito tranquila. Atravessando a foz da Ribeira de Espiche, que comunica esporadicamente com o mar, é possível fazer um passeio pelo parque da Praia Grande onde se conhece a flora e fauna dos campos dunares e da Lagoa dos Salgados. Infraestruturas de Apoio: Estacionamento amplo e ordenado, restaurante, WC, vigilância na época balnearia.

Praia da Oura

Praia da Oura

Areal muito extenso rodeado de paisagem diversificada: A Oura a poente predominam os equipamentos turísticos, a Oura nascente a praia vai-se tornando mais deserta e naturalizando até à chamada Pedra dos Bicos, uma formação rochosa muito recortada que define o extremo leste da Oura. O Hotel Aqua Pedra dos Bicos foi batizado com este nome devido a esta formação rochosa.

Praia da Oura

Praia da Oura

Infraestruturas de Apoio: Parque de Estacionamento pago à frente do Hotel, restaurantes, WC e vigilância na época balnearia.

Maria Luisa

Maria Luisa

Amplo areal com cerca de um quilômetro. O acesso para a praia faz-se através do empreendimento turístico Clube Med, que ocupa a envolvente à praia, descendo por um barranco onde corre um riacho, em torno da qual se desenvolve densa vegetação.

Maria Luisa

Maria Luisa

Falésias de cores fortes envolvem a praia. Destaque-se os restos dum enorme “algar” (poço natural) que se formou na região nascente da praia e que faz lembrar uma casa com uma porta em arco, à qual falta uma das paredes e o telhado.

Maria Luisa

Maria Luisa

Infraestruturas de Apoio: Estacionamento, acesso viário e o estacionamento na praia condicionados, restaurante, WC, vigilância na época balnearia.

Praia do Forte de São João

Praia do Forte de São João

Com o oceano a perder de vista, encontra na Praia do Forte de São João da Oura um agradável areal de tom dourado claro que contrasta com a cor avermelhada das falésias que envolvem toda a praia. Com uma área não muito grande, torna-se a praia ideal para passar momentos tranquilos, com a segurança de ter à sua volta bons apoios de praia, tal como um vigia permanentemente. Pode aproveitar para dar simplesmente um passeio ou sentar-se na esplanada e relaxar.

A obra prima da natureza: Praia de São Rafael

São Rafael

São Rafael

São Rafael

São Rafael

São Rafael

São Rafael

São Rafael

São Rafael

São Rafael

São Rafael

São Rafael

São Rafael

São Rafael

São Rafael

São Rafael

São Rafael

São Rafael

São Rafael

São Rafael

São Rafael

São Rafael

São Rafael

São Rafael

São Rafael

São Rafael

São Rafael

Praia de São Rafael

Praia de São Rafael

malaparadois - Dicas de Viagens & Lifestyle em um único site!

Praia de São Rafael

Praia de São Rafael

malaparadois - Dicas de Viagens & Lifestyle em um único site!

Praia de São Rafael

Praia de São Rafael

malaparadois - Dicas de Viagens & Lifestyle em um único site!

Praia de São Rafael

Praia de São Rafael

malaparadois - Dicas de Viagens & Lifestyle em um único site!

Praia de São Rafael

Praia de São Rafael

malaparadois - Dicas de Viagens & Lifestyle em um único site!

Praia de São Rafael

Praia de São Rafael

malaparadois - Dicas de Viagens & Lifestyle em um único site!

Praia de São Rafael

Praia de São Rafael

malaparadois - Dicas de Viagens & Lifestyle em um único site!

Praia de São Rafael

Praia de São Rafael

malaparadois - Dicas de Viagens & Lifestyle em um único site!

A Praia de São Rafael

Praia enquadrada por falésias calcárias de tons avermelhados e por manchas de pinhal e enormes arbustos de aroeira. As águas transparentes permitem a exploração da vida marítima que se esconde nas rochas submersas.
Infraestruturas de Apoio: Estacionamento, restaurante, WC, vigilância na época balnearia, acesso à praia através de escadas ou de rampa, em madeira. 

 

Praia de São Rafael é fabulosa! São Rafael possui areia fina dourada e é cercada por algumas formações rochosas calcárias espetaculares como a Ponte Pequena e os Ninho das Andorinhas. Anos de erosão levaram a estas formações fascinantes e muitos turistas só visitam a praia para dar uma olhada nelas.

Embora pode-se caminhar até a praia do resort nas proximidades, a maioria dos visitantes prefere chegar a ela de carro. Os veículos podem ser estacionados no penhasco, mas apenas um determinado número de carros são permitidos em um dia, para não desestabilizar as falésias.

A região do Algarve de Portugal é conhecido por suas belas praias e paisagístico e litoral. A Praia de São Rafael não decepciona. Sendo a praia a mais cheia no verão algarvio. No entanto, aqueles que procuram baías ou enseadas privadas podem encontrar pequenas áreas isoladas ao redor da praia, que também são protegidos por essas formações rochosas realmente impressionantes.

A praia possui Bandeira Azul e tem várias facilidades, como bons restaurantes, chuveiros públicos, e várias lojas de aluguel de praia, entre outros. A Temperatura da água do mar pode chegar a 25ºC durante o verão, tornando-o ideal para um belo banho de mar.

Uma das vantagens de visitar a praia de São Rafael é o fato de que, depois de um dia de sol quente, pode-se chegar a Old Town, que está apenas 2 quilômetros na direção leste, para desfrutar de bons restaurantes e boates. A vila é famosa por seus bares e cafés e tem uma grande variedade de restaurantes, além de clubes para fornecer entretenimento e diversão!

Além das praias

Albufeira ainda possui uma nightlife agitada. Bares na Avenida Sá Carneiro ou na Cidade Velha (Old Town) são atrações dia e noite. 

 

Recomendamos:

 

Wild & Co. – Avenida Sá Carneiro: American Bar bem estilizado e com um público mais “veterano”. A atendente Luana e o Skipper Pedro estarão lá para fazer as honras da casa.

The Garage Pub Bar - Avenida Sá Carneiro: Publico jovem e bem descolado. Animação até altas horas com shows de dançarinas em estilo "american bar".

Liberto’s Club – Avenida Sá Carneiro: Talvez a mais famosa “casa” da região. Eventos constantes e festas glamorosas acontecem por lá.

Restaurante Beirã – Estrada de Santa Eulália: Quer deliciar-se com a culinária típica portuguesa? Este é o lugar. O casal que administra o local atende seus clientes de forma única e majestosa, sem falar nas delicias como o Bacalhau à Lagareiro banhado no azeite puro de oliva.

Restaurante Casanova – Old Town: Sem nenhuma dúvida o melhor custo benefício da cidade velha. Por ser uma área turística, quase todos os restaurantes da Old Town servem o que seu maior público gosta, isto é, culinária inglesa, holandesa e alemã. Mas o Casanova mantem a tradição portuguesa e serve simplesmente o melhor da culinária típica. Quando estivemos lá nos deliciamos com um almoço de dar inveja e com cervejas geladas (coisa rara na Europa). Conhecemos e fizemos amizade com o garçom Gabriel que nos apresentou a casa e nos contou histórias do Licor de Medronho (realmente dá medo de beber).

Restaurante Borda D'Água - Localizado na Praia da Oura, com acessos pela Quinta Pedra dos Bicos ou pela Avenida Sá Carneio: Excelente local para curtir um belo "Sunset"!

Hotel Aqua Pedra dos Bicos – Localizado na Urbanização Quinta Pedra dos Bicos em Santa Eulália é um excelente hotel 4 estrelas. Toda a equipe do hotel está mais do que preparada para acolher os visitantes. Da recepção à limpeza dos quartos tudo foi maravilhoso. O Hotel possui uma boa área de lazer à beira de uma piscina que vive lotada (é bom acordar cedo para separar um lugar nas disputadíssimas espreguiçadeiras), acesso à praia da Oura e muitas outras afinidades Veja nossa avaliação do hotel.

Wild & Co

Wild & Co

Edi Marques, Luana, Skipper Pedro e Flávia Ghelli

Wild & Co

Wild & Co

The Garage

The Garage

The Garage

The Garage

The Garage

The Garage

Libertos

Libertos

Libertos

Libertos

Beirã

Beirã

Beirã

Beirã

Casanova

Casanova

Casanova

Casanova

Gabriel, amigo e nosso garçom

Casanova

Casanova

Borda D'Água

Borda D'Água

Borda D'Água

Borda D'Água

A Cidade Velha - Old Town

A cidade velha, “Old Town”, com suas ruas ladeadas por restaurantes, bares, cafés e lojas; a animada vida noturna de São João é perfeita para famílias, casais e solteiros de todas as idades e é para muitos o ponto de partida para todas as atrações turísticas pela região.

Na cidade velha, o encanto original mantêm-se, as suas casas caiadas de branco, terraços decorados com arbustos coloridos, ruas pavimentadas para a circulação de pessoas, o trânsito de automóveis é bastante restrito por lá. A magia de percorrer todas as ruelas do centro piscatório, com as lojinhas de roupa, as esplanadas e os bares fervilhando de animação, as feirinhas de rua com as suas encantadoras barraquinhas, o artesanato típico da região e por fim a animação noturna que é conhecida mundialmente, onde todos querem ver e serem vistos. 

Old Town

Old Town

Old Town

Old Town

Old Town

Old Town

Old Town

Old Town

Old Town

Old Town

Old Town

Old Town

Old Town

Old Town

Old Town

Old Town

Old Town

Old Town

Old Town

Old Town

Old Town

Old Town

Old Town

Old Town

Old Town 4.jpg

Old Town 4.jpg

Old Town

Old Town

Old Town

Old Town

Albufeira 2015

Albufeira 2015

Praia de São Rafael malaparadois - Dicas de Viagens & Lifestyle em um único site!

Albufeira 2015 - 4.jpg

Albufeira 2015 - 4.jpg

Albufeira 2015

Albufeira 2015

Praia de Arrifes malaparadois - Dicas de Viagens & Lifestyle em um único site!

Albufeira 2015

Albufeira 2015

Praia de São Rafael malaparadois - Dicas de Viagens & Lifestyle em um único site!

Albufeira 2015

Albufeira 2015

Praia de São Rafael e Arrifes malaparadois - Dicas de Viagens & Lifestyle em um único site!

Albufeira 2015

Albufeira 2015

Urbanização Quinta Pedra dos Bicos malaparadois - Dicas de Viagens & Lifestyle em um único site!

Albufeira 2015

Albufeira 2015

Old Town - Bar Marmota malaparadois - Dicas de Viagens & Lifestyle em um único site!

Albufeira 2015

Albufeira 2015

Praia de Olhos D'Água malaparadois - Dicas de Viagens & Lifestyle em um único site!

Albufeira 2015

Albufeira 2015

Praia de Olhos D'Água malaparadois - Dicas de Viagens & Lifestyle em um único site!

Albufeira 2015

Albufeira 2015

PÔr do Sol na Urbanização Quinta Pedra dos Bicos malaparadois - Dicas de Viagens & Lifestyle em um único site!

Albufeira 2015

Albufeira 2015

Pôr do Sol na Old Town malaparadois - Dicas de Viagens & Lifestyle em um único site!

Albufeira 2015

Albufeira 2015

Old Town malaparadois - Dicas de Viagens & Lifestyle em um único site!

Albufeira 2015

Albufeira 2015

Old Town malaparadois - Dicas de Viagens & Lifestyle em um único site!

Como mencionamos na Revista malaparadois Edição nº 7 – Algarve, dirigir por Albufeira é muito simples e tranquilo. Em 14 dias não pegamos um sequer engarrafamento e as estradas e ruas são muito bem sinalizadas.

 

Acesse também a Revista malaparadois Edição Nº 13 - Albufeira, uma revista só para a maravilha do Algarve!

 

Realmente o Algarve é o melhor destino balneário da Europa e Albufeira é seu ponto mais alto na relação Praia-Diversão.

Visite o Algarve e encante-se com toda a beleza. O visitante só tem que se preocupar com uma única coisa: Vai se apaixonar pela região, assim como nos apaixonamos.

"Às vezes o que falta para alguém viajar é uma boa dica e uma boa história"

 

malaparadois - Dicas de Viagens & Lifestyle em um único site!

Curtam a Fanpage do malaparadois no facebook!